Vinícius Júnior é eleito o melhor jogador do mundo

Foto Lucas Figueiredo/CBF

Da Redação com Agencia Brasil e Lusa

O brasileiro Vinícius Júnior, jogador do Real Madrid, venceu o prêmio da Fifa de melhor jogador do mundo em 2024. A premiação ocorreu na tarde desta terça-feira (17), em Doha, no Catar. É a primeira vez que Vini Jr. recebe o prêmio “The Best” dado pela entidade máxima do futebol.

Em seu discurso, o jogador lembrou do Flamengo, clube que o revelou, e agradeceu também aos colegas da Seleção Brasileira e do clube espanhol, onde atua desde o segundo semestre de 2018.

“Tenho de agradecer a todo mundo que votou em mim, todos os jogadores, treinadores, jornalistas e meus fãs. Eu não poderia deixar de agradecer à minha família, que deixou de viver o sonho dela para viver o meu sonho. Agradecer ao presidente, ao mister Carleto [Carlo Ancelotti, treinador do Real Madrid], e ao meu time que me fez chegar até aqui e me fez acreditar que eu poderia fazer a diferença e fazer grandes coisas com elas”.

O craque da Seleção Brasileira e do Real Madrid viveu a temporada mais espetacular de sua carreira em 2023/24. Ele foi protagonista constantemente em momentos decisivos pelo Real Madrid, marcando 24 gols em 39 partidas em diversas competições.

Vini Jr. teve 48 pontos na votação, realizada por treinadores e capitães de seleções nacionais, jornalistas e torcedores. Em segundo lugar ficou o espanhol Rodri, com 43 pontos. O meia inglês Jude Bellingham ficou em terceiro, com 37 pontos. Veja a lista completa no site da Fifa .

O Brasil volta a ter o melhor jogador do mundo depois de 17 anos. A última vez havia sido em 2007, quando Kaká foi agraciado. É a primeira vez, no entanto, que um brasileiro é premiado durante a era The Best, premiação criada pela Fifa em 2016. Antes, a premiação tinha outro nome e chegou a ser dividia com a “Bola de Ouro”, prêmio dado pela revista francesa France Football.

Marta ganha o “Marta”

A brasileira Marta, eleita seis vezes a melhor do mundo em anos anteriores, venceu em 2024 o prêmio de gol mais bonito do futebol feminino. Como uma coroação de uma carreira vitoriosa, ela conquistou um prêmio que traz seu nome. O primeiro Prêmio Marta da FIFA, criado para reconhecer o melhor gol do futebol feminino, foi conquistado pela própria.

Duas semanas antes de disputar o Torneio Olímpico de Futebol Feminino de Paris 2024, a alagoana marcou o gol premiado: um chute certeiro da entrada da área, no ângulo, após driblar a zagueira com uma pedalada.

“Quero dizer que estou muito feliz com o resultado. Competir com todas essas craques… Foram gols fantásticos, e essa temporada foi maravilhosa também. [Estou] Mais feliz ainda em receber um prêmio que leva o meu nome. Sem dúvida, é uma honra muito grande, então quero agradecer a todos vocês”, disse Marta.

Português

O defesa internacional português Rúben Dias foi eleito para o ‘onze’ do ano 2024 dos prémios FIFA The Best, incluído pela terceira vez na melhor equipe mundial, após 2021 e 2023.

Dias, do Manchester City, viu ser coroado um ano em que conquistou a Liga inglesa, estando no ‘onze’ pelo segundo ano consecutivo, após em 2023 ter a companhia do colega de equipa Bernardo Silva, este ano ausente.

O português está ao lado do goleiro argentino Emiliano Martínez (Aston Villa), dos defesas do Real Madrid Dani Carvajal e Antonio Rüdiger, do francês Saliba (Arsenal), dos médios dos ‘merengues’ Toni Kroos e Jude Bellingham, escudados por Rodri, outro jogador do Manchester City, com Lamine Yamal (FC Barcelona), Erling Haaland (Manchester City) e Vinícius Jr (Real Madrid) na frente de um ‘onze’ dominado pelos campeões europeus.

“Obrigado ao painel e a todos os que votaram em mim para o melhor 11. É uma honra”, declarou o defesa luso de 27 anos, numa mensagem vídeo enviada para o efeito.

De fora, tendo estado nomeados, ficam o defesa argentino do Benfica Nicolás Otamendi e o avançado sueco do Sporting Viktor Gyökeres, bem como o português do Al Nassr Cristiano Ronaldo, um dos grandes ausentes, assim como o francês Kylian Mbappé.

Numa escolha marcada pela conquista madrilena da Liga dos Campeões, bem como o Europeu ‘fulgurante’ do adolescente Yamal e do Bola de Ouro Rodri, bem como o ritmo goleador de Haaland, a temporada de Rúben Dias como ‘esteio’ da defesa dos ‘citizens’, sob comando de Pep Guardiola, e na seleção portuguesa foi também distinguida.

É a terceira vez que é incluído nos melhores 11 mundiais dos ano, depois de 2021 e 2023, sempre ao serviço do emblema de Manchester, que representa desde 2020 e pelo qual se abeira dos 200 jogos, somando 197 encontros oficiais disputados.

Pela seleção, jogou o Euro2024, em que Portugal caiu nos quartos de final ante a França, tendo alinhado em quatro dos cinco encontros disputados nesse torneio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também