Brasileiros ganham bolsa para estudar hotelaria e turismo em Portugal

Da Redação

Bandeira_BrasilPortugalO Ministério do Turismo e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o resultado final do processo seletivo que aprovou e classificou os 50 bolsistas para o Projeto de Cooperação entre o Brasil e Portugal na Área de Qualificação em Hospitalidade e Turismo.

Foram contemplados alunos de graduação em Turismo e Hotelaria matriculados em escolas públicas e privadas, para o curso pioneiro de capacitação internacional, com o apoio técnico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O curso começa no próximo dia 19 de dezembro e vai até o dia 11 de fevereiro, com 226 horas de aula, incluindo teoria e prática. Além da aprendizagem de técnicas avançadas das diversas modalidades de administração hoteleira – com foco nas áreas de gerência, supervisão de hotéis e enogastronomia, entre outras – os bolsistas também estudarão inglês.

O critério para aprovação e classificação dos selecionados foi, essencialmente, a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que tinha de ser igual ou superior a 600 pontos.

“A ideia é que, ao regressarem, os estudantes possam multiplicar o conhecimento aprendido em Portugal, de forma a contribuir para a melhora na prestação de serviços no País, durante os grandes eventos”, afirma o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

Para o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz, é preciso buscar a competência onde ela estiver. “Este tem sido um dos segredos usados por países que investem nos melhores centros de ensino pelo mundo para transferir conhecimentos valiosíssimos em muitas áreas”, diz.

“Com esse curso, os estudantes vão ter a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre todos os aspectos envolvidos na cadeia de produção do turismo, desde elementos ligados à arrumação de quartos até técnicas mais refinadas de gastronomia”, explica o chefe da Assessoria Especial de Relações Internacionais do MTur, Acir Pimenta Madeira Filho.

Os selecionados terão direito a bolsa de estudo, composta de mensalidade no valor de € 870, com duração de até dois meses para realização de estudos em tempo integral na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, em Portugal, além de auxílio instalação, auxílio seguro-saúde, auxílio deslocamento e custos referentes às taxas escolares.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: