Madrid recebe II Fórum Internacional da Língua Portuguesa

Da Redação

A Universidade Complutense de Madrid (UCM) e a Associação de Professores de Língua Portuguesa em Espanha (APLEPES) organizam o II Fórum Internacional da Língua Portuguesa – 500 Anos da Circum-navegação do Mundo: Novas contribuições em investigação e ensino.

O encontro acontece nos dias 13, 14 e 15 de novembro de 2019, na Faculdade de Filologia da Universidade de Madrid.

Comemorando os 500 anos da circum-navegação, o fórum tem como objetivo debater as questões relativas ao Português e as necessidades relacionadas à promoção e à difusão da Língua Portuguesa, tanto a nível institucional quanto a nível educacional nos diferentes âmbitos de ensino, incluindo os contextos cotidianos em que milhões de pessoas interagem em português.

O II FILP pretende dar continuação ao evento realizado em 2007, I Fórum da Língua Portuguesa no contexto ibérico.

Nesta edição, a filosofia do evento ultrapassa o âmbito da Península Ibérica, apostando na participação internacional e, as linhas temáticas passam a englobar também as literaturas e a diversidade de elementos culturais que compõem a língua portuguesa, introduzindo aspectos das vertentes do Português, sob a perspectiva de uma língua pluricêntrica e culturalmente variada.

​Segundo a organização, o fórum promove a participação de professores e pesquisadores de distintos países para uma representação mais ampla e heterogênea do que se tem vindo a desenvolver em termos de estudos da Língua Portuguesa na atualidade, dando lugar a contribuições de distintas áreas de conhecimento.

As línguas de comunicação do Fórum (comunicações, conferências plenárias, mesas redondas) serão em português, espanhol, galego e inglês.

Os debates acontecerão paralelamente, em salas separadas, e os três principais temas são A Língua Portuguesa: Ensino e investigação; Literaturas em Língua Portuguesa e as suas transversalidades; e Imaginário Cultural dos Países de Língua Portuguesa: Passado, presente e futuro.

A circum-navegação foi a primeira viagem de volta ao mundo documentada, feita pelos navegadores Fernando/Fernão de Magalhães e Sebastián Elcano, entre 1519-1522.

Este ano, o governo Português apresentou a programação das celebrações do V Centenário da Viagem de Circum-Navegação capitaneada por Fernão Magalhães, que se estende até 2022, como um “programa aberto, flexível e partilhado”, segundo o chefe da estrutura de missão das comemorações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend