Destaques da semana: V. Guimarães só atrás de Chelsea na Liga Conferência

Destaques da semana

Por Emídio Tavares

Taças europeias

Liga conferência

Orgulho português, V. Guimarães só atrás de Chelsea na 1ª fase: v. Guimarães 1×1 Fiorentina

Jogando em casa na quinta-feira (19/12) frente à Fiorentina, pela última jornada da 1ª fase da Liga Conferência, o V. Guimarães provou que continua sendo o orgulho de Portugal na disputa. Embora tenha sido pressionado fortemente nos primeiros 20 minutos, o time luso acordou daí para frente, dominando a partida e criando várias chances de gol, embora o mesmo só tenha acontecido aos 33 minutos, quando após receber um passe de Tiago Silva, Kaio Cesar cruzou milimetricamente para o gol de Gustavo Silva. A pressão vimaranense persistiu na etapa final, mas a bola teimava em não entrar. E como quem não faz, toma, aos 43 minutos Mandragora empatou para o time italiano. Embora a vitória fosse o resultado mais justo para o Guimarães, o empate não foi de todo mau, pois permitiu que a equipe terminasse essa fase em 2º lugar, com 14 pontos (4 vitórias e 2 empates), apenas atrás do Chelsea que venceu todas. O adversário vimaranense da próxima fase de mata-mata deve sair entre 4 equipes: Betis, Heidenheim, Gent ou Copenhaga.

Taça De Portugal

A 5ª eliminatória, que começa acontecer em dezembro, marca os seguintes confrontos:

Quarta-feira (18/12)

Sporting 2×1 S. Clara – mais uma partida sem comando técnico e tático do Sporting, que criou muitas chances, desperdiçando quase todas. Com a torcida impaciente perante a inoperância da equipe, primeiro João Pereira fez mudanças na defesa (que não era o problema leonino), sendo então mais vaiado ainda. Ai, faltando pouco mais de 15 minutos para o término dos 90 minutos, resolveu então colocar Harder em campo, que após 2 minutos, fez o gol que todos pensavam ser o da classificação. Mas no 8º minuto de acréscimo, o time dos Açores acertou um chute para defesa mirabolante de Franco Israel, espalmando pela linha de fundo. Na cobrança do escanteio, e com ajuda da zaga leonina, o S. Clara empatou, levando a partida para a prorrogação. E quando tudo caminhava para a decisão por pênaltis, um presente de Natal de Frederico Venâncio, recuando mal uma bola ao seu goleiro, encontrou no meio do caminho Gyokeres, que não perdoou e marcou o gol da vitória suada dos leões, que assim evoluem na Taça de Portugal.

Sábado (21/12)

Oliveira do Hospital 1×3 S. João Ver

Tirsense 1×0 Rebordosa

Domingo (12/01)

Elvas x V. Guimarães

Casa Pia x Rio Ave

Gil Vicente x Moreirense

Terça-feira (14/01)

Farense x Benfica

Quarta-feira (15/01)

Braga x Lusitano de Évora

Liga Portuguesa De Futebol Temporada 2024/2025

A 14ª jornada só terminou na segunda-feira (16/12) com os seguintes confrontos:

Às 18:45h de Portugal o Braga recebeu o Famalicão e empatou por 3 gols.

Já às 20:15h foi a vez do Porto receber o E. Amadora e vencer por 2×0.

E às 20:45h o Rio Ave recebeu o V. Guimarães, ficando no empate por 2×2.

Na quinta-feira (19/12), num jogo em atraso da 8ª jornada, o Benfica foi até a Madeira enfrentar o fraquíssimo time do Nacional, e sem dificuldades, venceu por 2×0.

Já a 15ª começou na sexta-feira com os seguintes duelos:

Sexta-feira (20/12)

Casa Pia 3×1 Arouca (20:15h)

Sábado (21/12)

Famalicão 1×2 Farense (15:30h)

Boavista 0x0 AVS SAD (18:00h)

Moreirense 0x3 Porto (20:30h)

Domingo (22/12)

S. Clara 0x2 Braga (18:00h)

Gil Vicente 0x0 Sporting (20:30h)

A jornada só termina na segunda-feira (23/12), com os seguintes jogos:

V. Guimarães x Nacional (18:45h)

Benfica x Estoril (18:45h)

E. Amadora x Rio Ave (20:45h)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sporting

Por conta do comportamento dos torcedores leoninos, que na Bélgica, ao final do jogo contra o Brugge, atiraram fogos de artificio no gramado em direção aos jogadores portugueses, a UEFA multou o Sporting em 20 mil euros e proibiu a presença de torcedores leoninos na partida contra o Leipzig em janeiro na Alemanha.

Benfica

Há alguns meses afastado da função de diretor técnico encarnado após processo conturbado de divórcio, Luisão anunciou essa semana que está de volta ao Brasil onde pretende ser o CEO da empresa Criativity Produções Eventos, objetivando, dentre outras coisas, a implantação de Escolas do Benfica no Brasil.

Portugueses pelo Mundo

Vitor Pereira, atualmente dirigindo o Al Shabab da Arábia, tem novo time. Trata-se do Wolverhampton da Inglaterra, que na zona de rebaixamento demitiu o técnico Gary O ‘Neil, e contratou o técnico português, pagando sua cláusula rescisória. Ele foi apresentado na quinta-feira (19/12), e assinou contrato de 1,5 temporada, para tirar os lobos da penúltima colocação. Nuno Espírito Santo (de 2017 a 2021) e Bruno Lage (de 2021 a 2022) foram os outros técnicos lusos que dirigiram o Wolverhampton.

Outro cobiçado é Arthur Jorge, que depois do interesse do Atlético Mineiro agora tem também o do AlRayyan do Qatar, que além de pagar a cláusula rescisória, promete triplicar os vencimentos do treinador.

Já Pedro Caixinha, que recentemente deixou o comando do Bragantino, está sendo cogitado para assumir o cargo de Renato Gaúcho, que não renovou com o Grêmio.

Com a reeleição do atual presidente do Sport Recife, Yuri Romão, Pepa teve seu contrato renovado até o final da temporada de 2025.

E após 11 jogos comandando o Raja Casablanca de Marrocos, onde obteve apenas 2 vitórias, 6 empates e 3 derrotas, alegando problemas particulares, mas também falta de condições necessárias para exercer a função no clube, Sá Pinto demitiu-se do cargo na sexta-feira (20/12).

Ruben Dias é o único jogador português presente na seleção do ano da FIFA.

A Seleção Portuguesa Feminina de Futebol caiu no grupo “B” da Eurocopa 2025 na Suíça, junto com Espanha (cujo jogo acontecerá a 3 de julho), Itália (jogo a 7 de julho) e Bélgica (jogo a 11 de julho).

A Final Four da Liga das Nações acontecerá na casa do vencedor do duelo das quartas de final entre Itália e Alemanha.

Depois de afastá-lo da partida frente ao Manchester City semana passada, juntamente com Garnacho, Ruben Amorim comunicou aos donos do Manchester United, que Rashford não fará parte mais do plantel, colocando-o em disponibilidade no mercado. O jogador não se fez de rogado e publicamente disse estar preparado para novos desafios. Amorim, depois de perceber que desvalorizou seu próprio produto, também publicamente mandou um recado ao jogador, dizendo que espera que o Manchester venha a ser o grande desafio de Rashford.

Na quinta-feira (19/12), pela Taça da Inglaterra, o Manchester United de Ruben Amorim foi eliminado pelo Tottenham, que aplicou uma goleada de 4×3, depois de chegar abrir vantagem de 3×0.

A Atalanta, que goleou o Cesena por 6×1, evoluindo para as quartas-de-final da Taça da Itália, teve nesse jogo, a estreia de um veterano luso, Rui Patrício, que passa a ser o novo goleiro da equipe transalpina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também