Governo decide “fechar” consulado no centro do Rio e levá-lo para a Zona Sul carioca

Por Ígor Lopes

O pronunciamento do cônsul de Portugal no Rio de Janeiro, Nuno Bello. Foto: Guilherme Gonçalves
O pronunciamento do cônsul de Portugal no Rio de Janeiro, Nuno Bello. Foto/Arquivo: Guilherme Gonçalves

O consulado-geral do Rio de Janeiro vai mudar de endereço. Os trabalhos administrativos do consulado têm lugar num edifício no Centro da cidade, próximo ao aeroporto Santos Dumont e à sede da Ordem dos Advogados do Brasil. Mas a idéia do governo português é levar esses serviços para as dependências do Palácio São Clemente, local nobre e residência oficial do cônsul-geral Nuno Bello, na Zona Sul carioca. A data da mudança, cuja meta é cortar gastos nas contas de Lisboa, ainda está sendo definida.

A informação foi confirmada ao Mundo Lusíada pelo secretário de Estados das Comunidades Portuguesas, José Cesário, que admitiu que a mudança “está em curso”, mas que, de momento, não poderia adiantar mais detalhes, embora acredite que “a nova solução deverá ser melhor e mais barata do que a atual”.

Por sua vez, o deputado português Carlos Páscoa, eleito pelo círculo fora da Europa, comemorou a decisão do governo central português.

“Isto é algo pelo que eu vinha batalhando desde há muito tempo, pois faz todo o sentido em termos de atendimento e em termos financeiros. Só com o que se economizará com o condomínio pode-se contratar mais alguns funcionários e completar o quadro para ter atendimento à altura da necessidade da comunidade”, afirmou Páscoa, que diz que a decisão é de “bom senso”.

A mudança faz parte de um projeto do governo português para reduzir custos. Porém, um dos próximos passos será adaptar o Palácio São Clemente para ser capaz de receber, segundo fontes ligadas ao governo central, novos serviços, como atendimento consular com hora marcada e call-center moderno. O valor dessa obra não foi ainda divulgado.

O Mundo Lusíada apurou que, em junho de 2010, Carlos Páscoa questionou o Ministério dos Negócios Estrangeiros sobre a deficiência de meios humanos no consulado carioca e se o governo poderia considerar a mudança de local das instalações desse serviço. Quatro meses mais tarde, em outubro, o Ministério respondeu ao deputado que o governo estava avaliando a possibilidade de mudança das instalações, com o intuito de se melhorar a resposta dos serviços junto à comunidade.

A nossa reportagem tentou ainda contato com o cônsul-geral de Portugal no Rio, Nuno Bello, o que não foi possível até o fechamento desta edição.

MNE coloca outros imóveis à venda

O Ministério dos Negócios Estrangeiros elaborou uma lista com sete imóveis que o Estado português pretende vender. Através dessa negociação, Portugal quer arrecadar mais de 20 milhões de Euros, além de “economizar” mais de 300 mil Euros com a manutenção desses imóveis, já que muitos estão desocupados.

Além da atual sede do consulado-geral no Rio, o governo lusitano vai se desfazer das instalações em Washington (EUA), Dakota (EUA), Nogent-sur Name, Bruxelas (Bélgica), Clermont-Ferrand (França) e Haia (Países Baixos)..

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: