Festa Portuguesa promovida em Cabo Frio

Uma das cidades mais antigas do Brasil, Cabo Frio celebra a II Festa Portuguesa, entre 05 e 15 de outubro. A cidade do litoral fluminense, no Rio de Janeiro, recebe pela segunda vez a festiva em homenagem ao descobrimento do Brasil. 

Entre as atrações na cidade durante a promoção do evento, literatura, dança, música, artesanato, religião e gastronomia, vão cultuar a herança deixada pelos colonizadores do município. Na parte gastronômica, a organização deve promover uma fusão entre a culinária portuguesa e brasileira. Todos os restaurantes do Boulevard Canal e da Praia do Forte, ainda, participam do festival gastronômico, sugerindo pratos típicos da culinária portuguesa.  

Serão reunidos durante o evento poetas e escritores portugueses, brasileiros, africanos e cabo-verdianos, num debate literário. Será promovido também shows acústicos, apresentações de ranchos folclóricos e de danças brasileiras. Os turistas também poderão saborear vinhos portugueses e aperitivos tradicionais nas escunas aportadas no Boulevard Canal.  

Esta segunda edição da Festa Portuguesa é uma iniciativa da prefeitura municipal de Cabo Frio, das secretarias de Turismo e Cultura, do consulado geral de Portugal no Rio de Janeiro e da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro. “A Festa Portuguesa é uma forma de valorizarmos os aspectos culturais e históricos dos nossos antepassados, divulgando assim um dos destinos mais bonitos do Brasil: a Região dos Lagos”, disse o prefeito de Cabo Frio, Marquinhos Mendes. Colonização

Fundada pelos portugueses com o nome de Santa Helena, Cabo frio foi explorada primeiramente em 1503, por Américo Vespúcio, navegador trabalhando para a Coroa Portuguesa. Sua fundação se deu em 1615, com o nome de Nossa Senhora da Assunção de Cabo Frio, a sétima cidade fundada do Brasil e quarta no Estado do Rio de Janeiro. A região foi um ponto importante para o desenvolvimento e conquista da parte norte do território fluminense.  

Na década de 50, progressivamente, o sal e a pesca tornaram-se as principais atividades econômicas de Cabo frio, dividindo espaço com o turismo – setor de grande importância atualmente. E o nome de Cabo Frio, região assim designada por conta de suas terras que se assemelham ao formato de um cabo e dos ventos frios constantes. Confira a programação do festival que acontece de 05 a 15 de Outubro:

Dia 5 – a partir das 18h: – Apresentação da Banda Santa Helena; – Tradição religiosa – encenação teatral sobre a história da chegada do Padre São Benedito – primeira igreja católica de Cabo Frio; – Exposições de artes plásticas; Palestras com museólogos. Dia 6 – a partir das 19h: – Encontro literário e noite de autógrafos. Dia 7 – a partir das 14h: – Abertura da feira de livros e tarde literárias na Praça Porto Rocha; – Mesa redonda com o tema África; – Shows acústicos; Música com DJs. Dia 8 – a partir das 16h: – Conversa sobre leitura com João Ubaldo Ribeiro e convidados; – Exposição do documentário – “Língua: vidas em português”; – Shows acústicos. Dia 9 – a partir das 21h: – Homenagem a Cervantes; – Apresentação do grupo de música da UFF. Dia 10 – a partir das 17h: – Apresentações de danças típicas; Shows acústicos. Dia 11 – a partir das 16h30: – Contadores de história com Álvaro Otoni; – Shows musicais (Bossa na Rua, Maria Alcina e Arnaldo Antunes). Dia 12 – a partir das 18h: – Apresentações de ranchos e danças típicas; Shows acústicos; – Encerramento da feira de livros e das tardes literárias. Dia 13 – a partir das 18h: – Apresentações de ranchos e danças típicas; Shows acústicos; Música com DJs. Dia 14 – a partir das 18h: – Apresentações de ranchos e danças típicas; Shows acústicos (Flávio Venturini); – Comenda com diversos convidados; – Música com DJs. Dia 15 – a partir das 19h: – Apresentações de ranchos e danças típicas; Música com DJs; – Encerramento com caminhada e confraternização com grupos folclóricos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: