Mundo Lusíada

Esta edição da Conferência Metropolis garantiu uma Noite Cultural Açoriana, com apresentação da música típica da ilha, e pela primeira vez na programação, o Dia do Estudante, uma sugestão de um aluno açoriano, oportunidade na qual assistimos uma apresentação da tuna da universidade.
“O Dia do Estudante foi um dia criado, que eles [a organização] respeitaram, sugerido pelo aluno de Doutorado na Universidade de Toronto, o nosso conterrâneo Manuel Silva. Estamos num momento muito diferente de todo o formato. Uma vez que os workshops aconteceram na universidade, fazia sentido fazer uma interação com os alunos da Universidade dos Açores” comenta a diretora Regional das Comunidades, Graça Castanho.
Taua Tuna da Universidade dos Açores é uma das oito tunas na universidade, que como as outras, participa até de concursos. Segundo o presidente da Associação Acadêmica dos Estudantes, Valquirio Barcelos, eles já ganharam festivais de tuna nos Açores e em Portugal. O grupo passa o ano a ensaiar para depois fazer uma grande apresentação, trazer prêmios e o orgulho de estarem entre as melhores tunas do país. Esta tuna da Universidade dos Açores, composta por cerca de 35 pessoas, também faz apresentações em diversos eventos nas ilhas, a um custo que varia de 200 a 500 Euros.
Além da Tuna, os participantes da conferência puderam assistir, no grandioso Teatro Micaelense, uma Noite Açoriana, com a participação do grupo Quinteto Diáspora, um grupo formado em 2010 e que toca músicas tradicionais da ilha. E ainda, o grupo Belaurora, formado por “amadores” conforme se intitularam, canta e toca as mais tradicionais e folclóricas canções do arquipélago.

Os espetáculos foram acompanhados por muitos participantes da conferência, e emocionaram o público presente que aplaudiu em pé, ambas as apresentações da noite. Conforme disse ao Mundo Lusíada Graça Castanho, “é claro que a cultura açoriana não se esgota nesta noite”, mas com ela foi possível ter uma bela noção da qualidade musical disponível nos Açores.

LEIA MAIS >> Diáspora é 10ª ilha dos Açores, diz governo regional




