Da Redação
Com o tema “Diversidade Cultural e Liberdade de Expressão”, a edição 2015 do Fórum das Letras de Ouro Preto acontece entre os dias 4 e 8 de novembro. Serão cinco dias, cerca de 40 sessões, entre debates, workshops e intervenções artísticas, com a participação de mais de 80 autores de nacionalidades diversas, além de uma homenagem e exposição em memória do renomado escritor brasileiro Graciliano Ramos.
O encontro literário tornou-se referência em todo o Brasil por seu caráter inclusivo, democrático e de fomento à leitura. O evento, inteiramente gratuito, é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e conta, mais uma vez, com o apoio da Embaixada de Portugal e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua no Brasil.
Contribuindo para a aproximação entre autores e leitores, a compreensão da diversidade cultural, o respeito às individualidades e os debates sobre a produção artística e literária, destaca-se a presença do escritor português José Luís Peixoto, além de nomes como Ana Elisa Ribeiro, Betty Mindlin, Carlito Azevedo, Cecília Boal, Christian Dunker, Conceição Evaristo, Cremilda Medina, Fabio Weintraub, Felipe Pena, Geraldo Carneiro, Heliete Vaitsman, Jards Macalé, João Batista Melo, Jorge Mautner, Juremir Machado, Laerte Coutinho, Luize Valente, Marcelino Freire, Miriam Leitão, Pedro Vasquez, Roger Mello, Sérgio Abranches e Vladimir Safatle, entre outros nomes de peso. Completam esta seleção, os convidados internacionais John Dinges (EUA) e Lopito Feijóo (Angola).
O escritor português José Luis Peixoto participará no dia 05 de novembro, às 19h, na sessão cujo o tema é “O que significa escrever na língua de Camões e Fernando Pessoa?” e que contará com a participação do escritor e cineasta brasileiro João Batista Melo, do escritor Pedro Vazques e da escritora Maria Esther Maciel, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Vale ressaltar, segundo a realização do Fórum 2015, a inauguração da primeira casa de refúgio para escritores da América Latina, conforme anúncio feito na edição de 2014, quando os representantes do International Cities of Refuge Network (Icorn) e da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) assinaram uma carta de intenção. Na ocasião, estará presente o primeiro autor a ser abrigado pela instituição, contribuindo assim para a liberdade de expressão daqueles que sofrem com censuras e perseguições de regimes totalitários em seus países de origem, iniciativa que ganha ainda mais corpo em tempos atuais.
O debate inaugural do Fórum das Letras de Ouro Preto fará uma homenagem a um cânone da literatura nacional, Graciliano Ramos, cuja obra é marcada por alta complexidade social, política e psicológica. Dessa forma, a mesa Graciliano Ramos e a liberdade de expressão contará com a presença do escritor Ricardo Ramos e da ensaísta Elizabeth Ramos, netos do autor, além de Audálio Dantas, autor de A infância de Graciliano Ramos, e Wander Melo Miranda, autor de diversos estudos e livros sobre o alagoano.
JOSÉ LUIS PEIXOTO
José Luís Peixoto nasceu a 4 de Setembro de 1974 em Galveias, Ponte de Sor. É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (Inglês e Alemão) pela Universidade Nova de Lisboa. A sua obra ficcional e poética figura em dezenas de antologias traduzidas num vasto número de idiomas e estudada em diversas universidades nacionais e estrangeiras. Em 2001, recebeu o Prémio Literário José Saramago com o romance Nenhum Olhar, que foi incluído na lista do Financial Times dos melhores livros publicados em Inglaterra no ano de 2007, tendo também sido incluído no programa Discover Great New Writers das livrarias norte-americanas Barnes & Noble. Foi atribuído ao seu livro A Criança em Ruínaso Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores para o melhor livro de poesia. O seu romance Cemitério de Pianos recebeu o Prémio Cálamo Otra Mirada, destinado ao melhor romance estrangeiro publicado em Espanha em 2007, tendo sido finalista do prémio Portugal Telecom (Brasil) e do International Impac Dublin Literary Award (Irlanda). Em 2008, recebeu o Prémio de Poesia Daniel Faria com o livro Gaveta de Papéis. Em 2010, o seu romance Livro venceu o prémio Libro d’Europa, em Itália, e foi finalista do prémio Femina, em França. Em 2012, publicou Dentro do Segredo, Uma Viagem na Coreia do Norte, a sua primeira incursão na literatura de viagens. Os seus romances estão traduzidos em vinte idiomas.
SERVIÇO:
Fórum das Letras de Ouro Preto
Data: 4 a 8 de novembro
Local: Ouro Preto (consultar a grade de programação)
Gratuito
www.forumdasletras.ufop.br