Portugal leva música, golfe, arquitetura, sol e mar para a 43ª ABAV em SP

Mundo Lusíada

Portugal_Abav2012Participando este ano com um estande de 300 metros quadrados, com integração na rua com o estande da TAP, o Turismo de Portugal propõe um brinde ao destino com sua presença nesta 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo.

Especial destaque será dado a temas como a música, o golfe, a arquitetura e o sol e mar, por meio da exposição de quatro taças de vinho gigantes com imagens alusivas a esses temas, que prometem surpreender os visitantes do estande, localizado na Rua H/51.

A 43ª ABAV – Expo Internacional de Turismo acontece entre os dias 24 e 26 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, simultaneamente ao 44º Encontro Comercial Braztoa, o Abeta Summit e a Ilha Corporativa – Encontro de Negócios Abracorp. As inscrições para hosted buyers nacionais e internacionais, bem como para a visita de profissionais do setor seguem abertas e podem ser feitas diretamente no site da feira: www.abavexpo.com.br.

Dando forma ao conceito “visitportugal and share it”, que tem sido utilizado na comunicação de Portugal nos últimos dois anos, o percurso pelo estande será um apelo à visita ao destino e à partilha dessa experiência nas redes sociais.

Nesse percurso, o visitante terá oportunidade de experimentar o equipamento “Selfiematon” através do qual poderá tirar uma fotografia num cenário português da sua preferência, levar consigo uma recordação do momento, partilhá-la nas redes sociais e habilitar-se a alguns prêmios que serão sorteados ao longo da feira. O visitante poderá ainda participar das atividades de degustação que serão promovidas no estande.

Centro de Portugal
Um dos participantes que estará na feira é o Turismo do Centro de Portugal, região portuguesa procurada pelo patrimônio cultural, enogastronomia e turismo religioso. Os destinos mais buscados são Coimbra e Fátima, mas a região conta com a Rota do Patrimônio da UNESCO, muitas aldeias históricas, a Serra da Estrela, cadeia montanhosa com as maiores altitudes de Portugal Continental, os paraísos do surfe Nazaré, Peniche e Figueira da Foz e lindas cidades como Óbidos, Viseu e Aveiro.

O Brasil é o terceiro maior mercado estrangeiro em número de pernoites na região. “Esse mercado teve um crescimento de 20% de 2013 para 2014, e o primeiro semestre de 2015 já cresceu 11% em relação ao mesmo período do ano passado. Os números são bastante encorajadores”, comenta o Vice-Presidente da Agência Regional de Promoção Turística (ARPT) do Centro de Portugal, Jorge Almeida.

O brasileiro que visita o Centro de Portugal é um turista formado e informado, muitas vezes motivado pela cultura, gastronomia e vinhos ou mesmo em busca de suas raízes. Além disso, costuma viajar sozinho ou em pequenos grupos e permanece na região em média 1,6 noite.

“Na ABAV, nossa intenção é aumentar a notoriedade da Região Centro de Portugal não apenas junto ao público brasileiro, mas sobretudo junto às operadoras e agentes de viagem”, explicou Jorge. “Temos em vista o aumento da programação para a região, e com isso o crescimento da estadia dos brasileiros”, finaliza.

Alentejo
Também estará presente o presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, Vítor Silva. Localizado a apenas uma hora de Lisboa, a região mostrará a diversidade da sua oferta turística.

“O foco de nossa participação na ABAV serão as novidades do segundo semestre, que giram em torno do nosso enoturismo, do turismo criativo e de experiência”, conta Vítor.

Uma dessas novidades é o Congresso Internacional da Vinha e do Vinho, que ocorre nos dias 14 e 15 de outubro em Reguengos de Monsaraz, a Capital Europeia do Vinho de 2015. Profissionais do setor e apreciadores de vinho se reunirão nesse grande evento para discutir a viticultura, enologia e muito mais.

As vindimas da maior região portuguesa terminaram mais cedo este ano. Com boa colheita, os produtores esperam uma bebida de ótima qualidade, confirmando a fama dos vinhos alentejanos.

Além disso, a rede de turismo criativo Casas Brancas investe em experiências turísticas únicas como massagens, caminhadas com meditação, ioga, aulas de olaria e tecelagem, trekking com burros, mountain biking, escalada, safaris fotográficos e passeios a cavalo.

Ainda, os esportes, caminhadas e trilhas de bicicleta estão cada vez mais populares no Alentejo. Depois do sucesso do Portugal Walking Festival, realizado em junho nas cidades de Nisa e Gavião, a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo tem apoiado ainda mais esse tipo de passeio turístico. Os percursos pedestres de Alqueva foram recentemente mapeados no Guia TransAlentejo.

A própria Rota Vicentina, com 400 quilômetros de exuberantes percursos pedestres ao longo da costa sudoeste de Portugal, ganhou um novo site com uma ferramenta para planejar viagens e uma central de reservas. Formada pelo Caminho Histórico, pelo Trilho dos Pescadores e por vários Percursos Circulares, a rota é a perfeita atividade de turismo de natureza ao longo da mais bela e bem preservada área costeira do sul da Europa.

Recentemente, foi divulgado novos números do crescimento do turismo interno em Portugal e crescimento do número de turistas brasileiros no país.

Leia mais >> Turismo de Portugal prevê aumentar em 20% investimento no Brasil

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: