Rota Caminho Açoriano é lançada no sul do Brasil com presença do Embaixador de Portugal

Da Redação

O estado do Rio Grande do Sul conta agora com Rota Caminho Açoriano. Com a presença do embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, e do secretário de Turismo do RS, Ronaldo Santini, foi inaugurado o Caminho Açoriano, em General Câmara, a 80 quilômetros de Porto Alegre.

A rota, que teve lançamento estadual no dia 9, contempla, além de atrações gastronômicas e culturais, 14 prédios históricos tombados que fazem parte dos primeiros conjuntos arquitetônicos urbanos do Rio Grande do Sul.

O secretário Santini destacou a importância de políticas públicas “para que o turismo se torne a grande atividade econômica do nosso Estado, a exemplo do que ocorre em Portugal”.

O prefeito de General Câmara, Helton Barreto, entregou ao diplomata português uma Carta de Intenções para geminar o município de General Câmara com a Ilha de São Miguel, no Arquipélago dos Açores.

O embaixador – que foi recebido no dia anterior pelo governador Eduardo Leite no Palácio Piratini – se disse emocionado com a recepção dos gaúchos, e sobre o Caminho Açoriano, mostra atenção do povo com seu passado.

De acordo com o diplomata, 25% da população de General Câmara tem origens açorianas, tendo constatado presencialmente, na visita à região, a preservação das tradições, do folclore, das músicas e trajes.

O embaixador iniciou na quarta-feira uma viagem ao Rio Grande do Sul, onde se encontrou com o governador, Eduardo Leite, com Sebastião Melo, prefeito de Porto Alegre, e com outras figuras políticas da região, que lhe transmitiram a intenção de levar a Web Summit, uma das maiores cimeiras tecnológicas do mundo, para a região.

“A Web Summit provavelmente virá para o Brasil numa das próximas edições e há duas cidades brasileiras a concorrer: Rio de Janeiro e Porto Alegre. Todas as autoridades com que me encontrei manifestaram grande esperança em que o evento possa vir para Porto Alegre. Concordamos que a realização do Web Summit ajudou muito Portugal naquilo que é a imagem internacional do nosso país”, disse.

À Lusa, o embaixador declarou que, na vertente empresarial da viagem ao sul do Brasil, aproveitou para se encontrar com os dirigentes do Grupo Endutex, que teve a sua origem em Portugal no ano de 1970 e que é hoje uma “empresa de renome mundial, com uma história de sucesso no Brasil”.

Os mercados de atuação da Endutex Brasil são as indústrias de calçado – trabalhando com marcas como Nike, Adidas, Puma, ASICS – e acessórios, móveis, automóveis e decoração.

O grupo empresarial destaca-se também no setor hoteleiro, estando envolvido “na renovação de um hotel emblemático no centro de Porto Alegre”, detalhou Faro Ramos.

Ainda no âmbito empresarial, o embaixador revelou que, nos próximos dias, uma missão da Águas de Portugal viajará até Rio Grande do Sul, interessada no processo de privatização do saneamento urbano que irá ocorrer no Estado.

“Outras empresas portuguesas estão ou querem estar presentes no Rio Grande do Sul, como o grupo ACA-RS (construção) ou a EDP”, frisou o diplomata, salientando o papel que tem desempenhado o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Portugal no estado, Marco Borba, que “tem ajudado bastante a incrementar a pauta de trocas comerciais”.

Luís Faro Ramos permaneceu na região durante o fim de semana, onde visitou a região dos vinhos de Bento Gonçalves e o enólogo português da vinícola Miolo, Miguel Ângelo de Almeida.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: