Portugal registra primeira morte de infectado com coronavírus

Da Redação
Com Lusa

Nesta segunda-feira, Portugal registrou a primeira morte de uma pessoa infectada com o novo coronavírus, anunciou a ministra da Saúde, Marta Temido.

Trata-se de um homem de 80 anos, que tinha “várias patologias associadas” e estava internado há vários dias, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, disse a ministra, que transmitiu as condolências à família e amigos.

O anúncio foi feito numa conferência de imprensa em Lisboa, no Ministério da Saúde, na presença também da diretora geral da Saúde, Graça Freitas.

Marta Temido disse que era um momento de “pesar e de reflexão”, pelo que a conferência de imprensa seria muito curta.

A ministra agradeceu aos profissionais de saúde do Hospital de Santa Maria no apoio ao doente e agradeceu também a todos os profissionais de saúde “pelo enorme esforço diário” para garantir que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) continua a funcionar.

Em Portugal, 331 pessoas foram infectadas até agora com o vírus da pandemia Covid-19, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde.

O coronavírus responsável pela pandemia da Covid-19 infectou cerca de 170 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 6.500 morreram.

Das pessoas infectadas, mais de 75 mil recuperaram da doença.

O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se por mais de 140 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Depois da China, que registra a maioria dos casos, a Europa tornou-se o epicentro da pandemia, com mais de 55 mil infetados e pelo menos 2.335 mortos. A Espanha com 297 mortos (8.794 casos) e a França com 127 mortos (5.423 casos) são os países mais afetados na Europa.

Face ao avanço da pandemia, vários países adotaram medidas excepcionais, incluindo o regime de quarentena e o encerramento de fronteiras.

Itália, o país da Europa com mais casos de infeção, registrou até hoje 2.158 mortos, com as 349 novas mortes ocorridas nas últimas 24 horas, anunciou o presidente da Proteção Civil, Angelo Borrelli.

Do total de mortes, cerca de dois terços, 1.420, registraram-se na Lombardia (norte), região de que Milão é a capital.

A propagação do vírus na Itália não deu ainda sinais de abrandamento, com as autoridades de saúde a registrarem 2.470 novos casos positivos desde domingo.

A região de Turim, Piemonte, registra há dois dias um aumento significativo de casos, alcançando um total de 111 mortos e 1.516 casos positivos.

Itália registra um total de 23.073 pessoas infectadas, o segundo maior número de casos depois da China, onde surgiu o surto de Covid-19 em dezembro.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: