Destaques da Semana: Taça da Liga

Destaques da semana

Por Emídio Tavares

 

Taça da Liga

FPF veta liberação do áudio do VAR na Final Four Da Taça Da Liga

Embora a Liga tenha criado todas as condições logísticas para que os áudios e vídeos do VAR fossem liberados ao público na Final Four da Taça da Liga, com endosso da UEFA e da FIFA, a Federação Portuguesa de Futebol vetou essa liberação, alegando não ser o momento adequado e preferindo primeiro testá-la nos jogos da 2ª Liga e da Liga Feminina deste final de semana.

SEMIFINAL

BRAGA 1×0 SPORTING, a velha máxima valeu: quem não faz, toma

Numa partida com domínio absurdo do Sporting na primeira etapa, onde os leões chegaram a perder inúmeros gols, inclusive mandando 3 bolas na trave (2 por Nuno Santos e 1 por Pote), o time de Alvalade manteve o domínio e as chances perdidas na etapa complementar até os 20 minutos quando, num lance de contra-ataque o Braga, que acabara de colocar em campo Abel Ruiz, abriu o marcador num cruzamento perfeito de Zalazar na cabeça de Abel. Daí para frente Ruben Amorin renunciou ao meio de campo, colocando inúmeros atacantes, mas sem sucesso. Eliminação sofrida, mas merecida pela incompetência ofensiva dos leões.

BENFICA 1×1 ESTORIL – (5×6 nos pênaltis):  time praiano derruba outro grande

Numa partida onde o domínio foi amplo e total do Benfica, o Estoril conseguiu a proeza de sair na frente com Rafik aos 15 minutos e segurar essa vantagem até a etapa final quando Otamendi empatou aos 13 minutos. Ainda assim, mesmo com o massacre encarnado, o time praiano manteve o ferrolho defensivo segurando o ataque adversário, com defesas milagrosas de Dani Figueira, que garantiram a decisão por penalidades. E aí o algoz foi Marcos Leonardo desperdiçando uma cobrança que custou a eliminação do Benfica e a passagem do Estoril à final contra o Braga.

FINAL

BRAGA 1×1 ESTORIL – (5×4 nos pênaltis): Braga Conquista Sua 3ª Taça Da Liga

O Sporting de Braga conquistou pela terceira vez a Taça da Liga de futebol, ao derrotar o Estoril Praia por 5×4, nas cobranças de pênaltis, após o 1×1 no tempo regulamentar da final da 17.ª edição, em Leiria. Cassiano marcou para o Estoril logo aos seis minutos, na conversão de um pênalti e Ricardo Horta empatou aos 20 minutos ainda no primeiro tempo. Nos pênaltis, Tiago Araújo desperdiçou a quinta e última cobrança para o Estoril, depois de o Braga ter marcado todas com sucesso. Na quinta final disputada na competição, o Sporting de Braga ergueu o troféu pela terceira vez (já havia conquistado em 2012/2013 e 2019/2020), diante do ‘estreante’ Estoril Praia, que nunca tinha chegado à ‘final four’ da Taça da Liga.

LIGA PORTUGUESA DE FUTEBOL 2023/2024

A 19ª começou apenas nesse domingo com os seguintes confrontos:

Domingo (28/01)

Moreirense 1×0 Famalicão (15:30h)

Boavista 1×4 Portimonense (15:30h)

Farense 1×3 Porto (18:00h)

Gil Vicente 1×0 V. Guimarães (20:30h)

Arouca 5×0 Vizela (20:30h)

Segunda-feira (29/01)

  1. Amadora x Benfica (18:45h)

Sporting x Casa Pia (20:45h)

A jornada só termina na quarta-feira (31/01), com o Rio Ave recebendo o Estoril às 18:45h e o Braga recebendo o Chaves às 20:45h.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sporting

No último final de semana o futsal do Sporting bateu o Benfica por 4×2, conquistando a Taça da Liga.

O Sporting lançou essa semana uma coleção com blusão preto e com tons dourados em homenagem a Ayrton Senna, que conquistou sua primeira vitória na Fórmula 1 em 21 de abril de 1985, no Autódromo do Estoril, pilotando uma Lotus, com essas cores.

Benfica

Ajudada pela vitória do Barcelona frente ao Eintracht Frankfurt por 2×0, a equipe feminina do Benfica conseguiu classificação histórica, inédita e antecipada (ainda joga seu último jogo pela fase de grupos na próxima quarta-feira, dia 31, no Seixal frente ao Barcelona) para as quartas-de-final da Liga dos Campeões feminina, após empatar por 2 gols com o Rosengard, além de ter arrecadado perto de um milhão de euros na disputa até esse jogo.

Lucas Verissimo, que iria ser negociado com o Corinthians por 8 milhões de euros com aval bancário, na última hora mudou de ideia e resolveu assinar pelo AlDuhail do Catar, que pagará 9 milhões de euros ao Benfica. A justificativa para a mudança, além dos valores financeiros muito superiores ao que receberia no Corinthians, foi a alegação do atleta de não ter recebido do time paulista um centavo de salário nos meses em que esteve emprestado.

  1. Guimarães

Nelson Oliveira (32 anos), ex-atacante da seleção portuguesa e do Benfica, acaba de assinar contrato por 1,5 temporada com o V. Guimarães, após acertar sua saída do Konyaspor da Turquia.

Seleção Portuguesa

A Federação Portuguesa de Futebol anunciou na segunda-feira (22/01) que, após 10 anos, Portugal voltará a jogar no Estádio Nacional do Jamor, a 8 de junho frente a Croácia (último jogo contra a Croácia em 2016, vitória na prorrogação com um gol de Quaresma, na épica campanha da conquista da Euro). O último jogo da seleção no Jamor foi num empate contra a Grécia. Além desse jogo e dos amistosos frente a Suécia no próximo dia 21 em Guimarães, e dia 26 fora contra a Eslovênia, Portugal ainda fará mais 2 jogos antes da estreia na Euro 2024 da Alemanha, onde está inserido no grupo com República Tcheca, Turquia e o vencedor do play-off entre Georgia, Grécia, Cazaquistão e Luxemburgo. Aliás a Federação Portuguesa, no ensejo do anúncio do amistoso no Jamor, lançou um concurso para escolher o melhor projeto de reabilitação do Estádio Nacional, com assessoria técnica da Ordem dos Arquitetos, e premiação de 1 milhão de euros.

 

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: