Milhares de pessoas pelo Brasil apoiam Bolsonaro, em Lisboa manifestantes concentram-se “contra o ódio”

Brasileiros em Lisboa. Reprodução RTP

Mundo Lusíada
Com agencias

Dezenas de milhares de pessoas saíram à rua neste domingo em 15 estados do Brasil para manifestarem apoio a Jair Bolsonaro, o candidato de direita às eleições presidenciais do próximo domingo.

As manifestações foram convocadas pelo movimento “Vem Pra Rua” e a organização espera que decorram em pelo menos 260 cidades do país. No Rio de Janeiro, cerca de dez mil pessoas marcharam ao longo da praia de Copacabana, com camisetas e bandeiras do Brasil e entoando: “Fora PT (Partido dos Trabalhadores)”.

O sucessor de Michel Temer como 38.º Presidente da República Federativa do Brasil será escolhido no segundo turno das eleições, marcada para o próximo domingo. A escolha recai entre Jair Bolsonaro (Partido Social Liberal – PSL), que venceu a primeira volta, a 07 de outubro, com 46,7% dos votos, e Fernando Haddad (Partido dos Trabalhadores – PT), que obteve 28,37% dos votos.


As manifestações de apoio a Bolsonaro decorrem um dia depois de centenas de simpatizantes de Fernando Haddad, na sua maioria mulheres, terem saído à rua, em cerca de 30 cidades brasileiras, em protesto contra Bolsonaro, por antigas declarações machistas, racistas e homofóbicas.

Durante a tarde do dia 21, algumas dezenas de pessoas concentraram-se na praça Luis de Camões, em Lisboa, numa manifestação “contra o ódio, pela democracia no Brasil”. Este protesto foi o segundo na praça Luis de Camões durante a campanha eleitoral para as eleições presidenciais brasileiras.

Os organizadores leram vários textos contra “o ódio no Brasil” e os manifestantes muniram-se de vários cartazes onde se lia “democracia sempre, fascismo nunca mais”. “Hoje são vocês, amanhã somos nós” lia-se um cartaz com as cores de Portugal.

A vereadora brasileira Marielle Franco, ativista e defensora dos direitos humanos, morta há seis meses no Rio de Janeiro, foi uma das “vítimas” lembradas.

O antigo dirigente do Bloco de Esquerda Francisco Louçã foi um dos participantes na concentração e disse à Lusa que o seu objetivo de se juntar à iniciativa foi “lutar pela defesa intransigente da liberdade” e chamar a atenção para “o discurso de ódio que alimenta o ódio que Bolsonaro representa”.

“Há dias que não podemos ficar calados. E se Bolsonaro que é um homem que detesta as mulheres, despreza os pobres que promove a ideia do assassinato como forma de ação política e, portanto, pisa a democracia e se apresenta nas eleições, creio que é preciso defendermos os democratas e a liberdade no Brasil”, comentou.

Brasileiros e estrangeiros se reuniram também em Nova York (EUA), Viena (Áustria), Milão (Itália), Londres (Reino Unido), Paris (França), Berlim (Alemanha), Barcelona (Espanha), além de Porto e Coimbra, em Portugal.

No primeiro turno das eleições, porém, o candidato Bolsonaro foi o mais votado entre os brasileiros no estrangeiro. De acordo com a sondagem Datafolha mais recente, divulgada na quinta-feira, Bolsonaro reúne 59% das intenções de voto, contra 41% de Haddad neste segundo turno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também