Por Odair Sene
No dia 8 de dezembro a Comunidade Gebelinense de São Paulo, entidade luso brasileira presidida pelo advogado Dr. Franhklin Antero de Sá Pereira, realizou um dos principais eventos do ano, quando comemorou 32 anos de fundação. A atração deste almoço foi o folclore português do G.F. Lusitano de São Paulo.
História – A Comunidade Gebelinense foi formada por pessoas oriundas da aldeia de Gebelim localizada no Conselho de Alfândega da Fé, Distrito de Bragança e Província de Trás-os-Montes, Portugal.
A idéia surgiu a partir de reuniões entre os senhores: Avelino Augusto Teixeira, Alcino Augusto Loureiro, depois também Fernando Dias, Armando Amaral, Antonio Loureiro e seus famílias. Depois vieram João Pinto e José Ignácio Teixeira.
Foi então que se resolveu fazer o primeiro grande encontro, ou seja, uma festa no segundo domingo de setembro de 1989 no Club Benfica da Vila Guilherme, cedido gratuitamente por sua diretoria. Para surpresa de todos, o movimento evoluiu sendo realizadas novas festas em 1990 e 1991 nos salões da Igreja Candelária, com sucesso absoluto, culminando esta fase com uma monumental festa em 1992 nas dependências da Associação Portuguesa de Desportos, cedidas graciosamente por sua diretoria e o então presidente Arnaldo Faria de Sá. Uma característica de todas as festas é que todas eram iniciadas sempre com Missa em Louvor a São Bernardino de Sena, padroeiro de Gebelim.
No dia 13 do mês de dezembro de 1992, reunidos na Rua Antonio de Barros, 1103 – 3º andar – Tatuapé – São Paulo foi fundada a Comunidade Gebelinense de São Paulo e nomeada sua primeira diretoria executiva para o biênio 93/94.
Atualmente os Gebelinenses ostentam uma grande sede própria e recebem nos seus eventos, 400/500 pessoas sempre com a receptividade e fidalguia da boa casa portuguesa, com fartura na mesa e o folclore lusitano no palco. A entidade localiza-se à Estrada Velha São Paulo – Bragança, 50 A, Serra da Cantareira, Mairiporã.
Veja mais da comunidade em: @comunidade_gebelinense