Mundo Lusíada nos Açores: Noite Açoriana mostra a cultura do arquipélago

Mundo Lusíada

Manuel Silva com a diretora Regional das Comunidades, Graça Castanho, antes da apresentação da Taua Tuna da Universidade dos Açores.

Esta edição da Conferência Metropolis garantiu uma Noite Cultural Açoriana, com apresentação da música típica da ilha, e pela primeira vez na programação, o Dia do Estudante, uma sugestão de um aluno açoriano, oportunidade na qual assistimos uma apresentação da tuna da universidade.

“O Dia do Estudante foi um dia criado, que eles [a organização] respeitaram, sugerido pelo aluno de Doutorado na Universidade de Toronto, o nosso conterrâneo Manuel Silva. Estamos num momento muito diferente de todo o formato. Uma vez que os workshops aconteceram na universidade, fazia sentido fazer uma interação com os alunos da Universidade dos Açores” comenta a diretora Regional das Comunidades, Graça Castanho.

Taua Tuna da Universidade dos Açores é uma das oito tunas na universidade, que como as outras, participa até de concursos. Segundo o presidente da Associação Acadêmica dos Estudantes, Valquirio Barcelos, eles já ganharam festivais de tuna nos Açores e em Portugal. O grupo passa o ano a ensaiar para depois fazer uma grande apresentação, trazer prêmios e o orgulho de estarem entre as melhores tunas do país. Esta tuna da Universidade dos Açores, composta por cerca de 35 pessoas, também faz apresentações em diversos eventos nas ilhas, a um custo que varia de 200 a 500 Euros.

Além da Tuna, os participantes da conferência puderam assistir, no grandioso Teatro Micaelense, uma Noite Açoriana, com a participação do grupo Quinteto Diáspora, um grupo formado em 2010 e que toca músicas tradicionais da ilha. E ainda, o grupo Belaurora, formado por “amadores” conforme se intitularam, canta e toca as mais tradicionais e folclóricas canções do arquipélago.

Apresentação do Quinteto Diáspora, nos Açores.

Os espetáculos foram acompanhados por muitos participantes da conferência, e emocionaram o público presente que aplaudiu em pé, ambas as apresentações da noite. Conforme disse ao Mundo Lusíada Graça Castanho, “é claro que a cultura açoriana não se esgota nesta noite”, mas com ela foi possível ter uma bela noção da qualidade musical disponível nos Açores.

Confira algumas dessas apresentações no canal do Mundo Lusíada no Youtube, no endereço: http://www.youtube.com/mundolusiada.

LEIA MAIS >> Diáspora é 10ª ilha dos Açores, diz governo regional

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: