Destaques da semana: Também na Série B, mais um técnico português sai vencedor

Pepa, 2023. Foto @‌ggaleixo/Cruzeiro

DESTAQUES DA SEMANA

Por Emídio Tavares

Também na Série B, mais um técnico português sai vencedor

Pepa levou o Sport do Recife de volta à 1ª divisão do Brasil, conseguindo a 3ª colocação, 2 pontos atrás do campeão Santos, e 1 ponto atrás do vice Mirassol. O outro clube que voltou a primeira divisão foi o Ceará. Com um aproveitamento, sob seu comando, superior ao do campeão Santos (64,6% contra 59,5%), Pepa assumiu o clube do Recife na 7ª posição, obtendo em 16 jogos importantíssimas 9 vitórias, 4 empates e apenas 3 derrotas. O contrato de Pepa tem uma cláusula de renovação automática por mais uma temporada, condicionado à subida de divisão, mas tudo só será definido quanto a sua permanência ou não após as eleições presidenciais marcadas para 16 deste mês de dezembro.

Taças europeias

Liga dos campeões

Sporting, Sem Comando, Da Vexame Em Casa: Sporting 1×5 Arsenal

O Sporting recebeu na terça-feira (26/11) o Arsenal, entrando a campo com 3 zagueiros e 2 alas nas pontas, mas recuando para marcar. Franco Israel, St. Juste, Diomande e Gonçalo Inácio, Quenda e Maxi Araújo; Hjulmand, Morita e Trincão; Gyokeres e Marcus Edwards. Mas o caldo entornou logo cedo para os donos da casa, que tiveram a defesa envolvida pelo time inglês, que brincava de jogar bola e marcava sob pressão. Aos 7 minutos, a zaga leonina tentou fazer a linha burra e viu a bola passar à frente de seus 5 defensores e encontrar Martinelli dentro da área sozinho para abrir o marcador. Perdido em campo e sem orientação técnica alguma, o Sporting tomou o 2º gol da mesma forma, com a zaga fazendo a famosa linha burra e vendo de novo a bola encontrar desta feita Havertz dentro da área para o 2×0. Nervoso em campo, sem criar jogadas de ataque e com Gyokeres, anulado por Gabriel Magalhães, os leões nada faziam e viam seu treinador João Pereira desolado no banco, sem consertar a zaga que com 3 zagueiros tomava um banho de bola do adversário. O 1º lance de perigo criado pelo Sporting aconteceu aos 44 minutos quando Maxi lançou Quenda, que chutou para a defesa do goleiro Raya. Nos acréscimos, em jogada ensaiada após cobrança de escanteio, Gabriel Magalhães veio de trás, não foi marcado por Maxi Araújo e nem interceptado por Franco Israel, e cabeceou com força para fazer o 3×0.

A etapa complementar começou sem mudança alguma, apesar das falhas da zaga leonina composta por 3 zagueiros e muito pressionada pelo lado direito do ataque inglês. Mas no 1º minuto, após cobrança de escanteio, toda a zaga inglesa se preocupou com Gyokeres, mas se descuidou de Gonçalo Inácio que apareceu de surpresa para chapar e descontar para os donos da casa. Porém, aos 19, quando o Sporting mais atacava, num contra-ataque Odegaard foi calçado por trás por Diomande, para pênalti convertido por Saka, ampliando para 4×1. Só aí é que João Pereira resolveu mexer no time sacando Maxi e Edwards, colocando Catamo e Bragança. Com um segundo tempo equilibrado, João Pereira resolveu ousar mais e aos 32 trocou Morita por Harder. Mas as esperanças de reação morreram quando aos 36, Merino chutou de fora da área, Franco rebateu e Trossard, sozinho na pequena área, cabeceou para o 5º gol inglês. Aos 40, numa bola recuperada no meio de campo, Gyokeres ganhou de 2 zagueiros ingleses, levou a bola até a entrada da grande área, e acertou na trave do goleiro inglês. No último minuto, João Pereira fez a substituição que deveria ter acontecido na etapa inicial, colocando Matheus Reis no lugar de Gonçalo Inácio e João Simões no lugar de Trincão. Derrota pesada para um Sporting sem comando tático e técnico com a saída de Amorim. Ainda assim, o Sporting ocupa a 10ª posição com 10 pontos, tendo ainda, mais 3 jogos pela frente, sendo 2 fora (Brugge e Leipzig) e 1 em casa (Bolonha).

Monaco Perde Para Di Maria: Monaco 2×3 Benfica

Já na quarta-feira (27/11), o Benfica foi até a França enfrentar o Monaco, com Trubin no gol; Carrera, Bah, Otamendi e Tomas Araújo na zaga; Florentino, Aursners, e Kokçu no meio de campo; Akturkoglu, Di Maria e Pavlidis no ataque. Embora o jogo tenha sido equilibrado na 1ª etapa, com ambas as equipes criando boas chances de gol (o Benfica criou 3 reais chances claras, a maior num presente que Di Maria recebeu da zaga adversária a entrada da área), quem marcou foi o Monaco aos 13 minutos, numa bela jogada de contra-ataque, em que Trubin salvou no primeiro chute, mas não evitou o gol na recarga.

Para a etapa complementar o Monaco começou com tudo, mandando uma bola na trave com 1 minuto de jogo, mas sofreu o revés, numa recuada errada de cabeça de Caio para o goleiro da casa em que Plavlidis interceptou e empatou a partida. Aos 5 o Monaco marcou, mas em lance fora de jogo anulado pelo VAR. Aos 7, num lance de Carreras e Di Maria, Bah empatou, mas o VAR também anulou em fora de jogo de Di Maria. Aos 13, Singo, que já tinha amarelo, fez outra falta e foi expulso, deixando o Monaco com um a menos em campo. Aos 20, Bruno Lage sacou Florentino e Pavlidis e faz entrar Amdouni e Arthur Cabral.  Aos 22, num contra-ataque de 4 jogadores franceses, contra 6 encarnados, Bah foi envolvido e permitiu o cruzamento para o miolo da área, com Magassa fazendo o 2º gol do Monaco, que deu aos franceses poderio como se eles estivessem com um homem a mais, criando na sequência pelo menos mais 3 oportunidades de gol evitadas por Trubin. Mas embora tarde, as alterações de Bruno Lage surtiram efeito e justamente no final da partida, ambas com passes magistrais de Di Maria, que cruzou da esquerda milimetricamente para o gol de cabeça de Arthur Cabral empatando jogo aos 39 e depois cruzou da direita, aos 43, também na medida para a cabeçada certeira de Amdouni virar o jogo numa vitória heróica e com assinatura do argentino encarnado. Com o gol o Benfica chegou aos 9 pontos e atingiu a 14ª posição, tendo ainda mais 3 jogos pela frente, sendo 2 em casa (Bolonha e Barcelona), e 1 fora (Juventus).

Liga Europa

De novo Porto deixa escapar vitória no final: Anderlecht 2×2 Porto

Na quinta-feira (28/11), o Porto se deslocou até a Bélgica para enfrentar a Anderlecht, e apesar das infindáveis falhas defensivas, o time luso conseguiu sair vencedor na etapa inicial, com um gol assinalado por Galeno aos 24 minutos, na conversão de um pênalti duvidoso.

Porém, logo aos 7 da etapa final, os belgas conseguiram o empate e ajudados pela torcida aumentaram o poderio ofensivo durante os minutos iniciais, mas que acabou parando no bloco da defesa portista. A partida parecia estar com o placar definido quando então Vitor Bruno fez entrar a campo Fabio Vieira, nos minutos finais e na primeira bola que o craque tocou, surgiu o 2º gol do Porto, aos 38 minutos. Mas os belgas não se deram por vencidos e no minuto seguinte fizeram o gol do empate, que fechou o placar. Com o resultado o Porto ocupa agora a 23ª posição, restando ainda 3 partidas (Midtjylland e Olympiakos em casa e Maccabi Tel Aviv fora).

Braga nocautei alemães nos 8 minutos iniciais: Braga 3×0 Hoffenheim

Também na quinta-feira (28/11), o Braga recebeu os alemães do Hoffenheim e numa partida onde foi soberano, liquidou os alemães com 2 gols madrugadores (aos 2 com Bruma e aos 8 com Roger), apenas administrando a vantagem no decorrer da partida.

A etapa final continuou com a equipe lusa dando as cartas e com os alemães tentando, sem sucesso e por poucas vezes, descontar. Nos acréscimos, o golpe de misericórdia, num belo chute de Fabio Vieira decretou os 3×0. Com o resultado o Braga assumiu a 18ª posição, tendo agora mais 3 jogos pela frente (2 fora, contra Roma e U. St. Gilloise e o último em casa frente a Lazio).

Liga Conferência

Massacre luso, mas recompensado com apenas 1 ponto: Astana 1×1 v. Guimarães

Ainda na quinta-feira (28/11), o V. Guimarães foi até o Cazaquistão enfrentar o Astana, e até parecia o dono da casa, dominando amplamente a partida e criando inúmeras (pelo menos 7 chances claras e reais) oportunidades de gol. Mas como diz o velho ditado que quem não faz, toma, aos 40, num lance de contra-ataque os donos da casa encontraram seu gol com Kalaica.

Para a etapa final o cenário se repetiu, com os cazaques se defendendo e o Guimarães pressionando. Por fim, aos 44 minutos, Ramirez empatou fazendo justiça ao volume de jogo da equipe portuguesa, que agora ocupa a 5ª posição e ainda terá mais 2 jogos por fazer (um fora contra o St. Gallen e o último em casa frente a Fiorentina).

Liga Portuguesa De Futebol Temporada 2024/2025

A 12ª jornada começou na sexta-feira com os seguintes confrontos:

Sexta-feira (29/11)

Farense 1×0 E. Amadora (20:15h)

Sábado (30/11)

Rio Ave 3×2 Moreirense (15:30h)

Nacional 0x0 Boavista (18:00h)

Sporting 0x1 S. Clara (20:30h)

Domingo (01/12)

Estoril x Famalicão (15:30h)

Arouca x Benfica (18:00h)

AVS SAD x Braga (20:30h)

A jornada só termina na segunda-feira (02/12) com dois jogos. Às 18:45h de Portugal o V. Guimarães receberá o Gil Vicente e às 20:45h o Porto receberá o Casa Pia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sporting

Interessado em garantir já o concurso de Gyokeres, o Barcelona prepara agora uma outra proposta pelo craque luso (a 1ª incluía os 50% do passe de Trincão que o time espanhol detém e mais o passe ou empréstimo de Vitor Roque, para abaixar a cláusula de 100 milhões), visando sanar a saída de Lewandowski que deve se aposentar ao final da próxima temporada. Os catalães oferecem 70 milhões de euros pelo atacante leonino, porém cedendo-o ao Sporting até o final da próxima temporada.

V. Setúbal

Seguindo o que determina o Estatuto, a mesa da Assembleia Geral do V. Setúbal montou, com cinco sócios, sendo 4 mais antigos e 1 mais novo, a Comissão de Gestão que comandará o clube por tempo indeterminado (pelo menos até que novas eleições sejam agendadas e que haja candidatos). A presidência da Comissão ficou a cargo do sócio de número 300, Carlos Alberto Ribeiro da Silva.

Seleção Feminina de Futebol

A Seleção Feminina Portuguesa de Futebol fez na sexta-feira (29/11), no Estádio do Dragão, sua partida de ida valendo vaga na Eurocopa 2025, frente a Rep. Tcheca. Perante um público de 40.189 torcedores (recorde do futebol feminino em Portugal), a seleção dominou do primeiro ao último minuto, mas sofreu um gol no primeiro tempo e embora dominando amplamente e empatando logo no começo da etapa final, o ataque pecou em excesso com inúmeros gols perdidos, não conseguindo fazer o gol da vitória. Na próxima terça-feira (03/12), as meninas precisam vencer fora para garantir a vaga na Euro do próximo ano.

Portugueses pelo Mundo

Após a vitória fora do Al-Nassr, pela Liga dos Campeões Asiáticos, frente ao Al-Gharafa, o maior milionário do planeta, Elon Musk, comentou na postagem de Cristiano Ronaldo sobre o jogo, postando: “Parabéns!“. De imediato CR7 respondeu: “Contente pelos teus olhos terem tempo para ver bom futebol”. Elon continuou o diálogo terminando com: “Claro que sim!”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também