Destaques da semana
Por Emídio Tavares
Está confirmado o Mundial de 2030 em Portugal. No congresso da FIFA, realizado na quarta-feira (11/12) em Zurique, a votação deu parecer favorável a única candidatura apresentada pelo consórcio Portugal, Espanha e Marrocos (a Arábia, que chegou a ser candidata, mas retirou a candidatura há meses atras, foi confirmada como sede do Mundial de 2034). Por conta do Centenário do Mundial do Uruguai, 3 ou 4 jogos serão disputados na América do Sul e distribuídos entre Argentina, Paraguai e Uruguai. Em Portugal serão utilizados os Estádios do Dragão, do Alvalade e o da Luz, que inclusive, com a perspectiva de elevação da capacidade para 70 mil espectadores poderá sediar alguns jogos da fase final.
Segundo a Federação Portuguesa de Futebol, baseado num estudo da consultoria de negócios PwC, a organização do Mundial por Portugal terá um impacto na economia lusa superior a 800 milhões de euros no PIB, e estará associada a 20.000 novos empregos, com a entrada de 300 a 500 mil visitantes, que deverão gastar entre 500 e 660 milhões de euros em comércio, produtos e serviços locais.
Eliminatorias Mundial 2026
Foram definidos nessa semana os dois possíveis grupos em que Portugal poderá cair nas eliminatórias para o Mundial de 2026.
Se vencer a Dinamarca na busca pela semifinal da Ligas das Nações jogará no Grupo F:
Armênia (06/09/25 fora)
Hungria (09/09/25 fora)
Irlanda (11/10/25 em casa)
Hungria (14/10/25 em casa)
Irlanda (13/11/25 fora)
Armênia (16/11/25 em casa)
Se perder para a Dinamarca nas quartas-de-final da Liga das Nações jogará no Grupo C:
Escócia (05/09/25 em casa)
Grécia (08/09/25 fora)
Bielorrússia (09/10/25 fora)
Grécia (12/10/25 em casa)
Bielorrússia (15/11/25 em casa)
Escócia (18/11/25 fora)
Taças europeias
Liga dos campeões
Quarta derrota consecutiva sob comando de João Pereira: Brugge 2×1 Sporting
O Sporting foi na terça-feira (10/12) até a Bélgica enfrentar o Brugge, com um desfalque de última hora no aquecimento, onde Gonçalo Inácio sentiu a contusão antiga e foi substituído por Matheus Reis. Os leões então entraram a campo com Franco Israel; Quaresma, Diomande e Matheus Reis; Quenda e Catamo (3 zagueiros e 2 alas avançados, voltando para ajudar na defesa); Hjulmand, João Simões e Maxi Araújo; Trincão e Gyokeres. Usando a tática de marcar todo campo sob pressão, aos 3 minutos o Sporting, num contra-ataque mortal, abriu o marcador, numa bola lançada por Gyokeres para Maxi, com o uruguaio acertando a trave e Catamo fazendo no rebote. O gol relâmpago desestabilizou os donos da casa que, perdidos, permitiram contra-ataques perigosos dos leões nos primeiros 20 minutos de jogo. Mas, numa jogada pela direita aos 24 minutos, Olsen passou por Quaresma e cruzou para Tzolis empatar a partida, com a bola ainda resvalando no zagueiro leonino antes de entrar. Aos 31 Maxi foi derrubado e o juiz marcou pênalti, que foi cancelado pelo VAR pela falta ter ocorrido fora da área. Aos 43, Quaresma foi substituído por St. Juste após um choque violento de cabeça com Tzolis do Brugge, que levou cartão amarelo. E no último lance do primeiro tempo, que teve 10 minutos de acréscimos, Franco Israel salvou com o rosto um gol certo do time belga. O segundo tempo começou sem mudanças, com o Sporting a tentar concatenar jogadas de ataque, mas não conseguindo fazer a bola chegar à frente nos 15 minutos iniciais. Jogo muito violento e truncado, com distribuição de cartões amarelos. Maxi, que já tinha amarelo, foi sacado aos 36 para a entrada de Esgaio, a fim de garantir o empate. Mas aos 39, Nielsen virou para o Brugge. No desespero pelo empate, João Pereira trocou aos 43 Quenda por Harder, mas foi em vão. Mais uma derrota sobre o comando de João Pereira, a 4ª seguida em 5 jogos, transformando-o no 1º técnico leonino a perder 4 dos 5 jogos iniciais. Na próxima jornada, a 22 de janeiro, o Sporting pegará fora o já eliminado Leipzig (6 jogos e 6 derrotas). Com esse resultado o Sporting caiu da 10ª para a 17ª posição.
Ataque Encarnado Parado Por Muralha Italiana: Benfica 0x0 Bolonha
O Benfica recebeu na quarta-feira (11/12) o Bolonha, entrando a campo com Trubin; Bah, Tomas Araújo, Otamendi e Carreras; Aursnes, Florentino e Kokçu; Di Maria, Akturkoglu e Plavidis. Com pressão total, o time da Luz acuou o Bolonha nos 10 minutos iniciais, chegando até a marcar um gol, anulado pelo VAR por impedimento de Plavidis. Daí para frente os italianos começaram a ter maior domínio de bola e equilibraram as forças, embora sem chances claras de gol. Nos últimos 2 minutos, Di Maria e Carreras tiveram chances reais de gol, mas foram interceptados pelo goleiro e pela zaga italiana respectivamente. Para a etapa final ambas as equipes voltaram sem mudanças, com o Bolonha criando uma boa chance de contra-ataque que Trubin anulou aos 6 minutos, mas com o Benfica aos poucos envolvendo o meio campo italiano e ganhando volume de jogo nos 15 minutos iniciais. Aos 20, o goleiro italiano fez milagre e evitou gol certo de Pavlidis. Aos 27, Lage trocou Plavidis por Amdouni, e Akturkoglu por Beste. Na sequência, o Bolonha substituiu por atacado, trocando 4 jogadores. Aos 35 mais um defesa do goleiro adversário evitando gol de Amdouni. Aos 36, Lage trocou Kokçu por Arthur Cabral para o tudo ou nada. Aos 39, contra-ataque do Bolonha, que Tomas Araújo destruiu para o Benfica. Nos acréscimos, Amdouni tentou de novo, mas foi parado pela defesa adversária. Fim de jogo, com o Benfica ficando apenas no empate. A próxima partida encarnada será no dia 21 de janeiro, recebendo na Luz o Barcelona. Com esse resultado o Benfica ocupa agora a 15ª posição.
Liga Europa
Bracarenses de mal a pior: Roma 3×0 Braga
O Braga foi na quinta-feira (12/12) até a Itália enfrentar a Roma, sem contar com Niakate e Bruma (substituídos por Gharbi e Robson Bambu), afastados por Carvalhal por falta de comprometimento nos treinos. E já levou um gol madrugador logo aos 11 minutos, com Pellegrini abrindo o placar para os italianos num belo chute. O gol desestabilizou o Braga, que entrou na roda, sofrendo pressão total da Roma até o final da primeira etapa, com pelo menos 4 chances de gol, 1 na trave e 3 defendidas pelo goleiro Matheus. Para a etapa final, Carvalhal trocou Bambu por Marim, porém com 1 minuto de jogo, 4 jogadores italianos envolveram 6 lusos, com Abdul fazendo com facilidade o 2×0. Com 11 minutos foi a vez de Carvalhal lançar a campo André Horta e Zalazar. Aos 23, num lance de contra-ataque, Abdul da Roma levou a bola sozinho, com Matheus saindo da área e impedindo o chute a gol com a mão. O árbitro, inconteste, o expulsou. Daí para frente o massacre italiano foi total, com Hermoso fazendo 3×0 nos acréscimos, placar esse que não demonstra o número de oportunidades criadas e que só não foram concluídas graças a vários milagres do goleiro reserva do Braga, Lukas Hornicek. Com mais essa derrota, o Braga saiu até da zona do play-off, ocupando agora a 25ª posição com apenas 7 pontos. A próxima partida do Braga será fora, no dia 23 de janeiro, quando enfrentara o St. Gilloise.
Dragões Jogam O Básico Para Vencer Dinamarqueses: Porto 2×0 Midtjylland
O Porto recebeu na quinta-feira (12/12) o Midtjylland da Dinamarca e sem jogar um futebol muito bonito ou esforçado, fez o suficiente para vencer por 2×0, marcando Namaso aos 29 da etapa inicial e Omorodion aos 11 do 2º tempo. Com o resultado o Porto coloca-se agora na 18ª posição, com 8 pontos em 6 jogos (2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas). A próxima partida dos dragões será no dia 23 de janeiro, quando receberão o Olympiakos da Grécia.
Liga conferência
Mais um espetáculo vimaranense que vale vice-liderança:
St. Gallen 1×4 v. Guimarães
O V. Guimarães foi na quinta-feira (12/12) até a Suíça enfrentar o St. Gallen, e mais uma vez deu um show de bola, dominando do 1º ao último minuto o jogo, no qual arrematou 30 vezes a gol e fez 4. João Mendes abriu o placar aos 33 da etapa inicial. Para o 2º tempo, com maior pressão ainda, Gustavo Silva fez o 2×0 aos 13 e com vantagem o Vitória diminuiu o ritmo, sendo punido pelo gol do St. Gallen aos 21. O gol religou o time luso na tomada, que ainda acabou por fazer mais 2, com Baio aos 39 e com Samu nos acréscimos. Com o resultado, o V. Guimarães assumiu a vice-liderança da Liga Conferência, com 13 pontos em 5 jogos (4 vitórias e 1 empate), atras apenas do Chelsea, que tem 15 pontos e 5 vitórias. A próxima partida do Guimarães será na próxima semana, no dia 19/12, quando receberá a Fiorentina.
Liga Portuguesa De Futebol Temporada 2024/2025
A 13ª jornada só terminou na segunda-feira (09/12) quando o Estrela da Amadora recebeu às 20:30h o Arouca e venceu por 2×1.
Já a 14ª jornada começou nesse sábado com os seguintes confrontos:
Sábado (14/12)
Farense 0x1 Gil Vicente (15:30h)
Nacional 1×0 Moreirense (18:00h)
Sporting 3×2 Boavista (20:30h)
Domingo (15/12)
Arouca 1×0 S. Clara (15:30h)
AVS SAD 1×1 Benfica (18:00h)
Estoril x Casa Pia (20:30h)
A jornada só termina na segunda-feira (16/12) com 3 jogos:
Às 18:45h de Portugal o Braga receberá o Famalicão.
Já às 20:15h será a vez do Porto receber o E. Amadora.
E às 20:45h o Rio Ave receberá o V. Guimarães.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Famalicão
Para o lugar do técnico demitido Armando Evangelista, o Famalicão contratou Hugo Oliveira, que era preparador de goleiros com passagens por equipes menores de Portugal, Benfica e mais recentemente por Hull City, Watford, Everton e Fulham, onde já atuava como auxiliar técnico de Marco Silva.
Porto
Após o empate frente ao Famalicão no último final de semana, uma ala da torcida portista (especula-se que sejam da Super Dragões) tentou agredir jogadores, técnico e até alguns jornalistas, revoltados com o desempenho da equipe.
Sporting
Luca Petric, jovem goleiro eslovaco, que pertence ao Slovan Bratislava e estava fazendo testes na academia leonina, foi contratado por 3 temporadas.
Por conta dos fogos de artificio atirados pela torcida leonina para dentro do gramado de Alvalade na partida frente ao Arsenal em 26 de novembro, o setor A14, de onde partiram os fogos, foi interditado para a partida contra o Bolonha a 29 de janeiro próximo e o Sporting multado em 20 mil euros.
Benfica
Benfica e Schimidt chegaram a um acordo para pagamento da multa rescisória, evitando que as águias tenham que continuar pagando seus salários até que ele seja contratado por outra equipe. Schimidt, que chegou em 2022 e tinha contrato até 2026, foi demitido no último mês de agosto e agora receberá, por conta do acordo, 8.7 milhões de euros.
Belenenses
O presidente do Belenenses, Patrick de Carvalho, revelou essa semana à imprensa lusa que esteve no Brasil firmando parcerias com alguns clubes, dentre eles o S. Paulo e o Grêmio e até com o Mirassol, objetivando intercâmbio e vitrine para jogadores, a fim de principalmente reforçar o plantel do clube do Restelo. Além disso, também nomeou o antigo jogador Baidek (que defendeu as cores do time de Belém de 1987 a 1990) como embaixador do clube no Brasil.
Portugueses pelo Mundo
Após mais de 20 anos de carreira, com passagens por Sporting, Manchester United e muitos outros clubes pelo mundo afora, o último em Portugal (Estrela da Amadora), Nani anunciou no último final de semana o encerramento de sua carreira, embora tivesse ainda mais um ano de contrato com o Estrela. O recente falecimento de seu pai contribuiu muito para essa decisão.
O técnico português Arthur Jorge, que em abril trocou o Braga pelo Botafogo carioca, marcou mais uma vez a história de Portugal no futebol brasileiro, conquistando em 8 meses dois títulos de suma importância: a Libertadores da América e o Brasileirão, repetindo o feito de Jorge Jesus em 2019 quando conquistou ambos os títulos pelo Flamengo.
A coisa não anda bem pelos lados de Ruben Amorim no Manchester United, que vem de resultados ruins e contestações, que levaram inclusive à demissão do diretor esportivo Dan Ashworth, que estava no cargo há apenas 5 meses, após a derrota frente ao Nottingham Forest.
O desconhecido português José Boto, que atualmente ocupa o cargo de diretor desportivo do Osijek da Croácia, será o novo diretor remunerado de futebol do Flamengo, escolha feita pelo recém-eleito presidente do clube, Luiz Eduardo Batista, apoiado por Zico e que também já foi presidente da SKY Brasil. Boto já trabalhou como olheiro pelo Benfica, pelo Shakhtar e pelo PAOK. Ele ocupará as funções do ex-vice de futebol do clube carioca, Marcos Braz.
Gonçalo Ramos, que ficou 3 meses parado por contusão, voltou nessa semana a marcar pelo PSG, 8 meses depois do último gol. O time francês venceu fora o Salzburgo e Gonçalo marcou um dos gols. Nuno Mendes, que acabou saindo contundido, também deixou o seu.