Brasil e Portugal podem ser ponte importante entre América Latina e Europa, diz Bernardo Cruz

Mundo Lusíada

Em São Paulo, o secretário de Estado da Internacionalização de Portugal, Bernardo Ivo Cruz, em sua primeira visita oficial ao Brasil desde sua posse no cargo, teve agenda cheia em várias regiões. De 23 a 27 de maio, o secretário português esteve em Fortaleza no Ceará, seguindo depois para Brasília, e encerrando sua passagem pelo país em São Paulo.

“Em Fortaleza, estivemos principalmente no encontro anual das Câmaras de Comércio Portuguesas do mundo inteiro, e foi a primeira vez que voltamos a nos encontrar desde o início da pandemia. Reforçamos o trabalho das Câmaras Portuguesas no mundo em prol da economia e do desenvolvimento econômico de Portugal e dos países onde a gente está” disse ao Mundo Lusíada.

Em Brasília, o secretário também teve reuniões com representantes do Governo Federal, antes de chegar a São Paulo, onde participou nesta quinta feira (26) do tradicional “Almoço das Quintas” na Casa de Portugal de São Paulo, com representantes da comunidade portuguesa.

No almoço bastante concorrido estiveram presentes o treinador do Palmeiras Abel Ferreira, o Cônsul Geral Paulo Nascimento, também o Cônsul Adjunto Jorge Longa Marques, o Nuno Rebelo de Sousa, presidente da Câmara de Comércio de SP, esteve também o diretor da AICEP Francisco Saião, além do presidente do Conselho da Comunidade Manuel Magno e do vice da Casa, Paulo Machado. Ainda na capital, o secretário teve reuniões com federação das indústrias e comércio do Estado de São Paulo.

Ao Mundo Lusíada Bernardo Cruz disse que as reuniões “foram muito boas, porque identificamos um conjunto muito grande de interesses comuns entre Portugal e o Brasil bilateralmente, mas também de interesses comuns no âmbito da União Europeia e do Mercosul, e da América Latina” declarou completando: “Estamos trabalhando intimamente nossa relação bilateral, mas também no estreitamento da relação Portugal e o Brasil com a Europa, os dois países podem ser uma ponte importante entre a América Latina e Europa”.

Segundo o secretário, a estrutura das câmaras de comércio portuguesas existente no Brasil é de grande importância. “Representa o empenho das empresas portuguesas no Brasil e empresas brasileiras em Portugal, e o que notamos é que cobre praticamente o Brasil todo. São 18 câmaras portuguesas de comércio ao todo no país, além da Federação das Câmaras, e portanto a presença das empresas portuguesas no Brasil, e das empresas brasileiras que buscam Portugal, é muito relevante”.

Segundo o Dr. Bernardo, Portugal é atualmente o maior investidor estrangeiro do estado do Ceará, nordeste brasileiro. “Não estamos só no Ceará, estamos no Brasil inteiro. Aliás o próximo encontro anual das Câmaras Portuguesas em 2023 será em Santa Catarina”.

“O Brasil é e sempre foi uma grande potência econômica e empresarial, o que temos que conseguir é casar os interesses do Brasil com os interesses de Portugal, os interesses da América Latina com interesses da Europa, para reforçar este entendimento, que é natural” disse em entrevista ao Mundo Lusíada.

Os dois povos que “pensam do mesmo jeito, falam do mesmo jeito, comem a mesma comida”, comemoram os 200 anos de independência do Brasil e também os 100 anos de travessia do Atlântico Sul, de Gago Coutinho e Sacadura Cabral, lembra o secretário. “Essa amizade que vem de séculos atrás, e vai se estender pelos séculos em diante, tem que ser potencializada na relação entre os Estados com certeza, mas também na relação entre as pessoas, comunidades e também entre empresas”.

Atualmente Bernardo Cruz está na pasta do Ministério dos Negócios Estrangeiros, porém o secretário lembrou que já dirigiu a Aicep em São Paulo, entre 2010/2012, agência que segundo ele, cumpre papel muito importante na dinamização dessas relações bilaterais.

Entre os presentes, o treinador do Palmeiras Abel Ferreira, o Cônsul Geral Paulo Nascimento, também o Cônsul Adjunto Jorge Longa Marques, o Nuno Rebelo de Sousa, presidente da Câmara de Comércio de SP, esteve também o diretor da AICEP Francisco Saião, além do presidente do Conselho da Comunidade Manuel Magno e do vice da Casa, Paulo Machado. Foto Mundo Lusíada

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: