Organização da “Festa de Portugal” inova e realiza evento exclusivo para abertura oficial

Foto Odair Sene/ Mundo Lusíada

Por Odair Sene
Mundo Lusíada

 

A organização da tradicional “Festa de Portugal” (que é coordenada pelo presidente da Escola Portuguesa de Santos, José Augusto do Rosário) inovou e, pela primeira vez, passou a usar o espaço do Teatro SESC de Santos como palco para promover a abertura oficial da 15ª Edição da Festa de Portugal – com show gratuito de guitarra portuguesa do renomado guitarrista Ricardo Araújo, seus músicos e duas vozes convidadas cantaram sob muitos, muitos aplausos: Ana Carla Lemos e Letícia Ferreira.

Na solenidade que aconteceu dia 06 de junho (dois dias antes da abertura no Valongo), e foi aberto pelo Orfeão do Centro Cultural Português, também estiveram presentes autoridades (como o Cônsul Antonio Pedro Rodrigues da Silva e o Prefeito Rogério Santos) além de representantes dos Ranchos Folclóricos e entidades representativas da comunidade portuguesa da Baixada Santista. O Mundo Lusíada, um dos apoiadores, esteve no evento.

A festa anual ganhou mais notoriedade na cidade com o aumento expressivo do público e alargamento dos dias, que antes acontecia apenas no domingo, agora já se estendeu para o fim de semana, tendo como “cartão de visita” principalmente a gastronomia e a cultura portuguesa que é muito presente em Santos, anunciada pelo responsável José Augusto como “a cidade mais portuguesa do Brasil”.

Sobre o artista – Nesta noite de apresentação e abertura oficial, a atração foi o guitarrista Ricardo Araújo que atua no palco junto do irmão Renato e músicos convidados. Ricardo Araújo é filho de portugueses, com raízes em Barcelos e Aveiro. Ele possui uma carreira diversificada como professor e músico profissional, destacando-se como o primeiro brasileiro a se apresentar no teatro “Os Trabalhadores de Arte” em Moscou, em 25 de abril de 2010.

Ao longo dos anos, realizou performances em diversos palcos de destaque internacional, como na Ucrânia e em países da América do Sul, participando de festivais e contribuindo com projetos musicais variados, incluindo gravações de CDs e trilhas sonoras para TV. Ricardo é reconhecido mundialmente pelo seu curso online de guitarra portuguesa, que se tornou uma referência no ensino desse instrumento.

O público nesta noite aplaudiu o repertório do show apresentado no Sesc Santos, como as músicas “Balada de Coimbra”, “Canção do Mar”, “Vira de Frielas”, e Volta ao sertão com clássicos da viola caipira na guitarra portuguesa, além da especial apresentação da “Ave Maria”, de Bach (com o teatro absolutamente em silencio).

Este evento de apresentação (assim como sua sequência) foi organizado pela Escola Portuguesa, Prefeitura Municipal de Santos, com apoio institucional das Comunidades Portuguesas e apoio do Sesc Santos. Falaram nesta ocasião, o presidente da Escola Portuguesa, José Augusto do Rosário, o Cônsul Geral Antonio Pedro Rodrigues, a diretora do SESC Santos Simone Avancini e ainda o prefeito Rogério Santos.

https://www.facebook.com/JornalMundoLusiada/posts/pfbid032xX1GooKZLDApUFb8a9a2kRFR7a1ZmzkyZFEK1FQmNvke3BNghyj4FLRew4KizKdl

 

15ª Festa atraiu cerca de 30 mil pessoas

Aconteceu nos dias 8 e 9 de junho a 15ª edição da Festa de Portugal no Centro Histórico de Santos com apresentações gratuitas de grupos musicais e ranchos folclóricos da região e da capital, além de venda de comidas doces bebidas e artesanatos típicos lusitanos.

Muita movimentação de turistas e moradores passearam pelo Largo Marquês de Monte Alegre que teve diversas atrações numa grande festa em prol da Escola Portuguesa que atende em período integral, 120 crianças de famílias carentes com idades entre 3 e 6 anos e que vivem nas áreas do Paquetá, Vila Nova, Mercado Municipal, Centro e Montserrat.

Por conta do sucesso, e da importância dessa receita para a Escola, o presidente José Augusto justificou a ampliação ressaltando que “só estamos ampliando por enquanto o que deu resultado nas edições anteriores, mas para a próxima edição pode ser aumentado o número de dias porque a demanda para este evento é muito grande”.

Um dos principais pontos da festa é a gastronomia, a praça de alimentação no Arcos do Valongo em ambiente coberto ofereciam pratos diversos como bolinho de bacalhau, sardinha na brasa, caldo verde entre outros.

Falando ao programa “Orgulho de Ser Lusa”, José Augusto (que é o coordenador responsável pelo evento) disse se tratar da maior festa portuguesa não só de Santos, mas da Baixada, “mas há uma tendência de crescer ainda mais”, disse ele referindo que a cidade é tradicionalmente uma cidade portuguesa e tudo dessa festa gira em torno da Escola Portuguesa, “que faz um trabalho muito importante na cidade que é atender crianças de família de baixa renda”, disse completando que “Santos é a cidade mais portuguesa do Brasil”.

José Augusto falou que a comunidade num contexto geral “está envolvida neste projeto” que é um trabalho feito “em várias mãos, com grandes empresários que patrocinam, a comunidade envolvida com o voluntariado, os restaurantes da comunidade portuguesa, e no palco também os músicos, enfim todos abraçaram o evento, abraçaram as crianças, e a receita do sucesso é essa”, referiu ele.

José Augusto também aproveitou para convidar o público para o próximo ano, para quem não conhece “que venha ver o que é essa festa de Portugal, que é uma loucura, que invadiu a cidade e que está sendo espalhado para o mundo, é um ambiente criado de cores, sabores, e aroma, e até o ambiente remete a Portugal e lembra o Bairro Alto, então é propício realmente para ser a maior portuguesa de São Paulo”, falou.

Na página oficial do evento um resumo diz bem o que foi esses dois dias de festa: “É uma festa portuguesa, com certeza! Um “mar de gente” invadiu o Centro Histórico de Santos para curtir a 15ª edição da FESTA DE PORTUGAL! A cultura portuguesa valoriza as tradições, o que trouxe uma experiência coletiva e a empatia durante esses dias de comemoração. Portugueses e seus descendentes assistiram às apresentações emocionados, com olhos marejados, sorrisos sinceros e ,um misto de emoções sentidas, que tornaram as apresentações ainda mais significativas e tocantes”.

Foto Ronaldo Andrade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *