Restrições na fronteira Portugal-Espanha deverão ser prolongadas até à Páscoa

Da Redação
Com Lusa

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, avançou nesta quinta-feira em Madrid que as atuais restrições nas fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha deverão ser prolongadas até à Páscoa por razões de luta contra a covid-19.

“Aquilo que, em princípio, iremos fazer é prolongar estas restrições até à Páscoa”, disse Eduardo Cabrita à margem das cerimônias de comemoração do Dia Europeu das Vítimas do Terrorismo.

O responsável governamental reconheceu que “há uma evolução positiva” dos indicadores de luta contra a pandemia, tanto em Espanha como em Portugal, “que hoje tem dos níveis mais baixos na Europa”.

“Espero que esta evolução se consolide permitindo depois reabrir, aquilo que todos desejamos, uma circulação com precaução, mas uma circulação plena entre Portugal e Espanha”, afirmou Eduardo Cabrita.

O ministro português, que está em Madrid no quadro da atual presidência portuguesa da União Europeia, terá oportunidade de abordar, de uma forma informal, este tema e também o das restrições à circulação entre todos os Estados-membros dos 27 num almoço que tem hoje com o ministro da Administração Interna de Espanha, Fernando Grande-Marlaska e a comissária europeia do mesmo pelouro, Ylva Johansson.

As fronteiras entre Portugal e Espanha estão fechadas desde 31 de janeiro devido à pandemia de covid-19, sendo apenas permitida a circulação entre os dois países, nos pontos de passagem autorizados, ao transporte internacional de mercadorias, trabalhadores transfronteiriços e de caráter sazonal devidamente documentados, e veículos de emergência e socorro e serviço de urgência.

Estas medidas foram tomadas de forma coordenada entre os dois países, depois de Lisboa ter decidido em 28 de janeiro último limitar as deslocações para fora do território continental, por qualquer meio de transporte, e repor o controlo nas fronteiras terrestres.

Na altura Lisboa e Madrid estipularam oito pontos de passagem permanentes entre os dois países, designadamente em Valença, Vila Verde da Raia, Quintanilha, Vilar Formoso, Marvão, Caia, Vila Verde e Castro Marim, e outros seis pontos de passagem com horários específicos.

Estado de Emergência

Neste dia 11, o parlamento autorizou a renovação do estado de emergência até 31 de março para permitir medidas de contenção da covid-19, com o apoio de PS, PSD, CDS-PP e PAN.

A deputada não inscrita Cristina Rodrigues também votou a favor. O BE voltou a abster-se e PCP, PEV, Chega, Iniciativa Liberal e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira mantiveram o voto contra este quadro legal, que permite suspender o exercício de alguns direitos, liberdades e garantias.

A votação de hoje foi idêntica à que se verificou nas quatro anteriores renovações do estado de emergência, aprovadas no parlamento e decretadas pelo Presidente da República desde 13 de janeiro.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.621.295 mortos no mundo, resultantes de mais de 117,9 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.617 pessoas dos 811.948 casos de infecção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Portugal registra hoje 18 mortes relacionadas com a covid-19 e 627 novos casos de infecção. O número de mortes é o mais baixo desde 22 de outubro, dia em que foram registrados 16 óbitos.

O boletim da DGS revela que estão internados 1.102 doentes (menos 99 do que na quarta-feira), o valor mais baixo desde 18 de outubro, dia em que estavam hospitalizadas 1.086 pessoas.

Nos cuidados intensivos Portugal tem hoje 273 doentes (menos 10 em relação a quarta-feira), o valor mais baixo desde 29 de outubro, dia em que estavam 262 pessoas nestas unidades.

Os dados indicam ainda que 6.017 pessoas foram dadas como recuperadas, fazendo subir para 744.196 o número total de recuperados desde o início da pandemia em Portugal, em março de 2020.

Os casos ativos em Portugal continuam a registrar uma diminuição acentuada, com 51.744 contabilizados hoje, menos 5.408 desde quarta-feira.

Desde março de 2020, Portugal já registou 16.635 mortes associadas à covid-19 e 811.948 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2.

As autoridades de saúde têm em vigilância 18.951 contatos, menos 2.224 relativamente ao dia anterior, mantendo-se a tendência decrescente desde o dia 30 de janeiro.

De acordo com os últimos dados da Direção-Geral da Saúde, Portugal tem atualmente 1.078.763 pessoas vacinadas contra a covid-19: 772.343 com a primeira dose 306.420 com a segunda dose.

Das 18 mortes registadas nas últimas 24 horas, 15 ocorreram em Lisboa e Vale do Tejo e três na região Norte.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: