Greve: Paralisação dos serviços confronta com promessas feitas pelo SECP, há um ano

O secretário José Cesário (E) em visita a São Paulo, acompanhado pelo cônsul-geral e cônsul adjunto, Abril 2024. Foto Mundo Lusíada

Por Odair Sene

Na oportunidade, o Secretário reconheceu as necessidades de melhorias nos serviços diplomáticos, necessidades de apoios às instituições e órgãos da diáspora, e defendeu mudanças nos serviços consulares, prometendo melhorias dentro de três ou quatro meses, “entre setembro e outubro” – de 2024 – afirmando que “as coisas irão funcionar completamente diferentes”.

“Primeira mudança vai ser nos equipamentos, já chegaram os novos equipamentos aqui [em São Paulo], já demos essa determinação, funcionários terão computadores novos e isso vai influenciar o seu rendimento, a sua prestação, o modo como servimos os nossos utentes. Depois, há um conjunto de aspectos que vai mudando, o Consulado vai conseguir atender mais gente, estamos a trabalhar numa reprogramação do agendamento, alteração das regras de agendamento, tempos de atendimentos mais ponderados, o Consulado vai atender mais gente dentro do Consulado, e sobretudo vamos duplicar as Permanências Consulares, isso vai nos permitir ter nossos funcionários junto das comunidades, quer as mais periféricas, quer algumas relativamente próximas de São Paulo, e estar nessas comunidades a fazer o trabalho consular”, referiu ele.

Na ocasião também, Cesário disse que as solicitações consulares, que acabam todas no mesmo sistema em Lisboa: acabaria. “Os consulados neste momento já sabem que não vão ficar exclusivamente dependentes do agendamento em Lisboa. Essa gestão já vai ser feita a nível local, por exemplo, todo atendimento nas Permanências Consulares é feito à parte deste sistema, completamente à parte, são agendamentos locais. E o próprio consulado já tem uma margem de atendimento local e essa margem vai aumentar muito”.

Questão salarial

Também nesta altura, questionado sobre a defasagem salarial, os inúmeros problemas causados aos funcionários e suas famílias, o SECP falou sobre “a solução dos salários dos funcionários consulares no Brasil”, que se arrasta desde 2013.

Cesário lembrou que, em dezembro passado [2023], o governo publicou portaria que procede à alteração dos valores da remuneração base dos trabalhadores dos Serviços Periféricos Externos no Brasil, com uma valorização de 49%, de modo a compensar a depreciação do Real, informação contestada com veemência por funcionários que seguem (agora com apoio sindical) solicitando a devida reparação, pagamento pelo câmbio atual, etc. O problema, não resolvido, acabou por culminar na paralisação que agora está em curso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também