Entre 25 de fevereiro e 1 de março, o evento traz sarau cultural, debates, degustações, filmes e oficina de dança. A entrada é livre.
Da Redação
Lisboa vai receber, pela primeira vez, a Galeria Visit Brasil, uma experiência cultural e sensorial que traz o Brasil para o centro da cidade, com o Oceano Atlântico como ponto de encontro. De 25 de fevereiro a 1 de março, o público é convidado a entrar num Brasil autêntico, vibrante e cheio de camadas, com entrada livre, na Rua da Boavista, 54, zona do Cais do Sodré.
No coração desta edição está a exposição Oceano – Descubra o Brasil em Paisagens Bordadas pelo Atlântico, um percurso imersivo onde fotografia, artesanato, vídeo e som se cruzam numa atmosfera de cinema. A proposta é simples e irresistível. Entrar, abrandar o ritmo e sentir o Brasil a partir do mar. Na galeria, o Atlântico surge como paisagem, como cultura e como ponto de ligação entre Brasil e Portugal. Para completar a imersão, haverá ainda experiências com óculos de realidade virtual. Com o equipamento, será possível viver a sensação de mergulho em Fernando de Noronha e nos Lençóis Maranhenses, levando o público a explorar o Brasil de forma ainda mais próxima.
“Levaremos mais do que a promoção de destinos para Lisboa. Levaremos uma visão de futuro. Colocar o mar no centro da promoção turística é reconhecer sua importância e se tornar um aliado do meio ambiente, apoiando a conservação da vida marinha e a regeneração dos ecossistemas costeiros”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur, organizadora da Galeria Visit Brasil, que chega à capital portuguesa depois de passagens bem-sucedidas por Londres, Roma, Paris, Nova Iorque, Los Angeles e Miami.
No dia 25, quando a Galeria Visit Brasil será aberta ao público, o projecto Rua das Pretas, de Pierre Aderne, traz a música brasileira em um Sarau Cultural, às 17h. Antes, às 13h, haverá a exibição do documentário “Quanto vale o azul”, do Instituto Mar Urbano. Às 16h, o designer Renato Imbroisi, curador da exposição “Linha do Mar”, que integra a programação, fará um tour guiado pela galeria.
No dia 26, às 17h, Leana Bernardi e Catarina Gonçalves, coordenadoras da Bandeira Azul Brasil e Portugal, juntam-se a Bárbara Braga, secretária de Turismo de Alagoas, e à doutora em Ciências do Mar pela Universidade de Cádiz, Marinez Scherer, na roda de conversa dedicada ao mar como espaço e inspiração para projectos de conservação e viagens com impacto positivo. A programação do dia ainda contará com a exibição do documentário “Caiçara”, de Oskar Metsavaht, embaixador da Unesco para Sustentabilidade e da ONU para a década do Oceano, às 13h, além de uma oficina de frevo e degustação de caipirinhas, às 18h.
Na sexta-feira, dia 27, às 17h, haverá um bate-papo sobre gastronomia com chefs mulheres brasileiras, explorando o sabor do mar e as fusões entre Brasil e Portugal. O cinema também terá vez com o lançamento do documentário “Turismo transforma Oceano”, às 16h. A partir das 18h, a atração é a Rua das Pretas com Pierre Aderne, acompanhada de mais uma degustação de caipirinha.
No fim de semana, a música fica por conta do projecto Som Live N’Águlha, com DJs explorando ritmos brasileiros, às 18h do sábado e às 17h do domingo.
Momento histórico
A Galeria Visit Brasil em Lisboa será realizada na mesma semana da Better Tourism Lisbon Travel Market (BTL), que em 2026 homenageia o Brasil como país convidado, reforçando a ligação entre os dois países e o crescente interesse do público europeu por destinos brasileiros.
Trata-se de um momento histórico para o Brasil: o país alcançou mais de 9 milhões de visitantes internacionais em 2025, número recorde para o turismo do país. A marca é 40% maior do que o registado em 2024, o que mostra o potencial turístico do Brasil e como o país se destaca entre as principais tendências para viajantes de todo o mundo.
Atualmente, a Europa é o segundo maior continente emissor de turistas para o Brasil, atrás apenas da América do Sul. Em 2025, o número de europeus que visitaram destinos brasileiros cresceu 20%, impulsionado de forma significativa pelo mercado português, que ocupa a segunda posição no ranking de emissores do continente.
Em 2025, 273 mil portugueses desembarcaram no país, um crescimento de 25% em comparação com 2024, o melhor resultado dos últimos 18 anos. Os dados reforçam a relevância estratégica desse mercado e o potencial de aprofundar ainda mais essa relação.
Essa proximidade é fortalecida pela maior conectividade aérea da Europa com o Brasil. Atualmente, rotas aéreas conectam São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Belém, Florianópolis, Manaus, Natal e Porto Alegre às cidades portuguesas Lisboa e Porto. Operadas por Azul, LATAM e TAP, essas conexões facilitam e ampliam o acesso a diferentes regiões brasileiras, além de aumentarem o fluxo turístico entre os dois países.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
GALERIA VISIT BRASIL: OCEANO
Descubra o Brasil em Paisagens Bordadas pelo Atlântico
DIA 25 DE FEVEREIRO – quarta-feira
12h às 20h – Abertura da Exposição Oceano – Descubra o Brasil em Paisagens Bordadas pelo Atlântico
13h – Exibição Documentário – Quanto Vale o Azul? – Instituto Mar Urbano
16h – Tour guiado pela Galeria com Renato Imbroisi.
17h – Sarau Cultural, Casa do Tom com Rua das Pretas de Pierre Aderne
20h – ENCERRAMENTO GALERIA VISIT BRASIL
DIA 26 DE FEVEREIRO – quinta-feira
12h às 20h: Abertura da Exposição Oceano – Descubra o Brasil em Paisagens Bordadas pelo Atlântico
13h – Exibição Documentário – Caiçara by OM.Art
17h. RODA DE CONVERSA:
Rotas do Atlântico: O mar como espaço e inspiração para projetos de Conservação e Turismo Regenerativo
Leana Bernardi – Coordenadora Nacional Bandeira Azul Brasil
Catarina Gonçalves – Coordenadora Nacional Bandeira Azul Portugal – ABAAE
Bárbara Braga – Secretaria de Turismo de Alagoas (projeto Peixe Boi)
Dra. Marinez Scherer, Doutora em Ciências do Mar pela Universidade de Cádiz/Espanha
18h – Oficina de FREVO com Pernambuco & Degustação de Caipirinha
20h – ENCERRAMENTO GALERIA VISIT BRASIL
DIA 27 DE FEVEREIRO – sexta-feira
12h às 20h: Abertura da Exposição Oceano – Descubra o Brasil em Paisagens Bordadas pelo Atlântico
13h – Exibição Documentário – Quanto Vale o Azul? – Instituto Mar Urbano
16h – Lançamento do documentário Turismo Transforma Oceano
16h – Assinatura Patrocínio Embratur com Rock In RIO Lisboa
17h – GASTRONOMIA – Entre mares, sabores com gosto de brasilidade
Carol do Acarajé
Raquel Lopes – Casa da Cachaça
Gisele Rech – jornalista de gastronomia
18h – O mar como inspiração da música brasileira
Sarau Cultural, Casa do Tom com Pirre Aderne
Degustação de Caipirinha
20h – ENCERRAMENTO GALERIA VISIT BRASIL
DIA 28 DE FEVEREIRO – sábado
12h às 20h – Abertura da Exposição
Oceano – Descubra o Brasil em Paisagens Bordadas pelo Atlântico
13h – Exibição Documentário – Caiçara – OM.Art
18h – SOM LIVRE N’Agulha – DJ com brasilidades
20h – ENCERRAMENTO GALERIA VISIT BRASIL
DIA 1 DE MARÇO – domingo
12h às 20h – Abertura da Exposição – Nosso Oceano – Descubra o Brasil em Paisagens Bordadas pelo Atlântico
13h – Exibição Documentário – Quanto Vale o Azul? – Instituto Mar Urbano
17h – SOM LIVRE N’Agulha – DJ com brasilidades
18H – Degustação de Caipirinha
20h – ENCERRAMENTO GALERIA VISIT BRASIL




