Presidente luso aceita nomeação de novos membros do governo incluindo Vice-Primeiro-Ministro

Mundo Lusíada

Pronunciamento do Presidente da República Portuguesa, no Palácio de Belém, 10 de julho de 2013. Foto PEDRO NUNES / LUSA
Pronunciamento do Presidente da República Portuguesa, no Palácio de Belém, 10 de julho de 2013. Foto PEDRO NUNES / LUSA

O Presidente português Aníbal Cavaco Silva recebeu o Primeiro-Ministro e aceitou a proposta de nomeação de novos membros do Governo português.

Em comunicado divulgado em 23 de julho, a presidência aceitou a proposta apresentada para a exoneração de membros do Governo e a nomeação de novos membros.

Foi aceito o pedido de exoneração do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, do Ministro da Economia e do Emprego, Álvaro Santos Pereira, da Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Maria da Assunção Graça, e do Ministro da Solidariedade e da Segurança Social, Luís Pedro Mota Soares.

Foram nomeados como Vice-Primeiro-Ministro, Paulo Sacadura Cabral Portas, como Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Manuel Parente Machete, Ministro da Economia, Mestre António de Magalhães Pires de Lima, Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Eng. Jorge Manuel Lopes Moreira da Silva, Ministra da Agricultura e do Mar, Maria da Assunção de Oliveira Cristas Machado da Graça, e Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Dr. Luís Pedro Russo da Mota Soares.

A posse dos novos membros do Governo português está marcada para quarta-feira, 24 de julho, pelas 17h (horário local), no Palácio de Belém em Lisboa.

Além das dificuldades com a oposição, o governo de Pedro Passos Coelho sofre grande desgaste junto à opinião pública por causa das políticas econômicas de austeridade (com cortes em gastos sociais), do forte desemprego (a terceira maior taxa da Europa) e da recessão (30 meses de diminuição do Produto Interno Bruto).

A principal central sindical do país, Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP), anunciou que vai promover no próximo mês campanha pela demissão do governo e realização de eleições legislativas antecipadas.

LEIA MAIS >> Portugal: Novos ministros tomam posse em Lisboa

LEIA MAIS >> Cavaco Silva decide manter governo “em funções” e avisa que “nunca abdicará” de poder constitucional

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: