Ígor Lopes, de Portugal
EXCLUSIVO
A novela “Páginas da Vida”, da Globo, está prendendo a atenção dos telespectadores de todo o Brasil. Entre os picos de audiência e algumas polêmicas, a trama surpreende a cada capítulo.
Em Portugal, a novela ainda não tem data para estrear. Mas tudo indica que até ao final do ano, os portugueses vão poder acompanhar mais um trabalho de Jaime Monjardim.
Divulgação

Conhecida do público carioca pela sua participação no carnaval mais famoso do mundo, Quitéria Chagas dá os primeiros passos como atriz. Aos 25 anos de idade, dá vida a personagem Dorinha. Menos sensual do que quando está a frente da bateria do Império Serrano, esta jovem, que mudou de visual, continua atraindo a atenção dos noveleiros de plantão de todo o Brasil.
A oportunidade de fazer parte do elenco de “Páginas da Vida” surgiu após uma participação na novela “O Clone”, em 2002, quando conheceu Jaime Monjardim.
“Ele me incentivou bastante e comecei a estudar teatro. No carnaval desse ano, o autor da novela, Manoel Carlos, estava selecionando os atores para a novela e pediu para o produtor de elenco, Nelsinho, me convidar para fazer o teste e passei”, conta Quitéria, para quem fazer parte do elenco foi “a realização de um sonho”, ainda mais porque interpreta lado a lado de nomes consagrados da telinha. “O elenco é excelente, com grandes atores. É um aprendizado constante”, sublinha.
Mas, no início, os estúdios deixaram os nervos da atriz à flor da pele. “O primeiro dia de gravações foi de muito nervosismo. Mas era natural porque foi a minha estreia em telenovelas, rodeada de atores renomados. Mas hoje já estou totalmente descontraída. O Ângelo Antônio e a Deborah Evelyn sempre me apoiaram muito”.
Dorinha é uma empregada comportada, dedicada à família e sempre muito obediente com relação a sua patroa. A personagem acaba por ser cúmplice dos problemas familiares, em especial da filha do casal, Giselle, que é interpretada pela atriz Raquel Queiroz.
A par da encenação, Quitéria Chagas garante que não há semelhanças entre a sua personagem e a vida real. “Sou descontraída. A Dorinha é muito certinha e séria. Mas é sempre muito legal fazer esse tipo de personagem porque exige mais em termos de atriz”, conta.
Como todo bom profissional, Quitéria não abre o jogo sobre o futuro da sua personagem e da novela e diz que o melhor mesmo é acompanhar a trama.
“As histórias do ‘maneco’ sempre surpreendem. Não sei exatamente o que vai acontecer com a Dorinha, mas espero muita coisa boa, uma reviravolta, uma mudança de comportamento. Até porque, ela vai participar da segunda fase da novela”, recorda.
Para Quitéria, ter o seu trabalho reconhecido era um desejo de infância. “Ter fama abre muitos bons caminhos, mas pode ser também o detonador de uma verdadeira dor de cabeça. Apesar de que ser famosa era um sonho antigo”.
Mas a sua maior recompensa é ver que, nas ruas, o público reconhece o valor do seu trabalho. “Eu já era conhecida pela minha atuação no carnaval. Mas, agora, muita gente me aborda para falar sobre a minha personagem, dando dicas de como a Dorinha deve agir com a filha do casal. As pessoas se envolvem muito com a história”.
Para já, na televisão portuguesa, as atracões brasileiras são “Cobras e Lagartos”, “Bang Bang”, “Sinhá Moça” e a reprise de “Laços de Família”.




