Otávio, Gonçalo Inácio e Diogo Costa entre as seis novidades na seleção lusa

Da redação com Lusa

Otávio, Gonçalo Inácio e Diogo Costa estrearam-se hoje entre os convocados da seleção portuguesa de futebol, para os embates com República da Irlanda e Azerbaijão, de qualificação para o Mundial2022, numa lista com oito saídas relativamente ao Euro2020.

O técnico português, Fernando Santos, chamou pela primeira vez o meia luso-brasileiro Otávio e o goleiro Diogo Costa, ambos do FC Porto, e o defesa-central Gonçalo Inácio, do Sporting, promovendo ainda os regressos dos defesas João Cancelo, Ricardo Pereira e Domingos Duarte e do meia João Mário.

Cancelo falhou a fase final do Euro2020 devido à infeção pelo novo coronavírus, tendo então sido substituído por Diogo Dalot, que, tal como o goleiros Rui Silva, os defesas Nelson Semedo e José Fonte, os médios Renato Sanches, Sérgio Oliveira e William Carvalho e o avançado João Félix ficaram de fora dos 25 ‘eleitos’.

O capitão Cristiano Ronaldo lidera a lista de avançados para a retoma da qualificação para o Mundial2022 frente aos irlandeses, na quarta-feira, no Estádio Algarve, e a visita aos azeris, seis dias depois, em Baku. Pelo meio, a seleção comandada por Fernando Santos defronta em jogo particular o Qatar, em Debrecen, na Hungria, em 04 de setembro.

A seleção anfitriã do próximo campeonato do mundo foi incluída no grupo de qualificação de Portugal, com o intuito de preparar a participação na fase final da competição.

No arranque da qualificação, Portugal venceu o Azerbaijão (1-0) e o Luxemburgo (3-1), e empatou na Sérvia (2-2), ocupando a liderança do grupo A, juntamente com os sérvios, ambos com sete pontos. Os luxemburgueses estão no terceiro posto, com três pontos, à frente de República da Irlanda e Azerbaijão, que ainda não pontuaram.

A fase de grupos da qualificação europeia para o Mundial2022 termina em novembro e o vencedor de cada um dos 10 grupos apura-se diretamente para a fase final, enquanto os segundos classificados vão disputar o ‘play-off’ de apuramento, aos quais se juntarão dois vencedores de grupos da Liga das Nações que não consigam qualificar-se diretamente para a fase final ou para o ‘play-off’.

Destas 12 equipas presentes no ‘play-off’, que serão disputados em março de 2022, sairão os últimos três representantes europeus no próximo Campeonato do Mundo, que vai decorrer no Qatar, entre 21 de novembro e 18 de dezembro de 2022.

Lista dos 25 convocados:

– Guarda-redes: Anthony Lopes (Lyon, Fra), Diogo Costa (FC Porto) e Rui Patrício (Roma, Ita).

– Defesas: João Cancelo (Manchester City, Ing), Ricardo Pereira (Leicester, Ing), Domingos Duarte (Granada, Esp), Gonçalo Inácio (Sporting), Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Manchester City, Ing), Nuno Mendes (Sporting) e Raphaël Guerreiro (Borussia Dortmund, Ale).

– Médios: Danilo Pereira (Paris Saint-Germain, Fra), João Palhinha (Sporting), Rúben Neves (Wolverhampton, Ing), Bruno Fernandes (Manchester United, Ing), João Mário (Benfica), João Moutinho (Wolverhampton, Ing) e Otávio (FC Porto).

– Avançados: André Silva (Leipzig, Ale), Bernardo Silva (Manchester City, Ing), Diogo Jota (Liverpool, Ing), Cristiano Ronaldo (Juventus, Ita), Pedro Gonçalves (Sporting), Rafa (Benfica) e Gonçalo Guedes (Valência, Esp).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Carris apresenta solução para futuro elevador da Glória

Futuro ascensor terá “novo sistema” a conceber após concurso internacional. O futuro ascensor da Glória, em Lisboa, contará com um “novo sistema” que garantirá “toda a segurança”, prevendo-se um concurso público internacional de conceção até ao final março de 2027

Leia mais »

Países Africanos, FMI, Banco Mundial e o Sistema da Dívida

Por José Menezes Gomes Esse artigo pretende abordar como países distantes geograficamente, que aparentemente teriam características diferentes poderiam ter algo em comum com grande impacto sobre suas dimensões econômicas e sociais. Recentemente enviei um artigo, que tratava da divida pública

Leia mais »