Por Odair Sene
Mundo Lusíada
A comunidade luso santista está comemorando neste mês o aniversário de fundação da Casa da Madeira de Santos, anunciada pela comunidade como “a primeira entidade criada fora do território Português”, a casa e seus membros se orgulham da rica história construída.
A entidade foi fundada em 15 de abril de 1934, como “Centro Beneficente Madeirense”, hoje está revitalizada, além de contar com um imóvel reformado e muito bem cuidado pelos membros comandados pelo presidente Roberto Faria, o qual aliás, tem valorizado os antigos dirigentes que por lá passaram e deixaram um grande legado que agora permite aos atuais comemorar, valorizar e recordar a rica história dessa casa – tipicamente regional que soube fincar a bandeira madeirense como uma Pérola do Atlântico brilhando em Santos.
Na semana comemorativa o presidente Roberto Faria publicou uma mensagem sobre o 90º aniversário de fundação da Casa da Madeira, dizendo ser uma entidade da comunidade portuguesa formada por madeirenses e seus descendentes.
“Originários da Ilha da Madeira, os membros da entidade se espalharam pelo mundo, fundando associações beneficentes, culturais e sociais para manter vínculos com sua terra natal. No Brasil, em Santos, o Centro Beneficente Madeirense foi fundado em 15 de abril de 1934 e posteriormente revitalizado como Casa da Madeira por um grupo liderado por José de Sousa na década de 50. A entidade passou por várias lideranças ao longo dos anos, mantendo-se ativa e orgulhosa de sua história e contribuições para a comunidade”, disse ele.
José Octávio Sousa, membro ligado à Casa por décadas, também comentou mandando seu recado para madeirenses, descendentes, associados e admiradores da entidade. “Hoje é um dia mais que especial, 15 de Abril. Comemora-se a data de fundação desta entidade da Comunidade Portuguesa: 90 anos. Oriundos da bela e paradisíaca Ilha da Madeira, por aventura ou por necessidade de sobrevivência, emigraram pelo Mundo, levando seu trabalho laborioso em seu próprio bem e aos países e cidades de adoção.”
José Octávio Sousa fez referência ao grupo que fundou em 15 de abril de 1934, o Centro Beneficente Madeirense, “que durante anos muito contribuiu para amenizar os problemas dos madeirenses, associados ou não”.
Lembrou do grupo de antigos dirigentes liderados pelo seu pai José de Sousa, que se reuniram e formaram uma “Junta Governativa” e com um trabalho intensivo, reativaram o Centro Beneficente Madeirense e em assembleia através de novos Estatutos, deram um novo nome: CASA DA MADEIRA.
E foi seu pai José de Sousa o 1º Presidente da Casa da Madeira, comprou com seus recursos e dos amigos de diretoria, a atual sede social à Rua Júlio Conceição, 169. “Inúmeros madeirenses, descendentes e também brasileiros, ocuparam cargos diretivos, Presidência e Conselho Deliberativo, com trabalhos maravilhosos e dignificantes, entre eles eu e meu irmão Vitor, com a nossa participação na Presidência e em vários outros cargos”, disse o saudoso dirigente.
“Hoje a Casa da Madeira, após 90 anos é presidida por Roberto Faria e tem em sua diretoria e Conselho, elementos que dignificam a sua origem e mantém viva a chama heroica e histórica da entidade e um dos orgulhos da Comunidade Santista e Região. Parabéns à todos que tornaram a Casa da Madeira, um dos orgulhos da Comunidade Portuguesa”, referiu José Octávio de Sousa.
Diversos dirigentes e líderes associativos, presidentes de casas co-irmãs registraram seus parabéns para a casa e aos madeirenses de Santos, entre eles o presidente José Duarte Alves, do Centro Cultural, Luiz Ferreira, da Casa de Portugal de Praia Grande, também a deputada Rosana Valle, e entre tantos o titular do escritório Consular José Augusto do Rosário, que disse: “Parabenizo a Casa da Madeira pelos seus 90 anos de bons serviços prestados à comunidade luso-santista. Que sigam firmes no trabalho de reafirmar a cultura e as lindas tradições herdadas de nossos antepassados”.
Também o presidente Roberto Faria destacou o evento comemorativo que aconteceu neste mês: “Dia histórico (…)celebrado no dia 20/04/2024 no salão nobre da AABB. Parabéns a Casa da Madeira de Santos pelo 90º Aniversário e a todos que de alguma forma ajudaram e ajudam a manter vivas as tradições madeirenses em nossa comunidade.”
Saiba mais em: @casa.da.madeira.de.santos