Universidade de Coimbra firma parceria para lançar Cátedra sobre o Brasil

Da Redação

A Universidade de Coimbra e a fundação estatal brasileira Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) celebraram, neste mês, uma Carta de Intenção, para a criação de uma Cátedra sobre o Brasil na UC. A iniciativa pretende intensificar a cooperação acadêmica de alto nível entre ambos os países, devendo os termos concretos da Cátedra ser estabelecidos futuramente.

No documento, a Fundação e a instituição portuguesa declararam a intenção de criar programas de cooperação para promover o intercâmbio de pesquisadores e estudantes. Entre os objetivos estão ampliar a produção científica conjunta entre Brasil e Portugal e estimular a alta formação de recursos humanos.

O programa de cátedra a ser estabelecido será acompanhado de uma bolsa de pós-doutorado e uma de doutorado-sanduíche, para possibilitar a coordenação de uma formação robusta de cientista de instituição brasileira em Portugal. No Brasil, haverá professor visitante da universidade portuguesa com bolsa.

Assinaram a carta Cláudia Queda de Toledo, presidente da CAPES, e Amílcar Falcão, reitor da UC. O documento é o ponto de partida para firmar acordo de cooperação com regras para futuros editais. Também participou do encontro João Nuno Calvão da Silva, vice-reitor para as Relações Externas e Alumni da UC.

“A Universidade de Coimbra faz parte da história do Brasil como os estudantes docentes e investigadores brasileiros fazem parte da história da UC: é uma relação centenária que faz todo o sentido continuar a estimular. O principio de acordo para o lançamento deste cátedra, particularmente simbólico por ser assinado no ano em que se celebra o bicentenário da independência do Brasil, vem contribuir precisamente para essa constante aproximação”, declara o Reitor da UC, Amílcar Falcão.

A Universidade de Coimbra está umbilicalmente ligada à história do Brasil: na instituição conimbricense estudou uma grande maioria das elites que estiveram envolvidas declaração da independência do país e ainda hoje, passados 200 anos, estuda uma comunidade brasileira de mais de 2500 alunos e alunas, segundo a UC.

Acordo com Judiciário

Ainda, possibilidades de cooperação futura entre a Universidade de Coimbra e as instituições do poder judiciário brasileiro foram abordadas recentemente.

Um grupo de altos magistrados do Brasil visitou no último dia 06 a UC, tendo reunido com o Reitor, Amílcar Falcão, e com o Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva.

A comitiva, integrando os Ministros do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski, Alexandre de Moraes e André de Mendonça, o Ministro do Superior Tribunal de Justica, Mauro Campbell, e o Desembargador Elton Leme, esteve em Coimbra para participar no Seminário de Verão “O Direito e o Mar – 500 anos de Circum-Navegação”, promovido pela Associação de Estudos Europeus de Coimbra da Faculdade de Direito da UC.

Na reunião, na Reitoria da UC, foram abordadas possibilidades de cooperação futura entre a Universidade de Coimbra e as instituições do poder judiciário brasileiro.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: