Governo felicita portuguesa pelo título nos Europeus de Atletismo

Da Redação
Com Lusa

A portuguesa Inês Henriques sagrou-se hoje campeã europeia nos 50 quilômetros de marcha, em Berlim, nos Europeus de atletismo, juntando o título continental ao do mundo, conquistado em 2017.

A marchadora do CN Rio Maior, de 38 anos, liderou a prova desde o início, concluindo a distância em 4:09.21 horas, impondo-se à ucraniana Alina Tsviliy e à espanhola Julia Takács, segunda e terceira classificadas, respectivamente.

Inês Henriques já deteve o recorde do mundo (4:05.56 horas) desde 13 de agosto de 2017, quando conquistou o título mundial, em Londres, mas Liang Rui retirou 1.20 minutos à sua marca (4:04.36), em 05 de maio último, no Mundial de marcha por Nações, em Taicang, na China.

Esta foi a primeira vez que os 50 quilômetros de marcha integraram o programa feminino dos Europeus.

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, felicitam a atleta pela “fantástica vitória” nos Europeus de Atletismo de Berlim.

Segundo nota do governo português, a felicitação é extensível ao seu treinador e a toda a equipe da Federação Portuguesa de Atletismo.

A atleta de Rio Maior, que tem habituado o país a outros grandes feitos na Marcha, como foi a conquista do Mundial no ano passado, “deixa assim mais uma marca indelével na história desta modalidade, alicerçando-se ainda mais como uma das principais figuras desta disciplina” traz a nota.

A vitória da marchadora nacional, na primeira prova feminina da distância longa da marcha em Europeus, “orgulha enormemente todos os portugueses, e os amantes de atletismo em particular, pela grande prestação, que se traduziu em mais uma medalha de ouro do nosso atletismo em competições internacionais”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend