Brasil entre primeiros países da Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo

Padaria da Esquina, Taberna da Esquina e Tasca da Esquina foram os restaurantes do chef Vitor Sobral certificados no Brasil.

Mundo Lusíada

O Taste Portugal – Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo (RRPM) é um programa lançado pelo governo com objetivo de promover a gastronomia e a internacionalização das empresas portuguesas, tendo como elemento central a criação de uma rede de restaurantes portugueses no mundo, que serão representantes da gastronomia no mercado internacional.

A AHRESP (Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal) certificou, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa, os primeiros restaurantes da Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo. Brasil, Espanha, França, Reino Unido, Alemanha e Canadá são os países que acolhem os primeiros 13 restaurantes.

Os restaurantes certificados distribuem-se por seis países – Padaria da Esquina, Taberna da Esquina e Tasca da Esquina, no Brasil; Atlantik Corner e Trás-os-Montes, em Espanha; Canelas, em França; Ferreira Café, Café Vasco da Gama, Campo e Taberne F, no Canadá; Portuguese Tavern e Cantinho de Portugal, no Reino Unido; e Casa do José, na Alemanha.

A cerimônia que contou com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro e da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

“Os restaurantes portugueses no mundo todos os dias representam os interesses do País, da nossa economia e, acima de tudo, a nossa identidade e a nossa cultura (…). Os portugueses no mundo são uma das maiores forças motrizes do País, que fazem Portugal global”, salientou o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

“Este programa certifica os nossos empresários, que nos representam de forma excepcional. Em maio, a AHRESP dá início a uma nova fase do TASTE Portugal em países como os Estados Unidos, Canadá, Suíça, China e Benelux” diz Joaquim Ribeiro, Vice-Presidente da AHRESP.

“Estes restaurantes são uma marca da presença de Portugal no Mundo em países em que há uma forte presença das comunidades portuguesas. (…) São o nosso cartão de visita”, afirmou a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

Segundo a organização, o governo tem sentido receptividade dos empresários portugueses em integrar a Rede, que visa promover a gastronomia portuguesa e os seus produtos.

A ‘Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo’ é uma iniciativa da AHRESP – Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal – candidatada ao Programa Compete 2020, e conta com o apoio do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), através da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e da Secretaria de Estado da Internacionalização, por via da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), do Ministério da Economia, através do Turismo de Portugal (TP) e Minha Terra – Federação Portuguesa das Associações de Desenvolvimento Local.

A assinatura do contrato entre a AHRESP e a SOGENAVE para o abastecimento da Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo, cumpre mais um dos objetivos a que o programa se propõe: oferecer a todos os restaurantes portugueses no mundo a possibilidade de terem acesso aos produtos portugueses.

Cerimônias
A Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo – Taste Portugal promoveu um evento para distinguir restaurantes lusos na França, no dia 06, num jantar a bordo de um barco-cruzeiro, no rio Sena.

Depois de Paris, a rede vai distinguir outros restaurantes em cerimônias que vão acontecer em Madrid, em 12 de março, em Berlim, em 15 de março, em São Paulo no dia 09 de abril, e em Londres, em 16 de abril.

Os restaurantes recebem uma placa de adesão à rede depois de terem sido alvo de uma visita na qual é avaliada “a portugalidade”, nomeadamente a utilização de “produtos portugueses de qualidade” e um receituário de sabores lusos, devendo o espaço remeter para Portugal em termos de decoração e de recepção porque “as pessoas devem saber receber à maneira portuguesa”, segundo a responsável da AHRESP Teresa Vivas.

Até agora, no ‘site’ do programa há 527 restaurantes identificados em Espanha, França, Brasil, Reino Unido, Alemanha e Canadá, mas só 36 são já membros da rede.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend