Mau tempo cancela voos no aeroporto da Madeira, Carnaval com chuva em Portugal

Mundo Lusíada com Lusa

O mau tempo na quinta-feira condicionou o movimento no Aeroporto Internacional da Madeira – Cristiano Ronaldo, tendo provocado até ao início da noite o cancelamento de 14 chegadas e 13 partidas, informou a ANA – Aeroportos de Portugal.

Segundo a página da ANA, consultada pela Lusa cerca das 20:00, o último avião a aterrar na Madeira chegou às 11:48.

Além dos cancelamentos nas partidas e nas chegadas, divergiram os voos programados da Ryanair e Wizz Air Hungary oriundos de Lisboa e Katowice (Polônia), respetivamente.

A Capitania do Porto do Funchal prolongou o aviso de mau tempo para a orla costeira da Madeira até as 06:00 desta sexta-feira devido às previsões de vento muito forte, agitação marítima e má visibilidade.

O aviso tem por base as indicações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que colocou o arquipélago sob aviso amarelo para vento, chuva e agitação marítima, agravado para laranja nas zonas montanhosas e na costa sul da ilha da Madeira até sexta-feira.

O Serviço Regional de Proteção Civil emitiu alertas à população e divulgou um conjunto de recomendações preventivas face às previsões meteorológicas adversas previstas para a região com a passagem da depressão Karlotta.

O Serviço Regional de Proteção Civil recomendou, assim, que sejam evitadas as viagens para as zonas mais afetadas “por este tipo de situação meteorológica”.

A Porto Santo Line cancelou hoje as viagens entre as ilhas da Madeira e Porto Santo devido ao mau tempo, no dia em que o navio Lobo Marinho regressa depois de um mês de ausência para manutenção anual.

Face a esta situação meteorológica, a autoridade marítima regional recomenda a toda a comunidade marítima e à população em geral cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras.

Lisboa

Nesta sexta-feira, a região de Lisboa e Vale do Tejo foi a mais afetada pelo mau tempo até ao início da manhã, com 246 ocorrências, num total de 609 intervenções registadas pela proteção civil desde as 00:00 de quinta-feira.

Num balanço feito à Lusa pelas 09:00, Pedro Araújo, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), explicou que, desde o início do estado de alerta especial por causa das condições meteorológicas, foram registadas 609 ocorrências, a maioria quedas de árvores.

À região de Lisboa e Vale do Tejo segue-se a região Norte, com 177 ocorrências.

No total, a ANEPC registou 236 quedas de árvores, em 74 situações foi necessária a limpeza de vias para remover inertes arrastados pela água da chuva e houve 86 inundações, sobretudo vias, caixas de elevadores e caves.

O responsável disse ainda que não foram registadas vítimas nem foi necessário fazer realojamentos.

O responsável alertou ainda para alguma instabilidade prevista para hoje, com a previsão de precipitação que poderá ser localmente forte e agitação marítima igualmente forte.

Onze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo (o terceiro mais grave), devido à previsão de chuva, por vezes forte, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Carnaval

IPMA prevê a partir de hoje e até terça-feira de Carnaval em Portugal continental, chuva, por vezes forte, e temperaturas máximas até aos 18 graus Celsius.

Em comunicado, o IPMA adianta que o estado do tempo será condicionado pela passagem sucessiva de ondulações frontais associadas a depressões que se deslocam no Atlântico em direção à Europa.

Esta situação é caracterizada pela ocorrência de precipitação, por vezes forte, alternada com períodos em que será mais fraca ou mesmo ausente.

Assim, segundo o IPMA, até terça-feira, a chuva deverá ocorrer em todo o território, sendo por vezes forte nas regiões Norte e Centro.

“No entanto, devido ao estabelecimento de um anticiclone entre o arquipélago das Canárias e o golfo de Cadiz, a precipitação no Baixo Alentejo e Algarve no dia 13 [terça-feira] será pouco provável”, é referido na nota.

Segundo o IPMA, a temperatura deverá estar próxima dos valores médios para o mês de fevereiro ou ligeiramente acima.

A temperatura máxima irá variar entre 12 e 18 graus, sendo entre 8 e 12 graus no interior Norte e Centro, e as mínimas entre 0 e 8 graus no interior Norte e Centro e entre 11 e 15 graus no restante território.

No que diz respeito ao vento, irá soprar do quadrante sul, temporariamente do quadrante oeste, sendo mais intenso hoje e sábado, em especial no litoral e terras altas.

De acordo com o Instituto, até ao fim da manhã de domingo prevê-se a ocorrência de aguaceiros de neve nas regiões Norte e Centro, inicialmente nos pontos mais altos da serra da Estrela, descendo gradualmente a cota para 800/1000 metros.

Durante este período, prevê-se igualmente o aumento a agitação marítima na costa, em especial na costa ocidental onde as ondas do quadrante oeste poderão atingir 5 a 5,5 metros de altura.

Por causa do mau tempo que já se tem feito sentir desde quinta-feira no continente, algumas iniciativas previstas para o Carnaval foram canceladas.

Quanto ao arquipélago dos Açores, o estado do tempo será influenciado pela aproximação e passagem de sucessivos sistemas frontais.

Assim, a partir do final do dia de hoje, e estendendo-se ao longo do dia de sábado, a passagem de um sistema frontal associado a uma depressão a noroeste provocará períodos de chuva, passando a aguaceiros, começando pelo Grupo Ocidental (Flores e Corvo), passando depois aos Grupos Central (Pico, Faial, Graciosa, São Jorge e Terceira) e Oriental (São Miguel e Santa Maria).

Está também previsto vento de noroeste moderado a fresco, sendo muito fresco a forte no grupo Oriental.

A partir do final do dia de segunda-feira e na terça-feira, a aproximação e passagem de um novo sistema frontal provocará períodos de chuva, passando a aguaceiros.

As temperaturas máximas vão variar entre os 13 graus de mínima e os 19 graus de máxima.

Já na Madeira, o estado do tempo até terça-feira será condicionado pelo estabelecimento gradual de um anticiclone que se encontra a sudoeste das Canárias e que se vai deslocando para nordeste, após a influência da ondulação frontal associada à depressão Karlotta durante o dia de hoje.

Assim, está prevista chuva, sendo mais provável hoje e sábado, vento de oeste ou noroeste, por vezes forte e com rajadas.

As temperaturas máximas vão variar entre os 18 e os 24 graus, sendo mais baixas nas terras altas.

Tanto na Madeira como nos Açores, mantém-se os programas de Carnaval tal como foram anunciados.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: