Grupo Trasmontano/Igesp investe em educação e inaugura faculdade própria em SP

O evento contou com a presença do (então) Ministro da Educação Mendonça Filho, que assinou o documento de credenciamento da instituição junto ao MEC.  Confira Galeria de Imagens >>

Mundo Lusíada
Na manhã de 04 de abril a direção do Grupo Trasmontano/IGESP, empresa com mais de 85 anos na área da saúde, esteve recepcionando convidados para a inauguração de sua nova aposta, a FASIG – Faculdade de Ciências da Saúde IGESP.
O evento contou com a presença do Ministro da Educação do Brasil Mendonça Filho (DEM), que assinou o documento de credenciamento da instituição junto ao MEC, num ato simbólico mas que marcou uma das últimas atividades do ministro no comando da pasta, ele se desligou no dia 06 de abril para participar das eleições de outubro em seu estado, Pernambuco.
Sediada na Rua da Consolação, numa região privilegiada, a faculdade conta com dez andares e abriga salas de aula com capacidade para 45 alunos, equipadas com lousa digital com tecnologia “touch screen” (tela sensível ao toque), laboratórios de anatomia, práticas hospitalares, microscopia e também, laboratório de informática, além de biblioteca, lanchonete e demais setores administrativos.
A faculdade conquistou nota 4 do MEC no processo de credenciamento e iniciará suas atividades oferecendo 180 vagas (90 por semestre) para o curso de graduação em Enfermagem, que também obteve a nota 4 na avaliação, ratificando o compromisso com a qualidade do ensino e da preparação de novos profissionais. Após a abertura do edital de vestibular 2018, a FASIG iniciará os estudos para ampliação da grade de cursos de graduação e pós-graduação, sempre focados na área da saúde.
O Presidente do Grupo Trasmontano/IGESP e Reitor da FASIG, Fernando José Moredo, disse que “o Grupo trabalha para levar saúde a todos e agora também, através da educação e da formação profissional, garantindo o acesso ao conhecimento e à capacitação para prestar uma assistência ainda mais ampla e qualificada”.
Com o propósito de continuar colaborando com a evolução do setor em que atua, o Trasmontano assumiu o compromisso com a formação mais ampla e qualificada de novos profissionais de saúde. Foi preciso muito estudo e organização para iniciar esse projeto na área acadêmica. “Sabíamos do potencial desse mercado, mas inicialmente não imaginávamos o quanto seria desafiador. Cada etapa do projeto, da concepção à personalização do negócio foi incrivelmente gratificante”, disse o Dr. Alcides Felix Terrível, vice presidente do grupo e também Pró-Reitor acadêmico da FASIG.
O Ministro Mendonça Filho referiu que “Simbolicamente, esse evento marca o início das atividades na área educacional voltada diretamente para a saúde. Sabemos que a formação profissional de um curso superior exige um cuidado fundamental, e a área da saúde tem um aspecto ainda maior, que é tratar de pessoas, de seres humanos. Assim, bons profissionais cuidando das pessoas é algo essencial para que a gente possa ter uma saúde de qualidade”, ressaltou.
A FASIG nasce com a missão de ser uma instituição de ensino que preza pela qualidade do conteúdo oferecido aliada às melhores práticas profissionais. “Não queremos ser uma instituição certificadora, nosso objetivo é oferecer um ensino de qualidade que levará para o mercado profissionais mais bem preparados e capacitados para exercer suas atividades com grau máximo de eficiência”, conclui o Pró-Reitor Administrativo da Instituição, Dr. Julio Cesar de Machado Lobato.

Ao Mundo Lusíada o presidente do Grupo e Reitor da FASIG, Fernando José Moredo, disse que “todos nós temos sonhos e nunca se sabe lá na frente o que vai acontecer, é um desafio, não sabemos o que vamos encontrar lá na frente, mas durante um percurso quando você percebe que está no caminho errado, você corrige a direção, então estamos caminhando bem, porque a faculdade era um sonho nosso, uma pequena semente, nosso sonho é maior, nós queremos ter uma universidade e para isso precisamos ter sete cursos, então vamos começar com este apenas [enfermagem], e depois vamos estender isso e chegar num objetivo maior”, disse.
E como o sonho envolve pessoas, especialmente na questão da qualificação, Fernando Moredo comentou que o curso é aberto para quem quiser, “mas nós temos uma demanda muito grande no próprio hospital, temos lá cerca de 500 enfermeiros então sempre teremos as pessoas que são por exemplo técnicos em enfermagem e querem fazer um curso superior de enfermagem, então a faculdade aqui será um início para eles, mas não é somente para nossos funcionários é um curso aberto para o mercado, para quem quiser fazer”.
O dirigente também referiu que, apesar do grande investimento financeiro, o Grupo Trasmontano/IGESP não pensou propriamente no retorno financeiro, segundo ele, o Grupo quer deixar sua marca inserida numa sociedade e no mercado, explicando que se trata de um grupo que presta saúde, e pretende-se formar pessoas para essa área da saúde, este é o objetivo.
Moredo também fez questão de enaltecer muito o trabalho do Dr. Júlio Lobato e do Dr. Alcides Félix Terrível, “sem eles com certeza essa faculdade que hoje está sendo inaugurada não teria sido possível”, declarou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend