Web Summit Lisboa: Missão da ApexBrasil leva 185 empresas inovadoras à maior conferência de TI do mundo

A maior delegação já organizada pela agência brasileira para o evento selecionou empresas inovadoras, com diversidade regional e de gênero. A intensa programação do Pavilhão Brasil incluirá o lançamento da Plataforma Brasil Exportação.

 

Da Redação

Entre os dias 12 e 17 de novembro, Lisboa é o destino de 85 startups e 100 empresas brasileiras como parte da Missão de Internacionalização da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) ao Web Summit Lisboa 2023. Na maior conferência de tecnologia do mundo, que contará com mais de mil investidores e delegações de 160 países, as empresas brasileiras poderão identificar parcerias, atrair investimentos e encontrar oportunidades para expandir suas ações para o mercado europeu.

A agenda da Missão contempla ações de negócios e de imersão no ecossistema de inovação de Portugal e a participação no Web Summit 2023 com o Pavilhão Brasil, organizado pela ApexBrasil, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a Embaixada do Brasil em Lisboa, em parceria com o SEBRAE e o SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados), que já anunciaram a Casa Brasil em Lisboa. Além disso, no dia 14 de novembro, o espaço brasileiro na feira será palco para o lançamento da Plataforma Brasil Exportação, idealizada para simplificar e democratizar o acesso às exportações.

“Nossa missão ao Web Summit é fundamental para consolidar a presença global do Brasil como país inovador. Somos hoje referência de inovação na América Latina, com mais de 12 mil startups operando no país, com soluções tecnológicas escaláveis em diversos segmentos de mercado que despertam interesse do mundo inteiro. Este ano, com orgulho, estamos levando um número sem precedentes de empresas brasileiras para atrair investimentos e promover sua internacionalização”, afirmou o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.

Além das 185 empresas diretamente apoiadas pela ApexBrasil, outras delegações compostas por mais de 500 empreendedores brasileiros devem se reunir no Pavilhão do Brasil durante o Web Summit Lisboa 2023. As iniciativas organizadas pela ApexBrasil contam com a colaboração de mais de 30 instituições que apoiam a inovação brasileira.

A delegação brasileira da Missão de Internacionalização ao Web Summit Lisboa 2023 é formada por empresas dos mais diferentes setores econômicos e envolve fintechs, agritechs, healthtechs, iniciativas voltadas para a biotecnologia, tecnologia da informação, dados, entre outras. As empresas foram selecionadas segundo critérios de inovação, oferta de soluções escaláveis, com potencial de abertura de operação em Portugal ou na Europa. Além disso, a ApexBrasil procurou incentivar a diversidade e a inclusão, reservando vagas prioritárias para empresas do Norte e Nordeste do Brasil, bem como para empresas lideradas por mulheres.

Lançamento da plataforma Brasil Exportação
A plataforma Brasil Exportação, ferramenta digital desenvolvida em parceria por diferentes instituições ligadas ao comércio exterior, vai ser lançada durante o Web Summit Portugal. A plataforma foi idealizada para simplificar e democratizar o acesso às exportações e revolucionará a forma como os exportadores brasileiros atuam ao conectar, de forma rápida e fácil, empresas a prestadores de serviço de apoio ao comércio exterior.

A cerimônia no Pavilhão do Brasil dentro do Web Summit, conta com o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana; o presidente do Sebrae nacional, Décio Lima; o Presidente do Serpro, Alexandre Gonçalves de Amorim; o Secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do MRE, Embaixador Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto; e o Embaixador do Brasil em Lisboa, Raimundo Carreiro Silva.

A plataforma permite aos empresários encontrarem serviços diversos em um só local. A iniciativa é resultado de uma cooperação entre os governos brasileiro e britânico e hoje é operada pela ApexBrasil, em parceria com o MRE, o Sebrae, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que se uniram para disponibilizar serviços de comércio exterior a empresas de diversos portes e setores. A Brasil Exportação também divulgará os serviços prestados pelos mais de 100 Setores de Promoção Comercial e Investimentos (SECOMs) do Itamaraty instalados em países dos cinco continentes.

A plataforma divulga serviços de apoio à exportação para empresas de todos os portes e de todos os setores da economia brasileira. A comunidade divulgará produtos de toda a cadeia da exportação, desde a capacitação e promoção até o financiamento e logística. Em um ambiente digital, a empresa pode pesquisar, avaliar e favoritar serviços de sua preferência, além de interagir com os prestadores para tirar dúvidas sobre os serviços oferecidos.

A plataforma está disponível no site: brasilexportacao.com.br

Inovações dentro da pauta ESG

A startup amazonense AeroRiver está entre as 85 startups selecionadas pela agência e mostrará aos investidores internacionais presentes no Web Summit seu projeto mais inovador: o “barco voador”. A aeronave terá a capacidade de transporte de dez passageiros ou o equivalente a uma tonelada em carga, com velocidade de cruzeiro em torno de 150 km/h. Segundo Lucas Guimarães, o projeto poderá resolver um dos gargalos de desenvolvimento da região Norte, a logística.

“A região amazônica é gigantesca, só que não tem estradas que conectam as cidades, o transporte aéreo é muito caro e a maioria das cidades não têm aeroportos. Então a solução que sobra para a população se locomover são os barcos. Só que, ao contrário dos barcos comuns, o “barco voador” é 40% mais econômico e eficiente do que uma aeronave tradicional da mesma categoria, voando em torno de 5 m de altura.” relatou.

A empresa acredita que a participação no Web Summit pode alavancar seu projeto no Brasil e também propiciar sua entrada no mercado europeu. “O veículo de solo que queremos produzir pode ser largamente utilizado na Europa. A travessia Helsinki-Tallinn, por exemplo, é feita de ferryboat e movimenta US$ 11 bilhões por ano, e nosso veículo é muito mais rápido e eficiente”, comentou Lucas Guimarães na expectativa da internacionalização de sua solução tecnológica.

Já a IDE Social Hub é uma das empresas com liderança feminina que faz parte da delegação da ApexBrasil e aposta na tecnologia como ferramenta para a transformação social, promovendo a inclusão, a diversidade e a equidade nas áreas tech e digital. Elisangela Souza, fundadora da empresa, mora em Portugal desde 2019, e suas dificuldades de inserção no mercado de trabalho sendo uma mulher negra e imigrante a motivaram no sentido do empreendedorismo social.

“As minhas expectativas para o Web Summit são de mostrar para as empresas o quão importante é trabalhar com essa vertente do ESG (ambiental, social e governança na sigla em inglês), trazendo grupos sub-representados para o core business das empresas. A minha intenção é de dar mais visibilidade ao meu projeto e estar nesse ecossistema da ApexBrasil para sensibilizar figuras de liderança através do IDE.” relatou Elisângela.

A caminho de Lisboa
Portugal tem emergido como um destino atrativo para a internacionalização de startups brasileiras, devido a uma combinação de fatores favoráveis. Além da língua compartilhada, que facilita a comunicação e colaboração, Portugal oferece um ambiente de negócios estável e favorável a startups, com um sistema regulatório simplificado e incentivos fiscais atrativos. Lisboa, em particular, tem se destacado como um hub de inovação, com uma crescente comunidade de empreendedores, aceleradoras, e investidores dispostos a apoiar empresas estrangeiras.

As 85 startups brasileiras apoiadas pela ApexBrasil passam por processo de qualificação até o início do Web Summit. Foram quatro trilhas oferecidas às startups, com o treinamento de pitch, webinários sobre captação de investimentos, venture capital, estratégia de internacionalização e preparação para matchmaking entre empreendedores e investidores.

A Diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Repezza, destacou a importância da preparação feita antes do Web Summit, bem como a crescente participação de empresas com liderança feminina. “As trilhas de preparação oferecidas pela ApexBrasil procuraram qualificar as stratups brasileiras para que tenham maior efetividade na construção de networking e maior chance de sucesso com seus pitches. Nossas empresas atraem muito a atenção do público do Web Summit e, com a estratégia correta, poderão avançar na realização de negócios que, além do retorno individual, ajudam a mostrar a força do ambiente de inovação do Brasil”, comentou a Diretora.

Bernard Caffé, CEO da startup Jovem Gênios, fez treinamento de pitch, mentorias para aperfeiçoar seu plano de negócios e agregou conhecimento sobre atração de investimentos. A Jovem Gênios aposta na utilização da inteligência artificial para diminuir defasagens e desinteresse no processo de aprendizagem, e seu CEO almeja começar a internacionalização da empresa por Portugal e depois expandi-la para o restante da Europa e para continente africano. “Queremos impactar 2 milhões de alunos até 2028 e a internacionalização é fundamental para isso. Queremos ser uma empresa global, e é por isso que vamos ao Web Summit” disse Bernard.

Pavilhão Brasil
O pavilhão Brasil na maior conferência de inovação, tecnologia e empreendedorismo do mundo é sempre muito aguardado pelos investidores. No ano passado, a lista das “trending companies” publicada no aplicativo do festival, atualizada em tempo real, mostrava que o pavilhão da ApexBrasil estava na 16ª posição entre os expositores mais buscados. Nesse ano, com uma delegação ainda maior, a Agência quer destacar a crescente centralidade que agenda de sustentabilidade ambiental tem para o país.

“Com o Pavilhão Brasil, queremos mostrar o potencial inovador do Brasil e o compromisso da ApexBrasil com a agenda ESG. Para concretizar esse compromisso, instalamos um Comitê ESG na Agência, do qual fizeram parte colaboradores de todas as áreas, sob a coordenação da Diretoria de Gestão Corporativa. Ao final dos trabalhos o Comitê apresentou um relatório onde foram identificadas e consolidadas várias práticas típicas de ESG que a Apex já desenvolve no seu dia a dia. A partir de dezembro deste ano, realizaremos seminários específicos, para abordar temas afetos ao “E”, ao “S” e ao “G”. Estamos, também, realizando discussões internas e estabelecendo parcerias com instituições especializadas, de forma a implementarmos o uso de plataformas inovadoras que garantam maior agilidade nos nossos processos e instrumentos de gestão corporativa. O Pavilhão Brasil pretende retratar exatamente essa nova mentalidade da Agência, mostrando iniciativas que apostam, por exemplo, na criatividade para reduzir ao máximo a produção de resíduos, o que impactam positivamente no bem-estar das cidades”, conta o diretor de Gestão Corporativa da ApexBrasil, Floriano Pesaro.

O stand brasileiro foi construído com caixas de frutas feitas de polietileno de alta densidade, material totalmente reciclado, e todas as caixas serão reutilizadas, sendo doadas a lojistas da Zona Industrial Vila Nova da Rainha, um importante centro logístico de Portugal.

Esse espaço inovador e sustentável vai receber intensa programação, com foco em bioeconomia e sustentabilidade, ambiente de inovação e negócios no Brasil e mulheres e tecnologia. A abertura oficial do Pavilhão ocorre no dia 14 com a presença dos presidentes da ApexBrasil, do Sebrae, do Serpro, do embaixador do Brasil em Lisboa e do Secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores. Durante os três dias do evento, o palco do Brasil receberá palestrantes brasileiros para tratar de oportunidades de investimentos em inovação, sustentabilidade e diversidade.

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