Embaixada de Portugal recebe lançamento do livro “Turma da Mônica: Uma Viagem a Portugal”

Da Redação

Brasília vai receber o lançamento do livro “Turma da Mônica: Uma Viagem a Portugal. As diferenças do português falado no Brasil e em Portugal” do escritor José Santos.

O Camões – Centro Cultural Português em Brasília, a Editora IMEPH, e o escritor José Santos convidam para o lançamento no dia 11 de junho, às 19h, no auditório do Camões, I.P., seguida de uma sessão de autógrafos com o autor.

A obra é uma divisão editorial da Mauricio de Sousa Produções, em parceria com a editora IMEPH. O lançamento oficial ocorreu na XVII Bienal Internacional do Livro de 2017, no Rio de Janeiro.

Em 13 capítulos, o livro mistura diversão com aprendizado da cultura portuguesa. Numa parceria com a Turma da Mônica e o desenhista Mauricio de Sousa, o escritor de família de origem portuguesa José Santos revela o significado de muitas palavras do português falado, até então desconhecidas pela maioria dos brasileiros.

Em “Uma Viagem a Portugal”, a Turma da Mônica acompanha o miúdo António Alfacinha, personagem criado por Mauricio de Sousa em 2007, em uma viagem pelas terras portuguesas.

O leitor conhecerá de perto como é a vida em Portugal, percorrendo mercados, escolas, estádios. Andará por praças e atravessará ruas e pontes. Será convidado a entrar nas casas, saber como é a sala, o quarto, a cozinha e até o banheiro.

Além desse passeio, o livro conta com mais de 250 palavras típicas do português de Portugal que foram destacadas, como matraquilhos, peúgas, esferovite, chávena e osga. E, a cada página, os personagens da Turma mostram ao leitor o significado de cada um desses termos no português falado e escrito no Brasil.

AUTORES

José Santos Matos é graduado em Comunicação pela UFJF (1983) e pós-graduado em Jornalismo Latino-Americano pelo Instituto de Periodismo José Marti, Havana, Cuba (1990). Mineiro de Santana do Deserto, onde nasceu em 1959, vive em São Paulo desde 1991. Escreve livros para crianças e jovens. Já publicou quinze livros, atingindo uma tiragem de 350 mil exemplares. Teve quatro de seus títulos selecionados para o catálogo da Bologna Children’s Books Fair. E cinco de seus livros foram escolhidos pelo Ministério da Educação para fazer parte do PNBE – Programa Nacional Biblioteca na Escola. Seus projetos foram feitos em parceria com importantes ilustradores como Alcy, Laurabeatriz, Girotto, Guazzelli, Jô Oliveira e Eliardo França.

Como diretor do Museu da Pessoa, organizou Memórias de brasileiros – uma história em todo canto e recontou depoimentos de infância concedidos ao museu no livro Crianças do Brasil – suas histórias, seus brinquedos, seus sonhos, ambos lançados pela Peirópolis. Atualmente coordena o projeto Memória da Literatura InfantoJuvenil, que já entrevistou dezenas de escritores, ilustradores e editores. José Santos realiza também oficinas de rimas com seu filho Jonas, um escritor precoce e amante da poesia.

Maurício de Sousa iniciou sua carreira como ilustrador na região de Mogi das Cruzes, próximo de Santa Isabel, onde nasceu. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo), escrevendo reportagens policiais. Em 1959 criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí vieram, Cebolinha, Cascão, Mônica, e tantos outros. Em 1970, lançou revista Mônica. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini. Cerca de 150 empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir mais de três mil itens, com os personagens de Maurício de Sousa; suas criações chegam a cerca de 30 países.

SERVIÇO
11 Junho – 19h
Lançamento do livro “Turma da Mônica: Uma Viagem a Portugal. As diferenças do português falado no Brasil e em Portugal”
Local: Auditório do Camões, I.P. em Brasília – Embaixada de Portugal
SES – Av. das Nações, Quadra 801 – Lote 2 – Brasília / DF
Entrada franca.
Informações: +55 61 3032-9636

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: