Mundo Lusíada
Em visita oficial à Portugal, o ministro brasileiro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, visitou centros de pesquisa em inovação na área da mobilidade urbana, sustentabilidade e nanotecnologia, conheceu as parcerias existentes com o Brasil e discutiu mecanismos para ampliar a cooperação entre os dois países.
Acompanhado pela secretária de Estado da Ciência de Portugal, Leonor Parreira, Rebelo visitou o Centro de Inovação e Engenharia para as indústrias da Mobilidade (CEiiA), em Matosinhos. Em seguida, o ministro viajou a Braga para conhecer o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL).
“O Brasil tem todo o interesse em estreitar os laços científicos e institucionais com Portugal”, disse, afirmando ver com otimismo a cooperação na área de inovação. “A ambição e a ousadia não são características alheias às histórias de Portugal e do Brasil. A maneira como os dois países encaram seus desafios nos deixa otimistas em relação às nossas possibilidades e nosso futuro”.
No CEiiA, o ministro conheceu as parcerias atualmente vigentes com a Fundação Parque Tecnológico Itaipu e com a Itaipu Binacional no programa de Mobilidade Inteligente, Mob-I. Esse projeto pretende construir uma cadeia de valor para a mobilidade elétrica e inclui o desenvolvimento conjunto de um veículo elétrico inteligente. O programa foi destaque na 20ª Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 20), em Lima, no Peru.
Na área de mobilidade urbana, o centro também realiza várias parcerias, inclusive com a comunidade da Maré, no Rio de Janeiro, e com o Governo de Minas Gerais. Um dos programas do CEiiA visa desenvolver um modelo de mobilidade que inclui a integração de diferentes veículos de locomoção, como bicicletas e carros elétricos, com conexão com redes sociais, para permitir o uso compartilhado. Para ter acesso ao sistema, o usuário pagaria uma conta mensal relativa ao serviço utilizado.
O centro também desenvolveu tecnologia para quantificar a emissão de carbono da frota de veículos das cidades. “Para alterar o comportamento do usuário, é importante quantificar a emissão de carbono das viagens feitas pelos veículos”, afirmou José Rui Felizardo, CEO do CEiiA, que acompanhou o ministro e a secretária de Estado durante a visita.
Em outra parceria, o CEiiA desenvolve com a Embraer o KC-390, a maior aeronave já fabricada com tecnologia brasileira. Ao final da visita, Rebelo ganhou de presente um pequeno protótipo da bicicleta inteligente que o centro desenvolve para a comunidade de Maré.
“O trabalho desenvolvido pelo CEiiA está na vanguarda do compromisso com a mobilidade urbana e ao mesmo tempo com a sustentabilidade. Essa cooperação precisa ser ampliada, não apenas em novos campos do conhecimento entre Brasil e Portugal, mas também com a participação de outros países da Europa e da América Latina”, afirmou.
Nanotecnologia
Na visita ao Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), o ministro Aldo Rebelo conversou com os diretores do instituto sobre a ampliação da cooperação já existente. O governo brasileiro assinou, em 2013, um memorando para estabelecer a parceria com o laboratório, no âmbito do Ministério da Educação (MEC).
Hoje, o instituto conta com 12 pesquisadores brasileiros que realizam estudos em dez projetos de pesquisa selecionados por edital da CAPES. O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), vinculado ao MCTI, também mantém estreita colaboração com o laboratório. “Temos todo o interesse em ampliar essa cooperação”, disse o ministro.
Durante a reunião, com a presença do diretor geral do INL, Lars Montelius, e do vice-diretor, Paulo Freitas, o ministro conversou com os pesquisadores brasileiros e conheceu as pesquisas realizadas por eles. Em seguida, fez uma visita pelas instalações do laboratório. O INL dispõe de infraestrutura própria para prototipagem e escalonamento. E permite aos pesquisadores desenvolver projetos da área de nanomedicina, meio ambiente, alimentos e nanoeletrônica.
Durante a viagem, o ministro assina com os governos português e espanhol uma Carta de Intenções para permitir uma maior cooperação científica com o laboratório.
A agenda em Portugal está sendo realizada a convite do ministro da Educação e Ciência de Portugal, professor Nuno Crato. Na quinta-feira, o ministro Aldo visitou a Universidade de Coimbra, acompanhado pelo secretário de Estado do Ensino Superior, Professor José Ferreira Gomes. “A valorização da própria figura do José Bonifácio aqui na Universidade amplia os compromissos de Portugal com o Brasil e pude testemunhar o zelo com que a Universidade procura proteger e preservar essa memória”, sublinha Aldo Rebelo.
Na sexta-feira, Rebelo reúne-se com o ministro Nuno Crato, no Palácio das Laranjeiras, em Lisboa. Entre os temas abordados no encontro estão o desenvolvimento de projetos no INL, a criação de programas de doutoramento através de Centros de Excelência, o Programa de Pós-graduação “Ciência para o Desenvolvimento” em Cabo Verde e o Centro Ciências Básicas UNESCO-CPLP.