Exposição “O Império em Brasília” celebra 190 anos da Constituinte de 1823

Obras do Museu de Petrópolis integram exposição sobre 190 anos do Parlamento.

 

ImperioBrasilia_190anosConstituinte

 

Da Redação
Com Agencia Senado

Em Brasília, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, inaugurou em 7 de agosto, no Salão Negro do Congresso, a exposição “O Império em Brasília”, que celebra os 190 anos da Assembleia Constituinte de 1823. A mostra reúne pinturas, esculturas, objetos decorativos, armas, condecorações e manuscritos da época do Império, pertencentes ao acervo do Museu Imperial de Petrópolis (RJ).

Henrique Eduardo Alves disse ter grande orgulho de comemorar os 190 anos do Parlamento. “Todos que aqui estiveram, estão e estarão representam legitimamente o povo brasileiro, com o carinho e a marca do voto popular”, comentou. Ele observou que, todos os anos, a Câmara dos Deputados recebe mais de 200 mil visitantes. “O Parlamento é o Poder mais legítimo, aberto e transparente.”

As peças chegaram no final de julho do museu, o principal acervo do país sobre o império brasileiro, em especial o Segundo Reinado, período governado por d. Pedro II. Recentemente parte desse conjunto, relativa às viagens do imperador d. Pedro II pelo Brasil e por vários países, foi inserida no Registro Memória do Mundo da Unesco (MOW) – uma distinção para documentos em papel escrito e iconográfico que equivale a patrimônio da humanidade (referente a patrimônio edificado). A instituição é a primeira unidade do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Ministério da Cultura, a receber essa chancela da Organização das Nações Unidas (ONU) para a educação, a ciência e a cultura.

O Império e o Congresso

Na exposição que ocupará o Salão Negro do Congresso Nacional até 20 de outubro, o público tem a oportunidade de conhecer 54 peças emblemáticas do Império brasileiro e da formação do Estado Nacional. Entre elas, estão a mesa na qual se reuniu a Assembleia Constituinte de 1823; a pintura Juramento da princesa d. Isabel, de autoria de Vitor Meirelles e datada de 1875; o busto de bronze Bonifácio de Andrada, de Marc Ferrez; o brasão de Armas do Império confeccionado com penas de aves.

Outros itens de destaque são a carta de d. Pedro I a d. João VI, rompendo os laços com Portugal; e a Carta de Abdicação de d. Pedro I ao trono do Brasil em favor de seu filho, d. Pedro de Alcântara, futuro d. Pedro II.

Também estão em cartaz peças de uso cotidiano, como paliteiros de prata e outros utensílios de jantar. O objetivo é apresentar um pouco dos hábitos da sociedade brasileira na época de fundação do Parlamento.

Com curadoria de Ricardo Oriá, Clarissa Castro e Maurício Ferreira, a exposição sobre os 190 anos do Poder Legislativo no Brasil é dividida em cinco módulos temáticos: A Transferência da Corte Portuguesa para a América; O Processo da Independência do Brasil; A Formação do Estado Nacional – O Papel do legislativo; A Consolidação do Império no Brasil; Os Símbolos da Ordem Monárquica.

A mostra é resultado do trabalho conjunto entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal em parceria com o Museu Imperial, o Instituto Brasileiro de Museus e a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), instituição de ensino que fomenta a educação, a arte e a cultura.

Comemorações

A exposição “O Império em Brasília: 190 anos da Assembleia Constituinte de 1823” se soma à programação comemorativa que se estende por todo o ano na Câmara e no Senado.

Ainda em maio, senadores e deputados comemoraram os 190 anos do Parlamento brasileiro em sessão solene e defenderam a independência dos Poderes da República e o fortalecimento do Legislativo.

Para o segundo semestre, também está previsto o “Seminário 190 anos do Parlamento Brasileiro”, que trará especialistas à Câmara para discutir o papel do Legislativo na história política brasileira dos dois últimos séculos.

Serviço:
Exposição: “O Império em Brasília: 190 anos da Assembleia Constituinte de 1823”
Local: Salão Negro do Congresso Nacional
Período: de 08 de agosto a 20 de outubro de 2013
Visitação: todos os dias da semana, inclusive feriados
Horário: das 9h às 17h
Agendamento de grupos escolares com visita monitorada: pelo telefone 0800619619 ou pelo e-mail: exposiçõ[email protected]
Entrada franca

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: