Governador de Santa Catarina abre reuniões de trabalho em Portugal em busca de parcerias

Mundo Lusíada

 

O governador Jorginho Mello se reuniu com o Embaixador de Portugal no Brasil, Raimundo Carreiro Silva, durante sua primeira reunião de trabalho na manhã desta terça-feira, 9, em Lisboa.

O encontro teve como objetivo fortalecer as relações bilaterais entre Santa Catarina e Portugal, explorando oportunidades de cooperação nas áreas de economia, educação, cultura e turismo.

No encontro que aconteceu na residência oficial do Embaixador foram discutidos diversos projetos de interesse mútuo, incluindo parcerias comerciais e intercâmbios culturais. O governador destacou a importância de estreitar os laços com Portugal, um país com o qual o Brasil compartilha profundas conexões históricas e culturais.

Além disso, o estado catarinense tem fortes ligações com o país por conta da cultura açoriana do litoral. O dialeto, hábitos e costumes foram herdados pelos então colonizadores portugueses e que ainda estão presentes em vários municípios de Santa Catarina.

Também estavam no encontro os integrantes da comitiva catarinense com secretários de Estado, parlamentares de Portugal e representantes da empresa aérea TAP. O governador Jorginho Mello destacou os potenciais do estado para os líderes políticos portugueses.

“Quem conhece Santa Catarina se apaixona. É um estado pequeno no tamanho, mas de uma grandeza extraordinária. Somos um gigante no que representamos e isso precisa ser ecoado para fora do Brasil. Temos a melhor qualidade de vida, somos o estado mais seguro do Brasil e por aí vai. Essa nossa missão aqui em Portugal é para mostrar mais o nosso estado para a população desse país. Temos várias questões que estão ligadas culturalmente como a pesca e a cultura açoriana, tão evidente nas praias de Santa Catarina. Temos que estar mais próximos, e claro buscando novas parcerias e investimentos”, destacou o governador Jorginho Mello.

O Embaixador de Portugal, por sua vez, manifestou entusiasmo em colaborar com o estado, ressaltando o potencial de iniciativas conjuntas para promover o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico. Ambos os líderes comprometeram-se a continuar o diálogo e a buscar novas formas de cooperação que beneficiem tanto os cidadãos portugueses quanto os brasileiros.

“Apesar de ser brasileiro, Santa Catarina é um estado que ainda não conheço. Minhas próximas férias serão lá. E esse nosso encontro hoje serviu pra isso, unir mais, com muito potencial de parcerias. Sabemos que vocês se destacam em várias áreas e que estão na frente colocando o Brasil na vitrine para os visitantes estrangeiros. Estamos bem felizes com essa agenda de trabalho com a liderança do governo de Santa Catarina”, disse o Embaixador de Portugal no Brasil, Raimundo Carreiro Silva.

Centro operacional

O governador e a comitiva catarinense visitaram ainda o Centro Operacional 112 Sul, em Oeiras. No local, está instalada uma central telefônica que abrange em um único canal o atendimento de todas as forças de segurança. A intenção da visita é espelhar o modelo em Santa Catarina, trazendo mais agilidade e eficácia para quem buscar auxílio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Samu.

“Essa convergência evita erros. Eles recebem, filtram e o próprio sistema já direciona para quem tem que tomar providências. Os nossos técnicos vão discutir com eles para que a gente possa aprender a captar essa experiência pra que a gente consiga em Santa Catarina atender ainda melhor as pessoas que precisam de socorro. A grande diferença deles é que eles têm um único número, o 112”, comentou o governador Jorginho Mello.

“Testemunhamos de como a central está disposta. A inteligência artificial, os sistemas e a metodologia que usam dão celeridade no atendimento às pessoas que telefonam para esse número único. Foi uma visita promissora, extremamente importante para verificarmos uma realidade de um país que tem um dos sistemas mais desenvolvidos e que queremos adotar em Santa Catarina”, destacou o secretário adjunto, que responde pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff.

A comitiva foi recebida pelas autoridades portuguesas do Ministério da Administração Interna. “Muito gosto em receber o governador aqui nas instalações. É aqui o grande centro da tecnologia do MAI (Ministério da Administração Interna), temos aqui o Centro de Operações do 112, a sala do centro de operações Sul que faz parte de um conjunto de quatro centros que estão distribuídos pelo país. Aqui também temos tecnologia da Rede Nacional de Segurança Interna, que faz toda infraestrutura de comunicações com as forças de segurança em todas as entidades do Ministério da Administração Interna”, disse o secretário-geral adjunto do Ministério, Antônio Pombeiro.

Santa Catarina conectada à Europa

O CEO e presidente do Conselho de Administração da TAP, Luís Rodrigues, também participou da primeira reunião. Recentemente a empresa confirmou a ligação direta com Santa Catarina na nova ponte aérea anunciada pela TAP Air Portugal.

“Só nos faz perguntar como é que demoramos tanto tempo a descobrir esse destino. Felizmente, o que aconteceu e as expectativas neste momento com aquilo que temos visto é que seja um dos melhores destinos do Brasil para a TAP e para nossos clientes. Faz parte da nossa missão trazer o Brasil à Europa e, particularmente, Santa Catarina, que tem feito um trabalho extraordinário na promoção desse destino. Eu acho que Santa Catarina, mostrando os indicadores que tem, não só serve o Estado, como também serve o Brasil”, reforçou o CEO da TAP, Luís Rodrigues.

“Eu não tenho dúvida que será um sucesso essa nova ligação com a Europa. Já é um sucesso vendo todas as passagens já vendidas nos primeiros vôos já confirmados aqui para Portugal. Queremos também levar o português, o europeu para visitar o nosso estado. Nossa missão aqui é plantar essa semente e mostrar mais nossos potenciais para o povo daqui. Vamos ser grandes parceiros e isso reflete no turismo e nos negócios. Estamos muito felizes que a TAP acreditou no potencial de Santa Catarina”, acrescentou o governador Jorginho Mello.

Ao final do encontro, o governador Jorginho Mello e o Embaixador de Portugal expressaram otimismo quanto ao futuro das relações entre o estado e Portugal, reafirmando o compromisso de trabalhar juntos para alcançar objetivos comuns.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: