Seleção lusa goleia a Armenia (9-1) e confirma vaga no Mundial2026

O jogador português Renato Veiga comemora com os demais jogadores após marcar um gol contra a Armênia durante a partida de futebol das eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA 26, realizada no Estádio do Dragão, no Porto, norte de Portugal, em 16 de novembro de 2025. MANUEL FERNANDO ARAUJO/LUSA

No Estádio do Dragão, a equipa das quinas não sentiu dificuldades para ultrapassar os armênios e fechar o Grupo F com 13 pontos, contra os 10 da Irlanda, segunda colocada no grupo

O Estádio do Dragão voltou a ser, no último dia 16, ‘talismã’ para Portugal, e também para o selecionador Roberto Martínez, com a seleção nacional a golear a Arménia (9-1) e a confirmar a participação no Mundial2026 de futebol.
Três anos depois da festa frente à Macedónia do Norte, que valeu um lugar no Mundial2022, Portugal ‘carimbou’ novamente um Campeonato do Mundo no Dragão, com gols de Renato Veiga, Gonçalo Ramos, João Neves (três), Bruno Fernandes (três) e Francisco Conceição.
Já com o técnico espanhol, foi no Dragão, em outubro de 2023, que a equipa das ‘quinas’ confirmou um lugar no Euro2024, com um triunfo por 3-2 sobre a Eslováquia, com um ‘bis’ de Cristiano Ronaldo e um gol de Gonçalo Ramos.
Portugal acabaria por terminar esse apuramento completamente vitorioso, algo inédito na história da seleção nacional.
Um ano depois, em novembro de 2024, nova festa no recinto portuense, desta vez com a passagem aos quartos de final da Liga das Nações, prova que a formação lusa acabaria por conquistar já este ano.
Nesse dia, Portugal goleou a Polónia, por 5-1, outra vez com Ronaldo a assinar dois gols, numa lista de marcadores que incluiu ainda Rafael Leão, Bruno Fernandes e Pedro Neto.
Antes, com Fernando Santos ao leme, Portugal bateu no Dragão a Macedónia do Norte, por 2-0, com um ‘bis’ de Bruno Fernandes, e confirmou a viagem até ao Qatar para o Mundial2022, ainda que necessitando dos play-offs.
Para chegar ao Mundial2018, da Rússia, a festa de apuramento fez-se no Estádio da Luz e também com Fernando Santos como selecionador, que levou Portugal a nove vitórias seguidas no apuramento, culminado com um 2-0 à Suíça em Lisboa. Djourou, na própria baliza, e André Silva fizeram os golos.
É preciso recuar até 2005 para encontrar novo ‘carimbo’ no passaporte para um Campeonato do Mundo (este da Alemanha) com festa em solo nacional, desta vez em Aveiro, na ‘era’ Scolari, com um 2-1 ao Liechtenstein, produzido com remates certeiros de Pauleta e Nuno Gomes.
Na história das qualificações portuguesas aparecem dois recintos históricos, mas entretanto desaparecidos, como o antigo Estádio da Luz e do das Antas.
Uma goleada sobre a Estónia (5-0), com 70 mil nas bancadas da primeira ‘versão’ da Luz, valeu um lugar no Mundial2002 na Coreia do Sul e Japão, com António Oliveira.
Para a estreia absoluta em Campeonatos do Mundo, para chegar ao Inglaterra1966, que acabaria por ser a melhor campanha lusa com o terceiro lugar, Portugal fez a festa nas Antas com um ‘nulo’ (0-0) perante a Checoslováquia a ser suficiente.

O Jogo: Portugal ‘passeia’ no Dragão e garante nono ‘passaporte’

Portugal garantiu neste dia 16 o ‘passaporte’ para a nona presença num Mundial de futebol, sétima seguida, face ao ‘passeio’ na receção à ‘frágil’ Arménia (9-1), no encerramento da fase de qualificação europeia rumo à edição de 2026.
No Estádio do Dragão, a equipa das ‘quinas’ não sentiu dificuldades para ultrapassar os arménios, que até chegaram a empatar, porém os remates certeiros começaram a surgir, mas muito por culpa da falta de argumentos e de agressividade do oponente, incapaz de impedir os gols de Gonçalo Ramos, no lugar do Cristiano Ronaldo (suspenso), João Neves e Bruno Fernandes, todos ainda no primeiro tempo.
No segundo tempo, Bruno voltou a marcar por mais duas vezes, João Neves também não quis ficar atrás do médio do Manchester United e marcou aos 81, antes do suplente utilizado Francisco Conceição encerrar a contagem, já nos descontos.
Com os demais desfechos, os lusos fecharam o Grupo F com 13 pontos, contra os 10 da Irlanda, segunda posicionada, que vai tentar marcar presença num mundial pela quarta vez, com a Hungria a ser terceira e a Arménia quarta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também