61ª Edição da Feira do Livro de Porto Alegre traz escritores portugueses

Da Redação

Flip_escritorAlmeidaFariaCom o apoio da Embaixada de Portugal e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua no Brasil, a 61ª Edição da Feira do Livro de Porto Alegre contará com a presença do renomado escritor português Almeida Faria, que participa no dia 05 de novembro, às 18h, em uma “troca de ideias” com o escritor gaúcho Luis Antonio de Assis Brasil e às 20h, participa na sessão de autógrafos do livro “A Paixão”, na Praça de Autógrafos. Em 2014, o escritor foi destaque na FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty (Rio de Janeiro). No dia 13 de novembro, é a vez do escritor José Luis Peixoto, que apresentará o seu mais recente livro “Galveias”.

A primeira edição da Feira do Livro de Porto Alegre ocorreu em 1955 idealizada pelo jornalista Say Marques, diretor-secretário do extinto Diário de Notícias de Porto Alegre. Inspirado por uma feira que visitara no Rio de Janeiro, Marques convenceu livreiros e editores locais a participarem do evento. A ele juntaram-se importantes profissionais do mundo editorial brasileiro como Mário de Almeida Lima e Maurício Rosenblatt.

Realizada de forma ininterrupta há 60 anos, a Feira do Livro de Porto Alegre é hoje um dos maiores eventos culturais do Sul do Brasil. Oferece obras de todos os gêneros e também promove centenas de atividades gratuitas para públicos de todas as faixas etárias por meio da programação cultural, envolvendo escritores, ilustradores, mediadores da leitura e contadores de histórias, entre outros convidados de âmbito nacional e internacional.

O apoio da Embaixada e do Camões I.P. já garantiu, em edições anteriores, a presença ilustre de escritores portugueses como Valter Hugo Mãe (2012), Francisco José Viegas (2013), Nuno Carmaneiro (2014) e Gonçalo M. Tavares (2014).

Almeida Faria
Almeida Faria nasceu em 1943, no Alentejo, Portugal. Aos dezenove anos publicou seu primeiro e premiado romance, Rumor branco. Além de romancista, é autor de ensaios, contos e teatro. A paixão (1965) é o primeiro volume da Tetralogia Lusitana, composta também por Cortes, Lusitânia e Cavaleiro andante. Recentemente lançou O murmúrio do mundo (2012), relato de viagem à Índia. Seus romances receberam diversos prêmios e foram traduzidos para vários idiomas. Ao conjunto de sua obra foi atribuído o prêmio Vergílio Ferreira da Universidade de Évora e o prêmio Universidade de Coimbra.

José Luis Peixoto
Nasceu em 1974, em Galveias, Portugal. Estudou línguas e literaturas modernas na Universidade Nova de Lisboa. É autor de romances, contos, poemas e peças de teatro, e seus livros já foram traduzidos para cerca de vinte idiomas. Recebeu o prêmio José Saramago em 2001 pelo romance Nenhum olhar e o prêmio Salerno Libro d’Europa em 2013 por Livro. Este último foi publicado pela Companhia das Letras em 2012, assim como Dentro do segredo: Uma viagem pela Coreia do Norte, em 2014.

A 61ª Edição da Feira do Livro de Porto Alegre contará com a presença de diversos escritores entre 30 de outubro a 15 de Novembro na capital gaúcha. Para maiores informações e programação completa acesse o site oficial da Feira: http://www.feiradolivro-poa.com.br/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Os discursos dos partidos na solenidade do 25 de Abril

Na sessão solene comemorativa no parlamento do 51.º aniversário do 25 de Abril de 1974 e do 50.º aniversário da eleição da Assembleia Constituinte, o presidente da República e presidente do Parlamento fizeram seus discursos, seguidos dos líderes partidários. As

Leia mais »