Em visita a Goiás, Embaixador de Portugal esteve com autoridades locais e comunidade

Mundo Lusíada

Entre terça e quarta-feira, o embaixador de Portugal esteve em visita de trabalho ao estado de Goiás, acompanhado do Encarregado da Secção Consular, do Diretor da AICEP e do Cônsul-Honorário em Goiânia, quando se reuniu, dia 22, com o Governador Ronaldo Caiado.

Na ocasião, foram discutidos temas de interesse comum para o desenvolvimento da cooperação entre Portugal e o estado de Goiás. Cidadãos goianos “compõem parcela muito importante da numerosa comunidade brasileira em Portugal” segundo a embaixada.

A visita de trabalho do Embaixador a Goiânia terminou com um encontro com o Prefeito, Rogério Cruz, e sua equipe. Na reunião, foram discutidas vias de colaboração em áreas de interesse comum, e a perspectiva de geminação entre Goiânia e uma cidade portuguesa.

Luís Faro Ramos colocou a capital, onde residem cerca de mil cidadãos portugueses, como estratégica para a comunidade. “A embaixada está à disposição e saliento, aqui, nosso interesse em aprofundar cooperações econômicas e culturais”, destacou.

O prefeito Rogério Cruz destacou as potencialidades da capital, mencionando as ações de enfrentamento ao novo Coronavírus e o avanço da campanha de vacinação. Ainda, frisou a importância da proximidade entre Goiânia e Portugal, principalmente do ponto de vista da gestão. “Somos proporcionalmente a maior comunidade brasileira em Portugal. Este encontro institucional dá um aceno importante para a consolidação de nossas relações, tanto econômicas, quanto políticas e culturais”.

Na oportunidade, Rogério Cruz sinalizou a iniciativa de firmar Goiânia como co-irmã de uma das cidades portuguesas. “Por isso, pedimos ao cônsul honorário a indicação, preferencialmente de uma localidade com expressiva comunidade goianiense”, explicou.

Na prática, o estabelecimento de cidades co-irmãs fortalece a cooperação conjunta entre os dois países, abrindo portas para, entre outras questões, intercâmbios empresariais.

Negócios

Durante visita a Goiânia, foi possível “fortalecer os laços econômicos e comerciais” entre Portugal e o estado de Goiás. Segundo a embaixada, oportunidade para discutir novas áreas de cooperação e identificar oportunidades para as empresas portuguesas no estado.

Foi proporcionado pelo Cônsul Honorário um almoço do Embaixador de Portugal com as principais lideranças da região, como a Federação das Indústrias, a Associação Comercial e Industrial, a Fecomércio, a Organização das Cooperativas do Brasil e do grupo empresarial Belcar.

As reuniões foram acompanhadas pelo Diretor da AICEP no Brasil e o Encaregado da Secçao Consular.

Naquela que foi o oitavo Estado brasileiro que visitou em quase nove meses do mandato como embaixador Faro Ramos fez um balanço positivo da viagem a Goiás, salientando que cumpriu o objetivo institucional, de se apresentar às autoridades locais, o objetivo consular, de apoio às comunidades, e o econômico.

“A presença de Francisco Costa, diretor da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) no Brasil, nesta delegação é sinal da importância que atribuímos ao aprofundamento das relações e trocas econômicas entre Goiás e Portugal”, declarou à agencia Lusa.

“Devo dizer que ficamos muito agradados com a informação que obtivemos de que dezenas de empresários brasileiros do Estado de Goiás se deverão deslocar a Lisboa por ocasião da próxima edição da Web Summit”, concluiu o diplomata.

Permanência Consular

Em Goiânia, o Embaixador de Portugal também acompanhou os trabalhos da permanência consular no Clube Português de Goiás, que registrou números recorde de atos consulares praticados.

Além de encontro com representantes da Comunidade Portuguesa na cidade, incluindo membros antigos e atuais dos corpos dirigentes do Clube. O encontro foi proporcionado e acompanhado pelo Cônsul Honorário de Portugal em Goiânia, José Pedro Martins Santos.

À agência Lusa, o embaixador Luís Faro Ramos explicou que esta deslocação de funcionários da Embaixada para capital de Goiás proporciona “apoio consular, designadamente em questões de registo civil e notariado, cartões de cidadão, passaportes, entre outros”.

“Batemos o recorde da última permanência consular, que tinha sido em fevereiro. Atendemos cerca de 100 pessoas. Vale salientar que os serviços consulares em Brasília estão sempre disponíveis para o atendimento aos nossos compatriotas. As permanências consulares têm um valor de proximidade que vai para além da quantidade de atos. (…) É uma permanência muito apreciada pela nossa comunidade”, frisou Faro Ramos.

“Tive uma reunião com os membros mais proeminentes da nossa comunidade em Goiânia, em que pude constatar que estão bem integrados, não fizeram qualquer reparo em particular, pelo contrário, salientaram muito a ação dinâmica do nosso cônsul honorário de Portugal em Goiânia, José Pedro Santos”, afirmou.

“Ficaram também particularmente agradados com uma possibilidade que existe desde maio do ano passado, de planejar um agendamento por marcação em Brasília. Está a ser muito apreciado porque, antigamente, as pessoas deslocavam-se de Goiás a Brasília e não sabiam quando poderiam ser atendidas. Agora, há uma previsibilidade que é muito apreciada e que facilita muito o contato dos utentes com os serviços consulares”, explicou o embaixador.

Luís Faro Ramos anunciou ainda que a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, visitará o Brasil no início da segunda quinzena de outubro, ocasião em que se deslocará ao Rio de Janeiro, a Brasília, Belém do Pará, Manaus e São Luís do Maranhão.

“Será uma visita muito completa e, como passará por Brasília, tenciono organizar uma recepção com a comunidade portuguesa em honra da secretária de Estado”, revelou à Lusa Luís Faro Ramos.

A permanência consular que se deslocou de Brasília atendeu cerca de 100 pessoas, disponibilizando serviços como emissão de passaportes e cartões de cidadão.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: