Borges Real Senhor eleito melhor espumante para acompanhar ceia de natal.
Da Redação
Borges Real Senhor Vinho Espumante Velha Reserva Bruto 2006 foi eleito o melhor espumante para acompanhar a ceia de Natal. Esta distinção foi atribuída numa prova de harmonia entre dez espumantes portugueses e o bacalhau de Consoada, confecionado pelo chefe Luís Américo, que se realizou recentemente em Anadia, Portugal.
O júri desta provou contou com jornalistas, provadores e produtores de vinhos, profissionais de restauração e curiosos, num total de 25 jurados que avaliaram a conjugação entre o bacalhau de Consoada e cada um dos espumantes em prova, atribuindo uma classificação de 0 a 20 a cada combinação.
A prova de harmonia entre espumantes portugueses e o bacalhau de Consoada é a terceira iniciativa realizada para a concretização de um projeto, que vai reunir, em livro, diferentes provas de harmonia entre pratos tradicionais portugueses e vinhos portugueses.
Este projeto é pioneiro em testar exaustivamente as harmonizações entre pratos e vinhos portugueses e também a estender esta análise a qualquer pessoa que tenha interesse em participar, não se limitando aos especialistas do setor.
Produzido através da tão conceituada casta Touriga-Nacional, Borges Real Senhor Vinho Espumante Velha Reserva Bruto 2006 apresenta um aspecto visual límpido, de cor amarela palha, com bolha fina e irregular. No nariz, apresenta notas de biscoite e mel, próprias da evolução em garrafa. Apesar do tempo de estágio, mostra ainda alguma juventude, com notas citrinas e florais, em que sobressai líchia. Na boca é um espumante muito volumoso, com acidez muito equilibrada.