Emoção e memória: “Refazendo História Vol.II” traz de volta a voz de Roberto Leal

Da Redação

A partida de Roberto Leal, o maior ícone da música portuguesa no Brasil, em 2019, deixou um vazio imenso nos fãs de seu trabalho, mas o seu legado, construído ao longo de 55 anos de carreira, continua vivo. O produtor musical, cantor e filho mais velho do artista luso, Rodrigo Leal, acaba de anunciar o lançamento do disco “Refazendo História Vol.II” pela Vidisco.

O álbum conta com as vozes do cantor extraídas de álbuns originais das décadas 70, 80 e 90, com arranjos novos gravados em Portugal. Roberto já havia iniciado a renovação das suas primeiras músicas, criando o “Refazendo História Vol I”. Na época os volumes dois e três já estavam previstos, mas infelizmente faleceu antes de concluir esses projetos. Rodrigo, que sabia desse projeto, deu seguimento e trabalhou para os próximos volumes surgirem.

“Este projeto é uma homenagem ao meu pai, um artista que marcou a vida de muitas pessoas. Sentir a voz dele ecoando novamente pelos meus ouvidos, em novas roupagens, é algo emocionante. É como se ele estivesse aqui, ao meu lado, participando de cada detalhe deste trabalho. A música do meu pai transcende gerações e, com esse disco, queremos celebrar o seu legado”, declarou o produtor.

Com 37 anos de carreira, Rodrigo Leal é músico multi-instrumentista, diretor artístico e produtor musical. Vivenciou incontáveis momentos ao lado do pai desde criança, seja nos palcos como músico – onde estiveram juntos mais de 3.800 vezes – ou nos estúdios como arranjador e produtor, além de companheiro de viagens e amigo.

Roberto Leal iniciou sua carreira em 1971 e, em sua trajetória, superou a marca de 25 milhões de discos vendidos, conquistando o título de rei da música popular em Portugal e o de maior expoente da música portuguesa em terras brasileiras, assim como em inúmeras comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.

Grandes nomes estarão no projeto “Vira do Avesso”, para mais breve

Numa recente entrevista ao Mundo Lusíada, Rodrigo disse que o projeto “Refazendo História” é como “remexer na história do pai”, com uma reconstrução total, com participações especiais como Zeca Afonso, Vitorino, Fausto, músicos que tocam a música portuguesa de raiz.

Porém outros projetos serão novidade mais à frente. “Depois teremos outro projeto grande que é o ‘Vira do Avesso’ onde estamos colocando um grupo de artistas inusitados que as pessoas nem imaginavam que poderiam recriar obras do pai”, disse citando nomes como Mariza, Xutos e Pontapés, Rui Veloso, António Zambujo, Dulce Pontes, Pedro Abrunhosa, “são mais de vinte artistas portugueses e outros brasileiros como o Gustavo Lima, Gabriel Pensador, Luan Santana, todo mundo cantando no seu estilo, da sua maneira, as canções do Roberto Leal, este vai ser um projeto maravilhoso”, revelou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também