Neve fecha estrada que atravessa maciço central da Serra da Estrela

A estrada de acesso ao maciço central da Serra da Estrela está encerrada ao trânsito desde as 04:00 de hoje devido à queda de neve, disse a Proteção Civil.

“Não se circula desde as 04:00 entre Piornos, a Torre e a Lagoa Comprida, na Estrada Nacional 338, que atravessa o maciço central, por causa da neve, que continua a cair com alguma intensidade”, disse à agência Lusa fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela.

Os meios do Centro de Limpeza de Neve da Infraestruturas de Portugal (IP) estão no terreno, mas ainda não há previsão para a reabertura da estrada de acesso ao ponto mais alto do continente.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo gradualmente a cota para 1.400 metros.

Aviso amarelo

Vários distritos de Portugal continental vão estar hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte e queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Aveiro, Porto e Braga estão sob aviso amarelo por causa da chuva até às 09:00 e Viseu, Évora, Faro, Vila Real, Beja, Castelo Branco e Portalegre até às 12:00 de hoje.

O IPMA colocou também sob aviso amarelo até às 00:00 de quarta-feira os distritos de Castelo Branco e da Guarda por causa da queda de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela, baixando a cota para os 1.600 metros de altitude a partir da manhã.

Face à previsão de agitação marítima, o Instituto colocou os distritos de Setúbal, Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga em aviso amarelo, entre as 00:00 e as 06:00 de quarta-feira e entre as 15:00 de quinta-feira e as 06:00 de sexta-feira.

Estão previstas ondas de noroeste com 04 a 05 metros, segundo o IPMA.

Também devido ao estado do mar, o IPMA emitiu aviso amarelo para as costas sul e norte da Madeira e Porto Santo entre as 09:00 e as 21:00 de hoje.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também