Dois ministros brasileiros testam positivo para o novo coronavírus

[ Atualizado às 16h ]

Da Redação
Com EBC

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo Bolsonaro, general Augusto Heleno, informou neste dia 18 que o resultado do seu segundo exame para detectar coronavírus deu positivo. Nesta tarde, o presidente Jair Bolsonaro confirmou que o ministro de Minas e Energia, Bento Alburqueque, também testou positivo para o exame de detecção do novo coronavírus.

O teste do general Augusto Heleno foi realizado pelo Hospital das Forças Armadas, em Brasília e, de acordo com o GSI, será feita uma contraprova pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“Estou sem febre e não apresento qualquer dos sintomas relacionados ao Covid-19. Estou isolado, em casa, e não atenderei telefonemas”, escreveu Heleno em rede social.

O ministro do GSI tem 72 anos e, por causa da idade, está dentro do grupo de risco da doença. Os idosos e pacientes de doenças crônicas fazem parte do grupo que mais causa preocupação com a pandemia de Covid-19. A baixa imunidade os deixa mais vulneráveis à ação do coronavírus e a complicações decorrentes dele.

O segundo ministro diagnosticado com Covid-19, Bento Albuquerque, de 61 anos, também está dentro do grupo de risco da doença.

“Por que estamos usando máscaras agora? Além do general Heleno, também tivemos positivo o teste do ministro das Minas e Energia, o almirante Bento. Então, obviamente, o cuidado tem que ser redobrado”, disse o presidente Bolsonaro, ao lado de oito ministros, em coletiva de imprensa para tratar das ações contra a pandemia do Covid-19, no Palácio do Planalto.

Os dois ministros integraram a comitiva do presidente Jair Bolsonaro que viajou aos Estados Unidos no início do mês. Bolsonaro, familiares e auxiliares que o acompanharam passaram a ser monitorados depois da confirmação de que o secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten, foi diagnosticado com o vírus.

Ao menos 16 pessoas da comitiva já testaram positivo para Covid-19.

Já o exame do ministro da Defesa, também testado pela segunda vez, deu negativo. Assim como o do presidente Jair Bolsonaro, que deve repetir o exame.

De acordo com a última atualização do Ministério da Saúde, o Brasil tem 291 casos confirmados da doença e 8.819 em investigação, mas de acordo com informações das secretárias de Saúde, o país já tem 393 casos confirmados. Ao todo, três pessoas morreram em São Paulo.

Entre as medidas anunciadas pelo governo para reduzir o impacto da epidemia, com intuito de proteger os trabalhadores informais, as pessoas sem assistência social e a população que desistiu de procurar emprego, o governo distribuirá vouchers (cupons) por três meses.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: