Cidade de Lamego é sede das comemorações oficiais do Dia de Portugal 2015

Lamego

Mundo Lusíada
Com Lusa

O Presidente português Aníbal Cavaco Silva designou em 30 de março a cidade de Lamego para sede das comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

“O Presidente da República assinou hoje um despacho designando a cidade de Lamego como sede, no ano de 2015, das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”, lê-se numa nota divulgada pela Presidência da República em Lisboa.

Esta é a primeira vez que Lamego será ‘palco’ do 10 de Junho, no último ano em que Cavaco Silva presidirá às comemorações, visto que o seu mandato como Presidente termina em março de 2016.

Por outro lado, será a quarta vez que Cavaco Silva designa uma cidade do interior para sede do Dia de Portugal, depois das comemorações do ano ano passado ter escolhido a Guarda, em 2013 Elvas e em 2011 ter optado por Castelo Branco.

Desde que tomou posse como Presidente da República, em 2006, Cavaco Silva escolheu sempre cidades diferentes para as comemorações oficiais do Dia de Portugal.

Em 2012, a cidade escolhida foi Lisboa, em 2010, o palco das comemorações do Dia de Portugal foi Faro e, no ano anterior, a cidade de Santarém. Viana do Castelo acolheu as comemorações oficiais em 2008, Setúbal, em 2007, e Porto, em 2006.

Interior

Em comunicado, a autarquia agradeceu ao Presidente “pela honra e distinção que confere à cidade de Lamego”, que receberá a cerimônia “com o sentimento do regresso ao início da portugalidade e ao simbólico ato seminal das primeiras cortes, como reza a tradição, reunidas na Igreja de Almacave por D. Afonso Henriques, em agosto de 1143”.

“Desde esses tempos, somos um povo forte e orgulhoso. Corre-nos nas veias o patrimônio genético dos povos guerreiros que aqui passaram, viveram e deixaram marcas de poder. Construíram esta nobre cidade, ajudaram à fundação da nacionalidade e moldaram uma região bafejada pelos privilégios da natureza e pela obra do Homem”, acrescenta.

A Câmara garante que a população e as instituições de Lamego e do Douro “estarão à altura deste desafio”, que espera venha a ser “um momento de especial visibilidade da realidade econômica, social e cultural da região”, da sua “fidalguia e hospitalidade” e das suas “imensas capacidades e múltiplas potencialidades”.

“Todos os lamecenses saberão fazer deste momento especial de exaltação dos valores do patriotismo e da união entre todos os portugueses espalhados pelo mundo um momento de afirmação da vontade e determinação que, ao longo da história multimilenar da nossa cidade, foi apanágio dos nossos antepassados”, refere.

O orgulho dos lamecenses na sua história, no seu patrimônio e nas suas instituições (como a Diocese de Lamego e o Centro de Tropas e Operações Especiais), “será o fermento que envolverá toda a população na realização deste evento, na celebração da nossa identidade e na rejeição do pessimismo que tantas vezes nos paralisa”, acrescenta.

A autarquia lembra que foi no Centro de Tropas de Operações Especiais que “milhares de portugueses aprenderam a amar e honrar a pátria” e de onde saíram “para defender a liberdade e a independência nacional”.

“Aceitamos esta distinção como um desafio coletivo de afirmação do interior e de confiança no futuro, firmados no sinal de vontade e empenhamento que sua excelência o Presidente da República nos transmite”, sublinha.

Lamego é uma cidade portuguesa no Distrito de Viseu, Região Norte e sub-região do Douro, com com 8 848 habitantes sendo a segunda maior cidade do distrito.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: