Embaixador inaugura exposição dedicada ao bicentenário da independência no Recife

Mundo Lusíada

Para celebrar a relação Brasil-Portugal, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) inaugurou, nesta segunda-feira (21), uma exposição sobre o Bicentenário da Independência do Brasil.

Fruto de uma parceria internacional com a Embaixada Portuguesa no Brasil, a Universidade de Coimbra, a Associação Portuguesa de Imprensa, o Instituto Camões e a Associação de Imprensa de Pernambuco (AIP), a mostra segue em cartaz até 21 de maio na Galeria Massangana, localizada no Campus Gilberto Freyre, em Casa Forte, Zona Norte do Recife.

A mostra reúne 38 documentos inéditos pertencentes à instituição de ensino portuguesa intrinsecamente ligados a momentos históricos das duas nações. No dia 7 de setembro, data em que se completam os 200 anos da Independência, a exposição segue para Portugal, no Palácio da Universidade de Coimbra.

Destacam-se, na primeira parte da exposição, o documento de matrícula do primeiro aluno natural do Brasil em Coimbra, o pernambucano Manuel da Paiva Cabral, no século XVI, e a primeira edição de “Caramuru, poema épico do descobrimento da Bahia”, de frei Santa Rita Durão.

O Embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos, acompanhado do Vice-Cônsul em Pernambuco, Marco Melo, e da diretora do Camões – Centro Cultural Português em Brasília, Alexandra Pinho, estiveram presente na Fundação Joaquim Nabuco.

A solenidade de abertura da exposição teve início às 17h na Galeria Massangana, com uma apresentação do Maestro Spok, que tocou todo o Hino Nacional e um trecho do Hino do Estado de Pernambuco.

O presidente da Fundaj, Antônio Campos, agradeceu a presença dos parceiros no evento. “Os documentos do período colonial nos fazem viajar no tempo e promovem um encontro com as nossas origens. Na verdade, muito mais. Espelham a conquista, passo a passo, da nossa identidade, que é a construção da nossa própria história”, observou em seu discurso.

O embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, ressaltou que esta é a primeira iniciativa institucional a celebrar o Bicentenário no Brasil. “Os primeiros [eventos] são sempre muito importantes, porque mostram o caminho”, afirmou.

Vice-reitor da Universidade de Coimbra, João Nuno enfatizou o papel da instituição lusitana na formação de muitos brasileiros ao longo dos séculos e brindou a iniciativa. “É uma honra institucional, pessoalmente, prestigiar o momento em que Portugal comemora 200 anos da sua antiga colônia. Isto é algo que, de fato, nos deve orgulhar a todos”, destacou, acrescentando a importância do presidente da Associação de Imprensa de Pernambuco, Múcio Aguiar, para a realização da parceria.

O diretor de Programas do Ministério da Educação (MEC), Márcio Terra, se disse honrado em participar do evento. “As relações entre Portugal e Brasil remontam a cinco séculos, desde a descoberta do território brasileiro até os dias atuais, vinculados que são pela língua comum e pela ancestralidade luso-brasileira”, lembrou.

O presidente da Associação Portuguesa de Imprensa, João Palmeiro, recordou outro fato histórico importante ao longo deste período: a travessia do Atlântico Sul pelos aviadores portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral, que marcou as celebrações do centenário da Independência, em 1922.

“Se falo isto, é porque há dois jornais sem os quais aquela travessia não seria possível. O Diário de Notícias de Lisboa, que lançou uma edição para colher fundos, e o Diario de Pernambuco, que, quando o último hidroavião se perdeu e os dois voadores estavam sem saber como terminar a viagem, ajudou a recolher os fundos para encomendar o último hidroavião. E estes dois jornais ainda existem hoje”, relembrou.

Agenda em Pernambuco

O Embaixador de Portugal, acompanhado pelo Vice-Cônsul em Pernambuco, visitou também no dia 21 o Real Hospital Português de Beneficência do Recife, tendo sido recebido pelo Provedor, Comendador Alberto Ferreira da Costa.

Fundado em 1855, o hospital de matriz portuguesa é hoje, um centro de excelência médica no nordeste do Brasil. Possui 850 leitos ativos, realiza mensalmente cerca de 15000 atendimentos urgentes, 2500 internamentos e mais de 1500 cirurgias.

Além de encontro com o presidente da FIEPE – Federação das Indústrias de Pernambuco, e visita ao clube português do Recife, quando o embaixador foi recebido pelo presidente do clube, Fernando Medicis, e a sua diretoria.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: