Receita da Semana: Baba de Camelo

Por Renata Goulart

Essa semana fiz uma sobremesa de origem portuguesa, super simples e rápida, a baba de camelo. Sim, o nome causa estranheza, por isso fui atrás para tentar encontrar a origem desse doce. Bem, reza a lenda que a senhora Valentina iria receber visitas de última hora, assim improvisou uma receita com o que tinha em casa: leite condensado e ovos, inventando a mousse da Valentina. Mas, ela logo percebeu que o doce não seria suficiente para todos, assim, naquele momento ela resolveu chamá-lo de baba de camelo. De forma que nem todos se atreveram a experimentá-lo. Mas quem se arriscou, se deu bem!!!

Essa sobremesa fica com uma textura bem leve e aerada, parecida com um mousse. Deliciosamente fácil!

Nessa receita o leite condensado deve ser cozido. E pra quem não sabe, isso é uma coisa muito fácil de se fazer. Basta colocar a lata na panela de pressão por 40 a 50 minutos e pronto. Na minha opinião, o melhor doce de leite que existe! Mas atenção: antes de abrir, a lata deve estar completamente fria!

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado cozido;
  • 5 ovos (gemas e claras separadas);
  • Amêndoas trituradas grosseiramente (opcional)

Modo de Preparo:

Bata na batedeira (cerca de 3 ou 4 minutos) o leite condensado cozido juntamente com as gemas até que fique um creme homogêneo e se formem umas bolhinhas. Reserve.

Bata as claras em neve e incorpore ao creme delicadamente.

Coloque em tacinhas e leve a geladeira até a hora de servir ou por, no mínimo, 4 horas.

Na hora de servir, adicione as amêndoas trituradas. Ou, para uma opção mais barata, adicione biscoito maisena também triturado.

 

Por Renata Goulart de Carvalho Costa

Autora do blog dedicado à gastronomia portuguesa Delícias no Tacho – www.deliciasnotacho.com.br. Apaixonada pela culinária e cultura lusa. Escreve semanalmente para o Mundo Lusíada Online.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend