Artista português Mestre Adelino Ângelo em exposição na Associação Paulista de Medicina

AdelinoAngelo_APM

Da Redação

Na última semana, abriu em São Paulo uma exposição do artista português Mestre Adelino Ângelo, um dos pintores humanistas mais puros da Europa.

Intitulada “As Emoções de Adelino Ângelo”, a mostra traz 22 trabalhos vindos direto de Portugal, ficando na Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina até 27 de fevereiro de 2015, com entrada franca.

Esta é a segunda mostra individual de Mestre Adelino na Associação Paulista de Medicina – a primeira exposição ocorreu em 2008, por ocasião da inauguração da sala contemporânea da Pinacoteca. Dessa vez, o artista enfatiza em suas obras as tragédias dos tempos atuais. Dois temas que aparecem com especial destaque na criação do artista luso: a vida nômade dos ciganos e o drama dos loucos. Ele é considerado um psicanalista da pintura, pela qual se liberta e chama a atenção para a situação crítica no mundo.

Guido Palomba, diretor cultural da APM, destaca que a grande paixão do Mestre Adelino é pintar figuras da miséria, andrajosos, esmoleres e loucos: “São Cristos vivos, anônimos e não pregados à cruz sacrossanta, mas às encruzilhadas da vida árdua. Seus rostos escavados pelas agruras cotidianas e seus físicos definhados pelas necessidades de todo o gênero, ao chegarem às telas, ganham tal importância, de modo a pasmar os observadores”.

A expectativa da APM é de atrair mais de mil visitantes durante o período da exposição, que está aberta ao público, de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h. Um dos trabalhos do artista plástico posteriormente integrará o acervo cultural da Associação.

Sobre Mestre Adelino Ângelo
Nascido em 8 de novembro de 1931, na Vieira do Minho, Portugal. Filho de tradicional e influente família (seu pai era Juiz de Direito), estudou na Escola Superior de Belas Artes em Lisboa. Formado, lecionou na década de 1960, na cidade de Guimarães. Participou de diversas bienais na Espanha, França e Estados Unidos.

Seu acervo de obras contém mais de 2 mil retratos sob encomenda, a maioria de grandes figuras da sociedade, como integrantes da Igreja, política e realeza europeia.

Com mais de 50 anos de carreira, Adelino Ângelo é reconhecido como mestre impressionista, considerado pela crítica internacional como “um dos mais puros e categorizados pintores retratistas da Europa”.

SERVIÇO
Exposição “As Emoções de Adelino Ângelo”
De 05/12/14 a 27/02/15
Local: Pinacoteca da APM
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 278, 8º andar – Centro – São Paulo/SP
Segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, entrada franca
Informações: (11) 3188-4304 ou [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend