Brasil e Portugal apóiam cinema da CPLP

Os países co-irmãos vão criar um fundo de apoio ao cinema e área do audiovisual voltada à CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

Dois milhões de dólares vão apoiar projetos na área, segundo afirmou, após reunião em Brasília nos dias 16 e 17 de fevereiro, o secretário de Cultura de Portugal, Mário Vieira de Carvalho, e o secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura do Brasil, Orlando Senna.

A criação do fundo acontece durante a próxima Cimeira dos governos da CPLP, prevista para julho, na Guiné Bissau. O fundo deve funcionar a partir de 2007. “Ambos os governos estão empenhados em que este fundo da CPLP vá para frente, por ser um instrumento que vai fomentar o olhar dos países africanos de língua portuguesa sobre sua própria realidade”, explicou o secretário português.

Vieira de Carvalho disse que assim Brasil e Portugal dão consistência aos projetos no âmbito da lusofonia, com o fundo de apoio ao cinema da CPLP. Afirmou ainda que a cooperação é importante “não só para Portugal e Brasil, como também para as áreas em que estão inseridos os projetos, nomeadamente ibero-americana e da lusofonia” destacou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend