No Rio, Embaixador participa de comemoração sobre circum-navegação de Magalhães

Mundo Lusíada

O Embaixador de Portugal, acompanhado pelo Cônsul-Geral e do Adjunto no Rio de Janeiro e pelo Adido de Defesa no Brasil, participou no dia 2 de setembro, no Museu Naval, do lançamento do livro “5º Centenário da Primeira Volta ao Mundo: a estadia da frota no Rio de Janeiro”, no âmbito das comemorações do quinto centenário da primeira viagem de circum-navegação iniciada por Fernão de Magalhães e concluída por Juan Elcano.

Organizado pelo Diretor Científico do seminário, o professor doutor Paulo Roberto Pereira, o livro traz múltiplas vozes e olhares sobre a odisseia naval de Magalhães-Elcano e suas implicações no contexto da expansão ultramarina, nos séculos XV e XVI, como célula primeira do processo de globalização.

Em dezembro de 2019 realizou-se, no Museu Histórico Nacional, o Seminário que esteve na origem do livro agora lançado.

Promovido pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), o Museu Histórico Nacional (MHN), as Embaixadas de Portugal e Espanha no Brasil, bem como os Consulados-Gerais de Portugal e Espanha no Rio de Janeiro, o Camões – Centro Cultural Português em Brasília e o Instituto Cervantes, o seminário reuniu especialistas do Brasil, de Portugal e de Espanha, bem como de outros pontos da rota magalhânica na América do Sul, designadamente Argentina, Chile, Peru e Uruguai, para comemorar a contribuição dos países sul-americanos visitados pela frota da primeira viagem de circum-navegação. Pela parte portuguesa, participaram neste seminário, António Filipe Pimentel, José Manuel Garcia e o Comandante Jorge Semedo de Matos.

Na cerimônia de lançamento do livro, participaram ainda o Embaixador de Espanha no Brasil, Fernando Garcia Casas, o Secretário-Geral da Marinha brasileira, Almirante de Esquadra Marcelo Francisco de Campos, o Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação do Museu Naval, Almirante José Carlos Mathias, o antigo Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, Vice-Almirante Armando de Senna Bittencourt, o organizador do livro, Professor Doutor Paulo Roberto Pereira, e diversas individualidades brasileiras e portuguesas.

Seminário

O Embaixador e Cônsul-Geral ainda participaram, nos dias 1 e 2 no Rio de Janeiro, do seminário “Aspectos Geopolíticos da Expansão Marítima Portuguesa e o Poder Naval na Formação e Defesa do Território que constitui a Nação”.

O Seminário inseriu-se no programa da Marinha brasileira comemorativo dos 200 anos da Independência do Brasil.

O Chefe do Estado Maior das Forças Armadas portuguesas, Almirante Silva Ribeiro, realizou a palestra “Aspectos do Poder Naval na América Portuguesa”.

O evento teve continuidade com uma mesa de debates sobre “Aspectos Geopolíticos e Estratégicos da Formação do Poder Naval Português no Atlântico Sul”, da qual participaram o Capitão de Mar e Guerra (Refo-Armada Portuguesa), José António Rodrigues Pereira; e o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos da Escola de Guerra Naval, Prof. Dr. Marcelo Mello Valença. Os debates tiveram como moderador o Almirante de Esquadra (Refo-FN), Prof. Dr. Alvaro Augusto Dias Monteiro, Presidente do CEPE-MB.

O seminário teve como propósito o fomento interdisciplinar de reflexões sobre questões relevantes relacionadas às condições que precederam a Independência do Brasil e como o mar configurou-se em ambiente estratégico essencial a esse processo, contribuindo para o fortalecimento da mentalidade marítima nacional a partir do conhecimento de fatos históricos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: