Dois aviões colidem em festival aéreo de Beja, Primeiro-ministro manifesta pesar por morte de piloto

Participantes do festival aéreo Beja AirShow, na Base Aérea N.° 11, abandonam a base após um acidente com duas aeronaves durante uma demonstração aérea, Beja, 2 de junho de 2024. Além do ferido, o acidente, que ocorreu às 16:05, provocou a morte de um homem de nacionalidade espanhola. LUÍS FORRA/LUSA

Da Redação com Lusa

 

Uma colisão entre duas aeronaves que participavam no festival Beja AirShow na Base Aérea N.º 11, causou hoje pelo menos um morto e um ferido. Em comunicado enviado à agência Lusa, a Força Aérea, que organiza o evento, indicou que o acidente, envolvendo duas aeronaves, ocorreu às 16:05, durante uma demonstração aérea na periferia da cidade alentejana.

Os meios de socorro no local prestaram ajuda de emergência e o plano de segurança estabelecido foi imediatamente acionado,  adiantou a Força Aérea.

Contactado pela Lusa, o comandante dos Bombeiros de Beja, Pedro Barahona, referiu que as duas aeronaves colidiram no ar, e que despencaram.

Imagens do acidente divulgadas pela CMTV mostram uma das aeronaves de um grupo de seis a cair na vertical e a despenhar-se causando uma forte explosão, enquanto outra atinge o solo na horizontal.

De acordo com a Proteção Civil, há um morto e um ferido confirmados.

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, manifestou hoje “grande consternação, solidariedade e pesar à Força Aérea Portuguesa”, na sequência do acidente que causou um morto.

A vítima mortal do acidente com duas aeronaves ocorrido durante o festival Beja AirShow, na Base Aérea N.º 11, é um piloto de nacionalidade espanhola que pertencia à patrulha Yakstars, revelou a Força Aérea.

“Quero manifestar toda a solidariedade e disponibilidade do Governo para poder minimizar os danos que são sempre irremediáveis, no caso da vida”, disse o chefe do Governo durante a intervenção na conferência dos 136 anos do Jornal de Notícias, na Casa da Música, no Porto.

Em comunicado, a Força Aérea indicou que o acidente ocorreu às 16:05, durante uma demonstração aérea da patrulha ibérica Yakstars, constituída por pilotos de nacionalidade portuguesa e espanhola.

“É com enorme sentimento de pesar e de consternação que a Força Aérea presta as maiores condolências à família, amigos e conhecidos, estando profundamente solidária nesta hora de perda”, pode ler-se no comunicado.

Segundo este ramo das Forças Armadas, devido ao acidente, o evento foi imediatamente interrompido.

A Yakstars, de acordo com a página de Internet da Força Aérea, é uma equipe de exibição acrobática, a primeira da história da aviação ibérica militar e civil, composta por pilotos de ambos os países.

Considerada “a maior equipa civil de exibição acrobática existente no sul da Europa e uma das maiores do mundo”, a Yakstars tem como bases Casarrubios, perto de Madrid, em Espanha, e Ponte de Sor, em Portugal.

Uma fonte do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) disse à Lusa que o organismo já fez deslocar uma equipa para a Base Aérea N.º 11, de Beja.

“O GPIAAFF está a articular-se com a Força Aérea no que diz respeito às atividades de investigação”, visto que o festival em que ocorreu o acidente “é organizado e tem espaço aéreo controlado” por este ramo das Forças Armadas, acrescentou.

Já o homem com ferimentos leves do acidente aéreo foi transportado para observação no hospital da cidade.

Segundo um comunicado da Força Aérea, o ferido ligeiro, que tem nacionalidade portuguesa, “recebeu os cuidados de emergência” após o acidente e foi “avaliado pelas equipas de saúde, militares e civis, presentes no evento”.

“Por precaução, foi encaminhado para o hospital de Beja”, adiantou.

Contactada pela Lusa, uma fonte da ULSBA (Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo) indicou que o ferido é um homem de 37 anos, de nacionalidade portuguesa, que se encontra em observação no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja.

Também em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio, que se encontrava no local quando ocorreu o acidente, relatou que o piloto que ficou ferido “saiu da aeronave pelo próprio pé” e foi levado “para o hospital para observação”.

“O ferido é o piloto da aeronave atingida pela outra que estava a fazer a manobra”, referiu, assinalando que a colisão entre os aviões aconteceu “quase no fim” da atuação daquela patrulha.

Após o acidente, adiantou, as pessoas que assistiam ao festival começaram a ser encaminhadas para fora do recinto da Base Aérea.

De acordo com o presidente do município, o festival Beja AirShow, organizado pela Força Aérea, recebeu “milhares de pessoas” para assistir às exibições aéreas.

“O que me foi dito pela Força Aérea é que hoje estariam mais do que ontem [sábado]. E ontem, segundo divulgou a Força Aérea, passaram pelo festival, ao longo de todo o dia, cerca de cem mil pessoas”, frisou.

Paulo Arsénio acrescentou que o município de Beja “lamenta profundamente a ocorrência deste terrível acidente”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também